Assinatura do Contrato de Construção do Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”

11

No dia 5 de dezembro, em evento ocorrido na Diretoria de Engenharia Naval (DEN), o Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, e a Diretora Superintendente da Indústria Naval do Ceará (INACE), Sra. Elisa Maria Gradvohl Bezerra, assinaram o contrato para a construção do Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu), primeiro navio integralmente projetado pelo Centro de Projetos de Navios (CPN).

O NHoFlu tem como características básicas comprimento total de 55 metros, boca moldada máxima de 9 metros, calado máximo de 2 metros e deslocamento de 530 toneladas, comportando 43 tripulantes, sendo 7 Oficiais. Ao navio serão atribuídas tarefas de levantamentos hidroceanográficos, coleta de dados ambientais, atualização contínua de cartas e publicações náuticas, podendo atuar de forma extraordinária em apoio a órgãos governamentais na Defesa Civil, em ações de socorro e Ações Cívico-Sociais.

Projetado para operar em um raio de ação de 3.000 milhas náuticas, com uma autonomia de 25 dias, o futuro NHoFlu “Rio Branco” será dotado de modernos sensores científicos para o cumprimento de sua missão, tais como: ecobatímetros, perfiladores acústicos de correntes, sensores inerciais, medidor de velocidade do som e sistema de aquisição de dados de hidroceanografia.

O prazo para construção é de 18 meses contados a partir da data de eficácia do contrato. O NHoFlu está inserido no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), subordinado ao Ministério da Defesa. Após a incorporação, o navio ficará sediado no Comando do 9º Distrito Naval.

FONTE: Nomar


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Quanto vai custar?

MO

porra no INACE … a marinha nao aprende mesmo …

Mauricio R.

MO,

Só pode, se for no Inace.

_RJ_

O que seria HidrOCEANOgráfico Fluvial?

Não seria Hidrográfico?

klesson

MO, Maurício R.

Pergunta: Porque não na Inace?

nunes neto

A INACE ,com muiiiiiito sacrifício conseguiu concluir os 2 Napa,tanto é que os demais não estão sendo construidos lá!

MO

Er Klesson seria pelo estorico cronologico do inace somada a uma tretas do passado

ha melhores estaleiros que o Inace para isso (obviamente desconsiderando a carteira destes estaleiros e se haveria interesse, devido a encomendas previas na lista de espera)

klesson

Sr. MO,

Obrigado pela atenção.

MO

De nada Klesson, so para com o Sr, to mais pra maloqueiro do que pra cavalheiro, rss so MO mesmo !!! abs

marciomacedo

Primeiro projetado pelo Centro de Projetos de Navios da MB? Ele tem o DNA do Napa 500 francês.