Marinha americana comissiona o contratorpedeiro USS ‘Michael Murphy’ (DDG 112)

19

Amanhã (06) acontecerá a cerimônia de comissionamento do contratorpedeiro USS ‘Michael Murphy’ (DDG 112) da Marinha americana. O evento será sediado em Manhattan.

O navio foi nomeado em homenagem ao Navy SEAL, Tenente Michael Murphy, que recebeu postumamente a Medalha de Honra, por sua atuação na Operação Red Wings, no Afeganistão, em 28 de junho de 2005.

Murphy comandava uma equipe com mais quatro homens, com a missão de encontrar um líder do Talibã no terreno montanhoso próximo a Asadabad, quando foram emboscados por uma força maior e em posição de vantagem tática. Ferido mortalmente, Murphy propositalmente deixou sua posição protegida em busca de sinal que lhe permitisse se comunicar com o centro de comando da operação.

Enquanto era atingido repetidas vezes, o tenente informou a localização de sua equipe e pediu apoio imediato. Em seguida, retornou à posição para continuar o combate, até que não resistiu aos ferimentos.

O secretário da Marinha, Ray Mabus, conduzirá a cerimônia de entrega, e Maureen Murphy será a madrinha do navio que leva o nome de seu filho.

“Este navio honra o serviço, a coragem e o sacrifício do tenente Michael Murphy, assim como seus irmãos da Operação Red Wings, seus companheiros SEALs, operadores especiais e pessoal em serviço, que respondem ao chamado do dever todos os dias”, declarou Mabus. “É absolutamente apropriado que o USS Michael Murphy carregue o tridente símbolo dos SEALs em seu brasão pois, assim como Michael e cada Navy SEAL que conquistou a honra de usar esse tridente, este navio é feito para combater às ameaças na superfície e abaixo dos oceanos, e também no ar e na terra”.

O Ct Michael Murphy é o 62º contratorpedeiro da classe Arleigh Burke, capacitado para operações de presença marítima em tempos de paz, gerenciamento de crise e controle do mar, e projeção de poder. O navio é capaz de combater alvos na superfície, submersos e no ar simultaneamente, e será armado com um arsenal de defesa variado.

“O USS Michael Murphy é o navio mais flexível, letal e versátil de sua classe. E representa a espinha dorsal da nossa frota de superfície”, declarou o Almirante Jonathan Greenert, chefe de operações navais. “É um dos melhores contratorpedeiros do mundo, e navegará ao redor do globo conquistando aliados, projetando poder e defendendo nossa nação. Assim como o tenente Michael Murphy, que lhe dá o nome, este navio servirá para proteger e vencer nessa era de incertezas”.

O Capitão-de-Fragata Thomas E. Shultz será o comandante à frente do contratorpedeiro e sua tripulação de 279 oficiais e praças. O USS Michael Murphy desloca 9.200 toneladas, com 155 metros de comprimento, 20m de boca,  9,30m de calado. O navio é movido por quatro turbinas a gás que lhe conferem velocidade de até 30 nós.

FONTE: Naval Today

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

Zé me corrije ai se eu estiver errado, o bandeirão não é usado ao termino de uma comissão ? se ele será comissionado pq deste bandeirão ao entrar em NYC ?

Nicholle Murmel

MO,

No texto do Naval Today, a data do comissionamento constava como 6 de outubro. Em outras fontes que eu pesquisei a data também é essa. Então talvez as fotos sejam do lançamento, que aconteceu em maio. Segue um dos links que eu achei confirmando o comissionamento pra amanhã.

http://www.ussmichaelmurphy.org/

MO

Blz Nicholle, mas não são não, nenhum navio é lançado e sai navegando, estas fotos são recentes, não duvido a data da incorporação e sim o pq do bandeirão sem o navio ter sido comissionado e não estar em comissão

Ricardo Cascaldi

Pessoal! Um OFF pra vocês:

A.R.A. Libertad está parado em um porto de Ghana, governo argentino tá precisando pagar contas atrasadas.

http://m.apnews.com/ap/db_268743/contentdetail.htm?contentguid=A8PQaCB6

MO

Vivendo e aprendendo, juro que não sabia que um navio oficial poderia ser arrestado

AlexJ

MO e Ricardo, O arresto do navio-escola argentino em Gana se deu por um pedido de uma corte de Nova Iorque. O objetivo da medida é forçar o pagamento aos fundos de risco que ainda possuem títulos da dívida soberana dos “hermanos”, e que agora estão cobrando judicialmente os borrachudos. Esses fundos, chamados de “abutres”, adquirem papéis de altíssimo risco financeiro para depois especularem com eles. Os títulos em questão são da época da moratória argentina de 2001. Em 2005, Nestór Kirchner realizou uma esterilização forçada da dívida que consistia em aceitar pagá-la desde que com um escorchante desconto de… Read more »

daltonl

Até porque Nicholle o lançamento foi em maio, mas do ano passado.

A foto mostra o futuro USS Michael Murphy chegando em Nova York dia primeiro deste mês e não querendo ser preciosista, ele ainda é um
PCU , unidade pré-comissionada e somente após a cerimonia de comissionamento amanhã, que sempre ocorre aos sabados ele será um USS, United States Ship.

O destino do futuro USS Michael Murphy será Pearl Harbor onde fará parte do DESRON 31.

MO

tks Alex, trabalhei com agenciamento maritimo sempre achei que navios oficiais eram isentos disto … como falei vivendo e aprendendo e totalmente surpreso com isso, se eu fosse seu agente em Tema tava phod…o pra resolver esta nem imagino (se bem que quem cuida disto eh o P&I e os advogados da agencia …

gferreira

MO e Nicholle – Na Marinha de Guerra, esta matperia está em http://www.mar.mil.br/menu_v/cerimonial_mb/cerimonial.pdf

Na Marinha Mercante (ainda na nacional brasileira) na NORMAN 22, item 4.

O hasteamento do “bandeirão”, parece, está certo. Franco Ferreira

MO

Tks Franco

daltonl

MO…

não sei se ajuda, mas navios passam a fazer parte da “battle force” quando são aceitos pela US Navy, vários meses antes do comissionamento, no caso especifico do DDG 112, ele foi aceito em
maio deste ano então outra razão para o “bandeirão” antes do comissionamento.

abs

MO

é no caso alem de tudo fica com mais sentido

PS acho horrivel isso … nao curto bandeira nacional na lateral do mastro principal …

Requena

“O Ct Michael Murphy é o 62º contratorpedeiro da classe Arleigh Burke”

Putz. Foi ler isso ai e já entrei em depressão… 🙁

daltonl

E ainda assim são poucos ! A meta da US Navy é possuir no minimo 90 grandes combatentes de superficie, hoje, são 84, isto se, de fato não forem descomissionados 4 cruzadores no próximo ano.

O 63º Arleigh Burke teve sua cosntrução iniciada recentemente e será o futuro USS John Finn e a construção de outros 3 já está sob contrato.

José da Silva

MO sem prolongar muito, o que aconteceu, e ja faz um tempo, é que o bandeirão foi banalizado.

A USN foi abra$@#$@#da e dai aconteceu isso. O resto o Dalton já completou no padrão.

Foi efeito de um Boatswain Mate chamado Severinsky, que na 13ª dimensão teve uma luz e uma crise de inferioridade quando um belo dia viu uma daquelas fotos do Gloria com a bandeira maior que o proprio.

Antes do fim dos tempos você ainda vai ouvir falar do USS Destroyer (separa) Fulano de tal.

daltonl

Zé…

na minha opinião deveriam ter “banalizado” muito antes, já que é bom para instigar o espirito patriota, orgulho do navio, não apenas da tripulação mas dos que assistem de terra, além de favorecer um “fotex”.

No mais, como vc sabe, o “bandeirão” é usado em ocasiões importantes, sendo a bandeira de tamanho regular utilizada a maior parte do tempo.

abs

MO

ou seja estamos exportandoSecretários da Navy Celsos, Capt Ferreirões, CB Severinos … daquiapouco começam entao as “paradas navais” em New Shit Done, Idaho, Ohio, Massachussets/RI, aomde todo mundo “se liga nisto” igulzinho a certos locais de torcedores do Bomsucesso localmente …

José da Silva

Exato Dalton esqueci de comentar isso com o MO. A grandona é fim de comissão e também para datas importantes e festivas, do Pais, da Marinha e mesmo da propria unidade.

Ozawa

Isso sim, numa Marinha de Guerra, com sua chegada, merece todas as vivas, os pífaros, as trombetas, o rufar dos tambores, as palmas, os fogos, e tudo mais que haja fôlego ou ruído de que se possa extrair, para que se saiba: chegou um navio de guerra !

E com as vênias de opiniões contrárias, mas só mesmo numa ‘guarda costeira’, um naviozinho patrulha sub-armado de m@#da, tem recepção equivalente…