Submarino brasileiro participa da ‘DEPLOYMENT SUB-12’, operação conjunta com Marinhas amigas

1

No dia 18 de Fevereiro de 2012, o Submarino “Tikuna” suspendeu da Base Almirante Castro e Silva para participar da Operação “DEPLOYMENT SUB-12”, com o propósito de aprimorar o nível de adestramento em operações conjuntas com a Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) e demais Marinhas amigas que participaram da comissão.

Ao encerrar sua participação na operação, no dia 20 de julho, o Submarino brasileiro desatracou do porto de San Juan, em Porto Rico, e iniciou o regresso ao Brasil. Durante a comissão, foram visitados, também, os portos de Fortaleza (CE), Mayport, na Flórida (EUA), e Norfolk, na Virginia (EUA).

No período em que esteve operando com navios, submarinos e aeronaves de outras Marinhas do mundo, o Submarino “Tikuna” teve a oportunidade de participar de eventos operativos importantes, dentre os quais se destacam: a realização de um problema de batalha com um Navio-Aeródromo da Classe “Nimitz”; exercícios de guerra antissubmarino com navios escoltas das classes “Ticonderoga”, “Arleigh Burke”, “Oliver Hazard Perry” e “Alvaro de Bazan”; e ações de guerra submarina com um Submarino Nuclear de Ataque da Classe “Los Angeles”.

Merece especial destaque a realização, no dia 02 de maio, do transporte de carga entre o Submarino “Tikuna” e helicópteros, denominada VERTREP (Vertical Replenishment). O exercício foi realizado com aeronaves do Esquadrão HSL-42 “Proud Warriors”, da Marinha norte-americana.

A participação do Submarino “Tikuna” na operação evidenciou, claramente, o alto grau de prontidão e a capacidade operativa e logística da Força de Submarinos e da Marinha do Brasil.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Não que seja extremamente raro, mas um VERTREP envolvendo um submarino, necessariamente terá que ser uma carga muito pequena, que os tripulantes do alto da “vela” possam manusear e depois faze-la passar pela escotilha, e quanto mais “calmo” o mar, melhor.