Também esta disponível no site Navios de Guerra Brasileiros (NGB) uma seção onde estão, entre outras, as Embarcações de Desembarque de Viaturas e Materiais da classe Caieiras.

 

Nessa seção chamada de “Unidades Menores”, continuando essa idéia de “louco” iremos colocar todas as pequenas embarcações que servem nos Estaleiros, Bases, Serviços de Sinalização Náutica, Policia Naval junto com as Capitanias dos Portos (fora os FlexBoats e Jet Sky, porque ainda tenho um pouco de lucidez), podendo assim dar espaço para as fotos que são enviadas por todos os nossos amigos aficcionados pelo temo espalhados por todo o Brasil.

 

Fotos: CCSM e Rafael Ferreira Viva (LB Badejo – CPSP 06)

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Falando do Badejo, eu lembro do Tainha, da mesma classe, que prestava serviço para a capitania de São Sebastião. Embarquei nele uma vez.

fragatamendes

Valeu XARÁ, já não era sem tempo, eu mesmo sou um dos colaboradores do NGB que já enviei várias fotos destes meios, que o pessoal classifica como unidades de terceira classe, mas que eu considero como unidades super importantes para qualquer MARINHA, pois o que seria das unidades de primeira classe se não fosse estas unidades menores.O DVD que vou te enviar possui dezenas destas unidades.Um abração do MENDES.

GUPPY

Sempre adimirei pequenas embarcações que servem a bases navais e outras OMs. Quando cheguei da EAMPE, em dezembro de 1976 (fui da Turma Oscar), adorava ver as embarcações do CAMR parecidas com a da terceira foto. Acho que eram sinalizadoras. E, na BACS, dei umas voltas num “boi”. Eu era da Divisão “M” e uma vez por mes tínhamos que buscar um tonel de nafta no AMRJ, bem próximo de onde ficam os Rebocadores de Alto Mar.
Mas o inesquecível mesmo é o velho “Jaú” do CIAW.

Viajei, ha,ha,ha. Valeu, Shipbuildingbr.

Abraços

Carlos André

Também gosto dessas emarcações auxiliares que vejo com frequencia da janela do trabalho. Para você Guppy, tenho duas do CIAW, postei no Shipspotting que não colaboro faz tempo, são a Procion: http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=958732
ea Troamar, CIAW01, http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=1064343

Carlos André

Tem também a Maria Japona da Escola Naval: http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=721753

GUPPY

Belas fotos, Carlos André. Obrigado. Quando servi no CIAW, chegaram umas zero bala parecidas com a do seu primeiro link. Eram realmente bem bonitas. Eu esqueci de falar que curtia bastante umas EDVP do CAMR. Era normal serem utilizadas para transportar militares do CAMR para a Ponta da Areia, em Niterói-RJ, próximo ao Estaleiro Mauá. Eram iguaizinhas às que via em filmes da IIWW. Proa e popa quadrada, sendo a proa uma rampa que se abriria (ou arriaria) em caso de uso em exercício ou em emprego real para os fuzileiros desembarcarem numa praia, por exemplo.

Abraços

Carlos André

Cursei no CIAW em 2000 e atravessei muito naquele Aviso, tantas q acabei apreciando as embarcações mais antigas da MB, como as Imperial Marinheiro, a Diadorim do IEAPM, o Laurindo Pitta e mesmo aquele velho batateiro do CIAW, esqueci seu nome…

GUPPY

Prezado Carlos André, O nome eu não lembro mas, por falar em “batateiro”, o pessoal da esquadra gostava de usar esse termo para os Navios Transporte de Tropas (G16, G20, G21 e G22). Até hoje o meu irmão se refere ao “Ary Parreiras-G21” como batateiro quando eu puxo uma conversa sobre uma comissão que fiz nesse navio. Aí eu lembro a ele que vi depósitos de batatas nos conveses dos CTs, o dele inclusive (Mariz e Barros-D26, Rio Grande do Norte-D38). Ele minimiza, diz que era apenas para consumo interno e ali ficavam somente para melhor conservação, ao ar livre.… Read more »

Carlos André

Prezado Guppy,,

Certamente isso tipifica bulling. Sobre o batateiro do CIAW e o BPAb (Batelão com Propulsão para Abastecimento) “Almirante Cox”. Vou ver se o pego em uma foto antes que dê baixa.

GUPPY

Beleza. Nada melhor do que uma foto para uma viagem no tempo…
Agora, tinha umas embarcações interessantes pela função, lembro de uma que só transportavam torpedos. Acho que vinham do Centro de Armamento da Marinha e eram conhecidas como Bacamarte (ou este era o nome de uma delas). Tinha outra que parecia uma “chata” e abastecia de água potável algumas unidades e eram conhecidas como Barca d’Água.

Bulling deveria ser crime hediondo!

Abraços

fragatamendes

Prezado GUPPY, relaciona as unidades que tu quer uma foto, manda seu e-mail para mim que eu te envio pois na minha coleção tenho varias fotos destas embarcações que considero fundamentais para o serviço da nossa querida MB.Meu e-mail é fragatamendes@globo.com.Um abração do MENDES.

GUPPY

Prezado fragatamendes,

Fico muito agradecido com a sua atenção. Pode enviar qualquer foto que vou apreciar muito bem. Até de uma chalana serve. Que tal de algum Aviso atual que serve de transporte de pessoas e materiais para o CIAW? De algum “boi” ou ainda daquelas embarcações antigas tipo a primeira foto?
Meu e-mail é ivanildotavares@gmail.com

Abraços

fragatamendes

Prezado GUPPY. vou fazer uma coisa melhor vou te mandar um e-mail explicando.Abraços do MENDES.

Carlos André

Guppy,

Tem um Bacamarte ainda no Centro de Misseis e Armas Submarinas da Marinha, mas é um Batelão de Abastecimento. A embarcação que conheço que faz o serviço de recolher os torpedos após lançamentos é o Aviso de Apoio Costeiro Almirante Hess da ComForS. Ele tem lá no NGB.

GUPPY

Ok, Carlos André. Mas o Bacamarte que eu conheci era usado para transportar torpedos de algum ponto da Baía de Guanabara, provavelmente do Centro de Mísseis e Armas Submarinas para os submarinos atracados na BACS, por exemplo. Creio que não eram usados para o recolhimento de torpedos após o lançamento, até porque não me pareciam adequados a navegarem fora da citada Baía.

Abraços