Home Marinha Mercante Vale vende dez navios comprados entre 2009 e 2010

Vale vende dez navios comprados entre 2009 e 2010

172
12

A Vale anunciou, nesta sexta-feira, a venda de dez navios por 600 milhões de dólares. De acordo com comunicado, haverá o afretamento posteriormente das embarcações pela mineradora.

A Vale comprou os navios entre os anos de 2009 e 2010 e cada um deles tem capacidade aproximada de 300.000 toneladas.

Segundo a companhia, a transação faz parte dos esforços de otimização de portfólio de ativos, que tem como finalidade a melhora na alocação de capital e o reforço no balanço financeiro da companhia.

“Além de liberar capital, a transação preserva a capacidade da Vale de transporte marítimo de minério de ferro, com os navios à disposição, mas eliminando os riscos de propriedade e operação”, afirmou a Vale, em comunicado.

Os navios vendidos serão afretados de volta pela Vale por meio de contratos de afretamento de longo prazo com a Polaris.

FONTE/FOTO: Exame/Agência Vale

COLABOROU: P. H. A. da Costa Santos

12
Deixe um comentário

avatar
9 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Mauricio R.GHzmarciomacedoFabio ASCshipbuildingbr Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
eraldocalheiros
Visitante
eraldocalheiros

A pergunta é simples: Esta polaris é constituida de capital nacional ou é mais uma extrangeira sendo beneficiada com dinheiro de BNDS quer dizer do dinheiro do contribuinte brasileiro?

MO
Membro

A polaris coreense meramente comprou os navis nada a ver com BNDS ou afins

obvio que de nacional nem o nome

José da Silva
Membro

Esses navios não tinham nada de nacionais, nem as tripulações, sempre foram registrados lá fora, financiados la fora, tripulados por pessoal la de fora. Mesmo tendo sido um risco alto e de certa forma uma [email protected]$!da a empresa não é tão louca assim pois as coisas aqui são feitas para serem assim, ou seja, registrar os navio la fora mesmo. Cabe registrar que esses 30 milhões de navios de cerca 400.000 toneladas de capacidade de carga sao quase todos 100% gringos a empresa apenas afretou os cascos com contratos de logo, muito longo prazo. Praticas normais na navegacao, ou se… Read more »

MO
Membro

Alguns eram deles Zé a maioria afretada, como o Vale Beijing (STX), mas eh o tal negocio alem de acabar om um armador que navegava .. la no passado com navios brasileiros e bandeira brasileira (Docenave) não colocou nenhum “dos dela” com bandeira e guarnição brasileira e agora vende e depois afreta os msmos … Coisas assim so conheço um pais que faz isso a Republica Democratica quase seria da Banania … Poder naval não eh so “destrioers” (sic) de 25.000,3345,45 t. nao … se bem que tem gente que eventualmente pode falar “Ahhh, mas o Rafale leva 430.000 t.… Read more »

Fabio ASC
Visitante
Fabio ASC

MO, levar não leva, mas garante a entrega……

MO
Membro

kkkkkkk, nao discordo, mas sacume neh .. tem gente que se marcar fala … kkkkkk

marciomacedo
Visitante
marciomacedo

De onde é esta Polaris?

marciomacedo
Visitante
marciomacedo

Ostra, eis aí um fruto de modelo de privatização tucana? O que o País leva? Nada.

GHz
Visitante
GHz

MO disse:
31 de agosto de 2012 às 14:05

Prezado MO,

Para dirimir uma questão conceitual, peço licença, os navios mercantes não fazem parte do Poder Naval, exceto se estiverem mobilizados (situação de guerra). Fazem parte do Poder Marítimo.

“O Poder Marítimo de uma nação pode ser definido como a capacidade que esta tem de utilizar o mar em benefício de sua soberania e de seus interesses nacionais. Ao Poder Naval, componente militar do Poder Marítimo, compete prover a segurança dos demais componentes deste poder, em tempo de paz ou de guerra.”

Em: http://www.naval.com.br/blog/tag/atlantico/#axzz25AJ2zido
Consta da Doutrina Básica da Marinha.

[[ ]]
GHz

MO
Membro

GHz Perfeito, o que aconteceu foi como não sou de escrever coisas muito longas foi neste sentido que eu quis dizer somado ao poder maritimo, mas enfase neste detalhe. Sorry por ter mau me expressado por preguiça, mas perfeita intervenção. Como é de dominio do pessoal antigo o conjecimento da minha NÃO aptidão para intelecto (leia-se burrinho mesmo)

Mauricio R.
Visitante
Member
Mauricio R.

Mas que bela pechincha:

10 X navios, anos de 2009 e 2010, +/-300.000 ton/cada = 600 milhões USD