Cruzador Moskva vai se mudar para o porto de Novorossisk no ano que vem

16

As obras de construção da primeira fase da base naval de Novorossisk serão concluídas no final de 2013, disse ao jornal Izvéstia uma fonte do ministério da Defesa da Rússia. A nova base será capaz de receber navios de grande porte e permitirá começar a tão almejada mudança da Esquadra do Mar Negro da Crimeia para Novorossisk. O primeiro a se mudar para a nova base será o cruzador porta-mísseis Moskva.

“A base foi criada em 1997 em Novorossisk. Agora, estamos construindo um quebra-mar, aprofundando o leito do mar e prolongando os molhes para facilitar o atracamento de grandes navios”, disse uma fonte do Comando Geral da Marinha russa.

Para a operação normal da base, também serão necessários depósitos subterrâneos para armas e combustível para navios, assim como centros de comunicação e postos de comando subterrâneos. A intenção é transferir para Novorossisk o Comando e Estado Maior da Esquadra do Mar Negro. No entanto, ainda é cedo para falar sobre as datas de entrega das obras, disse a fonte, acrescentando que a construção e o aperfeiçoamento da atual base naval russa no Mar Negro, Sevastopol, demorou muito tempo.

“Estamos de mãos e pés atados pelo acordo de 1992 sobre a divisão da Esquadra do Mar Negro entre a Rússia e a Ucrânia. O protocolo anexo traz os números de registro dos navios autorizados a atracar no porto de Sevastopol. Nenhum outro navio pode entrar. Além disso, o acordo não permite rearmar nem reequipar os navios estacionados”, adiantou a fonte.

A fonte citou dificuldades de natureza política, lembrando do episódio ocorrido em agosto de 2008, quando um grupo de navios russos enviado em missão de combate à costa georgiana foi proibido de entrar, na volta, no porto de Sevastopol pelas autoridades ucranianas.

Atualização

Com a nova base naval em Novorossisk, a Esquadra do Mar Negro poderá começar o programa de atualização de sua frota de navios. Espera-se que, em 2013, a Esquadra do Mar Negro receba um novo submarino do projeto 636, o Novorossisk, e a fragata do projeto 11356, o Admiral Grigorovich. Até o final de 2016, serão entregues outras cinco fragatas e submarinos. No entanto, alguns dos oficiais da Marinha duvidam da necessidade de abandonar Sevastopol como principal base russa no Mar Negro.

“Sevastopol tem um porto grande e profundo e lá os navios são protegidos pela costa. Em Novorossisk, os navios estarão expostos aos ventos. Não é à toa que navios maiores do que um varredor ou um navio de luta antissubmarina de pequeno porte não escalam ali”, diz um deles.

Além disso, ao contrário de Novorossisk, Sevastopol tem escala pronta (estrutura específica para os navios).

O presidente da Comissão de Defesa da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) e ex-comandante da Esquadra do Mar Negro, Vladímir Komoedov, não se intimida com as dificuldades.

“A base de Novorossisk existia já nos tempos da Segunda Guerra. Na guerra, uma frota deve se dispersar. Portanto, quanto maior for o número de bases navais e pontos de escala à disposição de uma frota, menos vulnerável ela fica. Na paz, tais pontos de escala são necessários para abastecer e reparar navios”, disse o deputado em entrevista ao Izvéstia.

No entanto, o ex-comandante não acredita que Novorossisk tenha uma chance de se tornar a principal base naval da Esquadra do Mar Negro devido à sua configuração e posição geográfica.

Publicado originalmente no site do jornal Izvéstia

FONTE: Gazeta Russa

FOTO: Wikimedia.org

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher

Amiga Nicholle!

O Admiral Grigorovich é uma fragata e não um “navio patrulha”….!!

Você publica muitos artigos copiados da internet; mas fazer um controle antes de publicar seria uma sugestão da minha parte!

MO

Um dia vou me acostumar que o Moskva hoje é um Slava e não mais um Mpskva ….

Franz A. Neeracher

Pois é…..sempre me lembro dos porta-helicóptreos/cruzadores “Moscou” e”Leningrado”…..

Interessante que é justamente em Novorossisk que se encontra o único “Sverdlov” que não foi para o desmanche…..virou um interessante museu……ainda vou lá um dia……:-)

MO

Pô Franz, vc ta uase ai do lado, sempre gostei de Novorossiysk cidade e do poprio Kiev, que poucos especialiastas de defesa do wiki and gugou devam conhecer … rsssss manda um postal de lá rrsssss e obvio um abraço a todos !!!

Ivan

CVN76, Certamente o ‘erro’ de tradução não foi de Nicholle, pois o original em português da Gazeta Russa fala no “primeiro navio de patrulha do projeto 11356, o Admiral Grigorovichem”. Por outro lado pode não ter havido dolo na tradução, nem mesmo culpa, que se ateve ao pragmatismo terrestre russo, sem refletir a tradição naval dos mares. A nomeclatura naval adotada pela Nomenklatura russa era (ou é) curiosamente impregnada de uma visão terrestre do mar, com nomes curiosos para os marinheiros, mas dentro de uma lógica não naval. Os cruzadores porta-helicópteros eram Protivolodochny Kreyser – PKR, ou Cruzador ASW. Com… Read more »

Ivan

Сторожевой корабль
адмирал Григорович

Привет,
Ивана сын Иван

Ivan

Por outro lado, seria o Mar Negro um tanto apertado para um Raketny Kreyser – RKR como o Moskva? Olha o mapa: http://mapsof.net/novorossiysk A idéia soviética era sair com os grandes vasos para o Mediterrâneo via Estreito de Bósforo em um período de paz, antes de iniciar uma eventual guerra defensiva sobre o território da Otan. Em parte esta era a importância dos portos líbios e sírios durante a Guerra Fria. Mas hoje em dia sair com o Moskva e Almirante Grigorovich daquele marzinho apertado é um pouco de otimismo. Desconfio que se Bashar al-Assad cair em Damasco, não haverá… Read more »

Ivan

Uma página interessante sobre critérios soviéticos vs americanos:

Soviet and US Ship Designations

http://www.armscontrol.ru/atmtc/arms_systems/Navy/Ships_designation_compara_USSR_USA.htm

Sds,
Ivan, o antigo.

Franz A. Neeracher

Ivan

Em sí não tem nada de errado copiar da internet e colocar aquí.

O que eu acho errado são duas coisas:

1. Copiar, colocar no Google Translate, que é uma porcaria e publicar.
2. Bastava uns 5 minutos de pesquisa para descobrir que se trata de uma fragata e não uma outra coisa…

Mas tudo bem; é só a minha opinião; não estou dizendo que eu tenho razão…..:-)

Por falar em Google, a sua última frase em russo, não tem nexo algum!

Abs!

daltonl

Franz…

não sei se vc percebeu, mas Nicholle é ela não ele, tem uma foto dela no facebook e ela é bonita e ainda por cima tem bom gosto, pois assim como eu não perde a série “The walking dead”. 🙂

abs

Franz A. Neeracher

Grande mestre e Nicholle!! Não sabia que era ela e não ele……..não quis ofender ninguém….não era essa a minha intenção……:-) mas isso não muda o tema!! Por falar em Facebook; entrei uma vêz, mas depois de alguns dias, apaguei tudo….se deu certo não sei…….peguei uma verdadeira alergia ao Facebook!! Falando agora sério; o que vc acha dessa idéia de mandar o CVN 69 de volta para Norfolk para recapear o convéns de vôo e logo em seguida voltar para o Oriente-Médio?? Como vc deve saber, o CVN 68 que iria substituir o CVN 69, deu problemas mecânicos sérios…..dizem que vai… Read more »

daltonl

Franz… o mais delicado nisso tudo é que o USS Nimitz deixou um longo periodo de manutenção de 15 meses em março e justamente agora que alcançou a fase de sustentabilidade irá deixar a US Navy na mão justamente quando mais contavam com ele. Mas não tem outro jeito…o USS Eisenhower iria ser sacrificado da mesma forma com Nimitz ou sem Nimitz, em uma missão de pelo menos 8 meses, então, nada mais justo que permitir que a tripulação passe os feriados com suas familias e há muitos familiares alegando que ele nem deveria retornar pois seus 6 meses expiram… Read more »

Ivan

CVN, Talvez eu não tenha conseguido apresentar com clareza meu ponto de vista. O original russo da matéria ‘clipada’, que não encontrei, pode ter usado a espressão Storozhevoy Korabl´ que pode ser entedida como fragata, mas também como navio de patrulha, como encontrei em um velho livro de 1982 (Salamander) e também no link que indiquei. Assim sendo, no meu entendimento, a Nicholle acertou quando buscou a matéria já traduzida da Gazeta Russa, respeitando e mantendo a tradução ‘navio patrulha’, mas também acertou ao corrigir o texto após a sua correta sugestão para alterar para ‘fragata’. Quanto ao texto em… Read more »

Franz A. Neeracher

Dalton

Cadê as fotos do BB61??

Uma dúvida; o CVN 69 voltará com as escoltas CG 66, DDG 81, DDG 99 e DDG 109 para os EUA ou elas ficarão na área??
E se caso elas também voltarem para os EUA; quando o CVN 69 partir novamente, provavelmente em fevereiro, as escoltas serão as mesmas ou haverá mudança??

Ivan:

Não tem do que se desculpar; só percebí que havia algo errado!!
zhelau vsego horoshego, do skorogo!

daltonl

Franz…

minha irmã nem quis saber de levar minha mãe até o BB61…mas ela tem seus meritos, pois esteve comigo no Midway e no Hornet, afinal ela não mora muito distante de Alameda 🙂

Meu palpite é que todo o CSG retorne à costa leste e então retorne
a V Frota, afinal, é um grupo coeso e já treinado.

abraços

Franz A. Neeracher

Mudando de pato para ganso:

O USMC já está com o primeiro esquadrão operacional equipado com o F-35B, o VMFA-121 que assim mudou de base e agora está em Yuma/AZ

Antes mesmo da USAF….:-)