Chefe da Marinha argentina deixa cargo após apreensão de navio em Gana

4

O chefe da Marinha da Argentina foi demitido de suas funções, afirmou nesta segunda-feira o governo, que investiga quem decidiu enviar a Gana a embarcação naval que foi apreendida pela Justiça do país africano a pedido de detentores de dívidas argentinas não pagas.

A embarcação, um símbolo da Marinha argentina que percorria a costa africana com mais de 300 tripulantes, foi retida depois que um tribunal ganês aceitou a petição do fundo NML Capital, que tenta recuperar o valor de bônus congelando bens estatais.

O porta-voz do governo argentino, Alfredo Scoccimarro, disse que o vice-almirante Daniel Alberto Martín substituirá o almirante Carlos Paz como chefe da força naval.

A Fragata Liberdade, com tripulação que inclui marinheiros chilenos e uruguaios, foi apreendida no porto de Tema, em Gana, em 2 de outubro.

A Argentina declarou um calote da dívida soberana há uma década e ainda enfrenta processos judiciais de detentores de títulos não pagos em tribunais dos Estados Unidos.

O país sul-americano alega que, devido à natureza militar, o navio não pode ser objetivo de credores porque goza de imunidade soberana.

Mas em uma decisão na semana passada, o tribunal comercial em Accra, a capital de Gana, afirmou que a Argentina renunciou à imunidade quando emitiu os bônus.

A Fragata Liberdade estava de visita a Gana como parte de uma viagem pelo oeste da África. O próximo destino seria Angola.

FONTE: Reuters via O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC

Ah Tá!!!! Os governantes incopetentes fazwer titica e quem paga é o Almirante!!!!

Essa argentina viu.

Giordani RS

Mas bah! Não sei se esses hermanos são criativos ou sofistas! Agora a culpa pela incompetência administrativa é do Almirante?!?!?!?!?!!?!?!?

E quando vierem a tona as maquiagens dos indices de inflação, de quem vai ser a culpa???? Do linotipista????

Marcos

O ideal era que a Fragata ficasse lá na Argentina, paradinha, não viajasse, nada. Aliás, continuando assim, os argentinos não vão poder sair do lugar nunca mais.

marciomacedo

O Almirante tem lá a sua responsabilidade, pois a enviou para um país cuja a Justiça (?) poderia aprendê-la.