China atinge marco no desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais

0

De acordo com declarações feitas por oficiais militares americanos ao New York Times, a China teria atingido um grande marco no desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais. Segundo as fontes, a nova geração de mísseis é capaz de carregar em torno de 10 ogivas nucleares, além de ter ampliado seu alcance.

O ICBM Dengfeng-41, com alcance estimado entre 12 mil e 14 mil quilômetros, é provido de sistema de lançamento móvel, o que torna mais difícil encontrar e destruir o míssil antes que ele seja lançado. Ainda segundo o New York Times, os Estados Unidos temem que possam ter subestimado o tamanho do arsenal nuclear chinês.

Por outro lado, o professor de Relações Internacionais da Universidade de Tsinghua, Sun Zhe, diz que “nós afirmamos repetidas vezes que não seremos a primeira nação a usar força nuclear. Precisamos nos defender, e temo que nossa maior ameaça sejam os Estados Unidos”.

Acredita-se que o desenvolvimento do ICBM seja parte dos testes marítimos que a China vem conduzindo com seu primeiro porta-aviões, e testes com os novos caças stealth J-20.

De acordo com jornal chinês Global Times, as afirmações de que o Dengfeng-41 já havia passado por testes no mês passado são falsas. O único fato confirmado é que a China está desenvolvendo a capacidade de colocar várias ogivas atômicas em seus mísseis intercontinentais.

FONTE: Naval Today

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments