CIAW opera Simulador Didático do Sistema de Combate das fragatas ‘Niterói’

0

O desenvolvimento da informática, associado às modernas tecnologias empregadas em armas e sensores, fez com que a Marinha do Brasil adquirisse equipamentos e sistemas que incorporassem tecnologias de concepção completamente inovadoras. Estudos realizados em 2004 pela Diretoria-Geral do Material da Marinha indicaram a necessidade de serem efetuadas alterações no Ensino Naval, a fim de contemplar essa nova realidade.

Nesse contexto, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) vem adotando o uso de Sistemas Didáticos como recursos instrucionais, dando ênfase, assim, aos exercícios práticos, que são considerados complementos essenciais à aprendizagem.

Como exemplo, os Centros de Eletrônica, Máquinas e Sistemas de Armas foram equipados com simuladores.

O sistema didático mais recente, o Simulador Didático do Sistema de Combate das Fragatas Classe “Niterói” modernizadas (SDS), é caracterizado pelo ineditismo. Concebido por docentes do Centro de Sistemas de Armas do CIAW e desenvolvido pela Empresa ATECH, com tecnologia “built-in”, o SDS permite adequações em caso de “upgrade” nos sistemas de bordo. Esse importante recurso instrucional tem a capacidade de replicar os sinais trocados entre armas, sensores e os sistemas táticos e de armas. As interfaces que os interligam, por onde trafegam sinais de informação, ordem e controle, são reais, ou seja, as mesmas encontradas nas Fragatas. O mesmo acontecendo com a apresentação simulada das “páginas” dos citados sistemas, guardando total semelhança com as do sistema real.

FONTE: Nomar Online

FOTO: NGB

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments