Os Estados Unidos e cerca de outras 20 nações participarão de um grande exercício de contra-minagem próximo ao Golfo em setembro deste ano, segundo declaração do Pentágono feita ontem (17) após o Irã ter ameaçado bloquear carregamentos de petróleo.

As manobras, que incluirão um simpósio sobre contramedidas de minagem, acontecerão entre os dias 16 e 27 de setembro, declarou o porta-voz do Pentágono, George Little.

“Trata-se de um exercício defensivo, com o objetivo de preserver a liberdade de navegação nas vias marítimas internacionais que passam pelo Oriente Médio”, explicou Little.

Os Estados Unidos deixaram de prontidão o navio convertido em estação flutuante USS Ponce, para prover apoio logístico ao esforço de contra-minagem.

O país dobrou o número de navios de varredura no Golfo e enviou quarto helicópteros anti-minas MH-53 Sea Stallion, bem comos veículos marinhos não-tripulados.

“Esse exercício não tem como finalidade mandar nehuma mensagem ao Irã”, disse Little. “As manobras foram concebidas para, dentro de seu caráter multinacional, aumentar nossas capacidades e a cooperação”.

Washington avisou Teerã para não bloquear o Estreito de Ormuz, o qual o país islâmico ameaçou fechar caso as sanções feitas ao seu programa nuclear se agravem.

Segundo o WallStreet Journal reportou ontem (17), o  Pentágono também está construindo uma estação de radar contra mísseis em uma localidade secreta no Qatar.

Oficiais americanos não identificados disseram ao jornal que a estação será parte de um sistema com o objetivo de defender os interesses dos Estados Unidos e seus aliados regionais contra foguetes iranianos.

Um radar semelhante está localizado no monte Karen, no deserto de Negev (Israel), desde 2008, e outro está instalado na Turquia como parte do escudo anti-mísseis da OTAN.

FONTE E IMAGEM DE BAIXO: DefenseNews

FOTO DO ALTO (USS Sentry, recém-chegado à área de operações da quinta frota): USN

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

a foto ilustrativamente poderiam ser MCM´s americanos né …

Fernando "Nunão" De Martini

MO,

Como é um exercício com outras 20 nações, até que a foto da matéria original (Defense News) não estava inadequada.

Mas, para vc curtir, coloquei para abrir a matéria o USS Sentry (MCM 3), que chegou no final do mês passado à área de operações da quinta frota, transportado por um outro navio “float-on/float-off”

Abs!

PS – falando em operações, o Bozó me contou agora que o seu “float-on/float-off” serra acima foi bem-sucedido, sem grandes intervenções necessárias. Vai estar ainda na área no fds?

MO

Ah eh rsss tem buneco na casa agora neh … kkkkkkkkkk

foi sim nunão a unica coisa muito punk foi o cateter e base 11 cm entrando na virilha embaixo do saco quase comecei a falar fino esta hora, mas virei um MO-M(BR-2) pos isso.

Acho, a confirmar que irei para Maresias/AC

Fernando "Nunão" De Martini

Kkkkkkkk

Pô, foi tão punk assim que agora vc até acredita que o Acre existe?

Tento entrar em contato no fds, caso esse seu voo para Rio Branco seja cancelado. Abs!