Autoridades russas e indianas discutirão entrega do INS ‘Vikramaditya’
Segundo dados da agência de notícias RIA Novosti e da assessoria de imprensa do estaleiro Sevmash, ainda no final deste mês autoridades russas e indianas devem se reunir em Nova Delhi para discutir acerca da entrega do porta-aviões INS Vikramaditya à Marinha indiana. O porta-voz do governo russo, Dimitry Peskov, declarou que o presidente Vladmir Putin deve ir à Índia no próximo dia 24, e que todas as pautas de ambos os países devem ser tratadas até essa data.
Segundo a assessora de imprensa do estaleiro Sevmash, Yekaterina Pilikina, “a liderança russa dá grande importância ao estabelecimento desse projeto bilateral. Os presidentes russo e indiano se reunirão em Delhi em breve. Entre as prioridades a serem discutirdas estão a conclusão das provas de mar e a realização de mais testes de voo. Bem como a entrega do Vikramaditya à Marinha indiana”.
A previsão de entrega do porta-aviões era para 24 de dezembro deste ano, mas uma série de falhas foram encontradas no navio em setembro, durante provas de mar – em particular nas caldeiras do navio. De acordo com o contrato inicial, a embarcação deveria ser entregue à Índia em 2008. Atualmente, a previsão de entrega segundo o presidente da United Shipbuilding Corporation é para o fim de 2013.
Atualmente, o INS Vikramaditya está no estaleiro Sevmash, onde estão sendo feitos os reparos nas partes que apresentaram defeitos. Os testes com o porta-aviões devem ser retomados no primeiro semestre de 2013.
FONTE: Naval Today (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
Olha quanta fumaça, e ainda ficam malhando o opalão.