Home História HMS Agincourt ou, para alguns, HMS Rio de Janeiro

HMS Agincourt ou, para alguns, HMS Rio de Janeiro

541
4

Uma bela reprodução em cartão postal, enviada pelo nosso amigo Rogério Cordeiro, do Encouraçado HMS Agincourt que foi mandado construir no estaleiro Armstrong, Mitchell & Co., em Elswick (Newcastle-on-Tyne), Reino Unido, pelo Governo do Marechal Hermes da Fonseca, na gestão do Ministro, Almirante Belfor Vieira, em outubro de 1910. Com um custo estimado de £2.725.000, o navio que receberia o nome Rio de Janeiro na Marinha do Brasil.

Com o retorno do Almirante Alexandrino Faria de Alencar à pasta da Marinha, o navio foi rejeitado e mandado vender à Turquia, pois não satisfazia as ideias originais do projeto do terceiro “Dreadnought” brasileiro concebida em 1906, na gestão do mesmo.

Ao final os ingleses não entregaram o navio aos turcos e o incorporaram à Royal Navy como HMS Agincourt, com a qual tomou parte em maio de 1916 da Batalha Naval da Jutlândia, integrando a 6ª Divisão do 1º Esquadrão de Batalha. A 6ª Divisão era composta também pelos Encouraçados HMS Marlborough, HMS Revenge e HMS Hercules, e tinha a particularidade de seus navios terem armamento principal com calibres diferentes, 15 pol., 13.5 pol. e 12 pol. Durante a batalha fez 144 disparos de 12 pol., sem sofrer nenhum golpe e sem vítimas.

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl
daltonl
7 anos atrás

Zé…

não sei se foi de proposito…mas…a coincidencia é grande…não houve nenhum HMS Vengeance e sim o HMS Revenge, com canhoes de 15 pol.
e como “Revenge e Vengeance” são praticamente sinonimos, achei curiosa esta troca, seja intencional ou não…

abraços

daltonl
daltonl
7 anos atrás

para deixar mais claro…

Não houve um na Jutlandia, pois havia sim um HMS Vengeance, mas este já era obsoleto e relegado a funções menores…

Joker
7 anos atrás

tou aumentando a sapiencias navalis também, comecei com um pdf de táticas navais ao longo da história – da campanha do delta do nilo por Lorde Nelson até o inicio da guerra nuclear – se quiseres ou alguém mais é só falar.