NGB – Bicentenário da Independência dos EUA e UNITAS XVII

7

Atualizamos no Navios de Guerra Brasileiros (NGB) as páginas dos contratorpedeiros Sergipe (D 35) e Alagoas (D 36) e do submarino Rio de Janeiro (S 13), aproveitando o “gancho” dado pelo nosso leitor Ary Dib Dias, lembrando essa comissão ao exterior realizada por esses navios no ano de 1976, sendo que seu pai era o médico  a bordo do CT Alagoas nessa ocasião.

Os três navios participaram da Revista Naval Internacional, realizada em 4 de julho em New York, em homenagem ao Bicentenário da Independência dos EUA. A Parada foi assistida pelo presidente Gerald R. Ford, embarcado no navio-aeródromo USS Forrestal (CV 59). Entre dezenas de navios que participaram, além dos brasileiros, estavam o cruzador USS Dale (CG 19) (Marinha dos EUA), as fragatas HMS Bacchante – F 69 (Marinha Real Britânica) e HNLMS Tromp – F 801 (Marinha Real da Holanda) e o navio-escola El Horria (Marinha do Egito).

Na viagem de retorno ao Brasil, o Grupo-Tarefa brasileiro participou da Operação UNITAS XVII realizada na área marítima entre Recife e o Rio de Janeiro com os navios do 14º Esquadrão de Contratorpedeiros da Marinha dos EUA (COMDESRON 14), formado pelos contratorpedeiros USS MacDonough – DDG 39 e USS Davis – DD 937, as fragatas USS Thomas C Hart – FF 1092 e USS Truett – FF 1095 e o submarino nuclear de ataque USS Gato – SSN 615.

Foto: CT Sergipe participando da Parada Naval em homenagem ao Bicentenário da Independência dos EUA, realizada em New York – EUA, em 4 de julho de 1976. Notar, ao fundo, um NT norte-americano da classe Wichita e um Escoteur de Escadre francês do Tipo 47/53. (foto: SRPM, coleção de José Henrique Mendes).

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos André

Falando nos CTs da “família” Fletcher, alguém sabe que fim levou o casco do CT Pernambuco. Sucata ou alvo?

MO

flet,her ou o garcia ?

eduardo.pereira1

A propósito , será que voltaremos a ver a MB operar CTs novamente ?

daltonl

MO… acho que Carlos refere-se ao Fletcher mesmo, sendo assim, o que descobri é que o ex-USS Hailey/Pernambuco foi afundado em 1982, mesmo ano que deu baixa. Quanto a operar CTs novamente, o termo contratorpedeiro/destroyer está ultrapassado e tem se mantido por pura tradição mesmo, então, o que uma marinha chama CT, outra pode chamar de fragata. E já que o Zé mencionou o NT classe Wichita ao fundo, não sei quanto a voces, mas sempre achei interessante a necessidade de encontrar algo menor e mais barato que os “Sacramentos” e a ideia era modernizar os 7 da classe ou… Read more »

Carlos André

MO,

É o Fletcher que pergunto, o D30 ca cl. Garcia está com edital de alienação no site da EMGEPRON.

Daltonl,

Então o pernambuco foi alvo?

MO

powtis nao tem no ngb, precisamos correr atras disto !

daltonl

Sim Carlos, ele foi afundado como alvo !

abraços