Falta pensamento estratégico na política marítima, diz ex-comandante da Marinha indiana

0

Ao atacar a burocracia e as decisões políticas, o atual membro do Conselho Nacional de Segurança e ex-comandante da Marinha indiana, almirante Arun Prakash, culpa a ausência de pensamento estratégico nessas duas esferas como causa da política márítima “ineficiente” da Índia.

“Durante 65 anos, nós fomos incapazes de formular uma visão marítima. Há falta de coesão e coordenação nas políticas para o mar, principalmente porque não há ninguém para promover liderança e foco, e assim, a mão esquerda não sabe o que a direita está fazendo”, explicou Prakash durante conferência realizada hoje com o tema ‘Aprimorando a capacidade marítima da Índia’, organizada pela Observer Researsch Foundation.

O almirante declarou que, devido à falta de um pensamento estratégico, o país falhou em capitalizar o imenso potencial do setor marítimo. “Enquanto o mundo seguiu em frente, nossos portos e infraestrutura permanecem ineficientes, nossa indústria naval é morosa e a navegação mercante cresce em marcha lenta. A exploração de energia off-shore estagnou, a indústria pesqueira está retrocedendo e a formação de recursos humanos é inadequada”. Prakash também disse que nações que antes estavam à sombra da Índia, hoje ultrapassam o país no domínio do mar por terem demonstrado visão, dinamismo e determinação. “Estamos sentados em uma mina de ouro que poderia gerar enorme empregabilidade, oportunidades de investimento, e realmente transformar a economia”, apontou.

O almirante também criticou a quantidade de agências governamentais no setor marítimo, e a falta de um corpo central que tome a responsabilidade pelos problemas. Junto com a Marinha indiana e a Guarda Costeira, 16 outros departamentos do governo estão envolvidos na administração do mar.

FONTE: IBN Live

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments