Os submarinos iranianos de pequena tonelagem representam um substancial perigo para a marinha estadunidense, no Golfo Pérsico, falou ao jornal “The Christian Science Monitor” o comandante Christopher Harmer, quem de 2008 a 2009 foi diretor do centro de planejamento das operações da Quinta Frota.

O oficial explicou que os iranianos poderiam dispersar tais submarinos por todo o Golfo Pérsico e Mar da Arábia, e seria muito difícil localizá-los. Mais ainda, eles poderiam ocultar-se, aguardando um bom momento para o ataque. Estes submarinos podem colocar, rapida e ocultamente, minas nas rotas de navios inimigos ou, por exemplo, petroleiros. Desta forma, em caso de guerra os iranianos poderão barrar rapidamente o Estreito de Ormuz.

O Irã produz estes submarinos em série. 19 deles já estão em serviço, e cada ano são botados na água 4 unidades novas.

FONTE: Voz da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rfederici

Os submarinos diesel-elétricos, principalmente os que estejam equipados com AIP, que permitem a ampliação do tempo de submersão em semanas, são armas perigosíssimas porque tem alto poder de destruição convencional e elevadíssimo nível de discrição. Em baixas profundidades são particularmente perigosos pela sua agilidade. A preocupação dos USA são totalmente pertinentes, Ponham as “barbas de molho”.