Em meio às disputas pelo mar territorial com países vizinhos, a Marinha chinesa deu início ontem (10) aos exercícios militares anuais ao longo da costa leste do país, segundo informes dos meios de comunicação estatais.

“De acordo com nosso plano anual de exercícios, a Marinha do Exército de Libertação Popular da China realizará manobras nas águas próximas às ilhas Zhoushuan”, informou o Ministério da Defesa no último dia 9.

O Ministério não forneceu mais detalhes sobre os exercícios.

Segundo o jornal China Daily, as manobras com munição real começam em 10 de julho e devem durar seis dias.

As ilhas Zhoushuan se localizam no Mar Oriental da China, perto da cidade de Xangai. O jornal China Daily afirma que os exercícios não acontecerão em águas em que outros países tenham pretensões.

Semana passada, o Ministério anunciou restrições para a navegação civil e pesca na área onde as atividades serão feitas.

As manobras acontecem após o primeiro ministro japonês, Yoshihiko Noda declarar no último dia 7 que o Japão cogitava comprar uma cadeia de ilhas no centro da disputa territorial com a China e Taiwan. As ilhas, localizadas no Mar Oriental da China são chamadas Senkaku pelos japoneses e Diaoyu pelos chineses, e ficam mais a leste da área planejada para os exercícios navais.

O país reagiu agressivamente às declaraões de Noda, ao mesmo tempo que ambos os governos reiteraram suas pretensões sobre as ilhas. A China se encontra em disputas semelhantes com o Vietnã e as Filipinas na região do Mar Meridional

Os dois países acusam os chineses de comportamento cada vez mais agressivo na área. A China reivindica todo o Mar Meridional, onde se localizam rotas de navegação vitais, e acredita-se que haja ricas reservas de petróleo oe gás. Taiwan, Brunei e Malásia também sustentam reivindicações dessas águas.

FONTE: DefenseNews

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments