O contra-almirante Pedro Angel García de Paredes Perez de Sevilla, da Armada Espanhola, foi designado ontem (27) para assumir o comando da EU NAVAFOR – força-tarefa que une diversos países da União Europeia no combate à pirataria nas rotas comerciais que passam pela costa da Somália e Oceano Índico. O novo comandante assumirá o controle das atividades no próximo dia 6 de dezembro, no lugar do contra-almirante Enrico Credendino, da Marinha italiana.

A operação EU NAVAFOR ATLANTA começou em 2008 para combater a pirataria e sequestro de navios, cargas e pessoas. Em maio desse ano, o conselho da União Europeia decidiu prorrogar os trabalhos até 2014.

Incluíndo o pessoal em terra, a EU NAVAFOR consiste de cerca de 1500 militares. A composição da força-tarefa muda com frequência devido à rotatividade das unidades, e sua atuação também varia de acordo com o clima de monções – característico do Oceano Índico. Mat tipicamente são empregados entre quatro e sete navios de superfície, e duas ou três aeronaves de reconhecimento e patrulha marítima.

Além das forças da UE, um contingente considerável de outros países também opera na região – as Forças Marítimas Combinadas (CFM) da OTAN, e também unidades da China, Japão, Índia e Taiwan. Forças da Marinha russa, lideradas por contratorpedeiros da classe Udaloy, também se revezam na área.

Segundo os relatórios mais recentes das Nações Unidas, já foram registrados 291 ataques e sequestros feitos por piratas ao redor do mundo este ano, e pelo menos 293 pessoas ainda são mantidas reféns. A maior parte da pirataria se concentra nas águas costeiras da África, especialmente no Golfo de Aden.

FONTE: RIA Novosti via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments