Encerrada a retirada de óleo do navio mercante que afundou no Ceará

    538
    0

    Na quinta-feira passada, 26 de julho, a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e a Companhia Docas do Ceará (CDC) informam o encerramento da operação de retirada do óleo do Navio Mercante (NM) Seawind pela empresa Svitzer Salvage. O trabalho foi encerrado no dia 23 de julho, e no dia seguinte foram efetuadas as últimas inspeções e limpezas dos tanques. Uma equipe de mergulhadores da Marinha do Brasil acompanhou todas as fases da operação e nenhum vazamento foi constatado. Foi retirado um total de 85.000 litros de óleo, dentro dos padrões internacionais de segurança.

    As seguintes medidas preventivas estão sendo adotadas, segundo o informe:

    • nos próximos 15 dias, uma equipe de mergulhadores da Marinha do Brasil continuará as inspeções e o monitoramento nas proximidades do navio mercante;
    • a área marítima no entorno do navio mercante (raio de 300 m) permanecerá interditada;
    • instalados sinais luminosos na superestrutura e no castelo de proa do navio mercante; e
    • o Aviso aos Navegantes continua em vigor. A Praticagem foi orientada para manter a divulgação às embarcações e aos Navios em aproximação aos Portos de Fortaleza e Pecém.

    Ainda segundo o informe, o Gabinete de Crise permanecerá ativado, aguardando as definições da Justiça do Trabalho sobre o NM e sua carga, visando prosseguir os procedimentos legais para alienação dos mesmos. As equipes dos órgãos operacionais e ambientais do Gabinete de Crise continuarão realizando visitas à área do acidente e monitoramento das praias do litoral oeste.

    Foi promulgado, em 23 de julho, o Edital de Intimação em jornal local e no D.O.U (Nº 141 – Seção 3), de acordo com os Art. 2º da Lei 7.542/86 e do Art. 33 da Lei 8.630/93, direcionado ao Armador ou representante da Argo Maritime Ltd – SVC. O Edital seguirá para a Autoridade Marítima do Panamá, país de bandeira do NM, e à Embaixada da Bulgária, em face da tripulação do Navio.

    FONTE: Capitania dos Portos do Ceará

    FOTO via Ibama

    VEJA TAMBÉM:

    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments