quarta-feira, julho 28, 2021

Saab Naval

Índia testa míssil naval nuclear com sucesso

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A Índia testou com sucesso nesta sexta-feira o míssil naval nuclear Dhanush, que tem alcance de 350 km e capacidade para levar uma ogiva nuclear de meia tonelada, neste que foi o seu segundo teste de projéteis atômicos em 48 horas.

O míssil foi lançado desde um navio no Golfo de Bengala, em algum ponto entre as localidades de Puri e Visakhapatnam, no leste da Índia, de acordo com fontes oficiais citadas pela imprensa local.

“O teste teve êxito”, explicou o porta-voz da Organização Indiana para Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), Ravi Kumar Gupta.

O teste aconteceu apenas um dia depois de a organização ter lançado o míssil nuclear de terra Prithvi II, com alcance e capacidade similares.

O Prithvi (“terra”, em sânscrito) é o primeiro míssil balístico indiano de construção nacional e um dos cinco modelos desenvolvidos pela DRDO em seu programa de construção de “projéteis guiados”.

Também foram realizados testes com o míssil BrahMos, lançados a partir da mais nova fragata da Marinha indiana, INS Teg. O BrahMos é capaz de transportar uma ogiva nuclear de 300kg, e tem alcance de 290km. O míssil já faz parte do arsenal do Exércido e da Marinha indianos, e versões aéreas e para lançamento a partir de submarinos estão sendo testadas atualmente.

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com a potência rival vizinha, o Paquistão, que também possui armas nucleares, embora também acompanhe de perto a evolução militar chinesa.

FONTE: Terra Notícias e Naval Today

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -

Últimas Notícias

Forças Armadas dos EUA ‘falham miseravelmente’ em jogo de guerra para proteger Taiwan

Em uma batalha simulada por Taiwan, as forças dos EUA perderam o acesso à rede quase imediatamente. General Hyten...
- Advertisement -