‘Mar Sem Fim’: começa a retirada no navio naufragado na Antártida

2

iate mar sem fim naufraga na antarticavinheta-clipping-navalA operação de retirada da embarcação Mar Sem Fim, que naufragou em abril de 2012 na Antártida e pouco depois apresentou sinais de vazamento de óleo, começou nesta semana.

O barco de 20 metros é de propriedade do jornalista brasileiro João Lara Mesquita, ex-diretor da rádio Eldorado, do Grupo Estado.

O Mar Sem Fim naufragou após uma forte tempestade na Antártida, em frente à Base Presidente Eduardo Frei, do Chile, na península Fildes.

Na ocasião, os militares chilenos precisaram fazer o resgate de Mesquita e de sua tripulação, que gravavam um documentário.

Apesar de o naufrágio ter acontecido há vários meses, foi preciso esperar o verão da Antártida, e o consequente derretimento do gelo, para iniciar a operação.

Pelo Protocolo de Madri, tratado internacional para a exploração da Antártida, é responsabilidade de cada país a remoção de detritos deixados na região.

Como a embarcação tinha bandeira brasileira, a remoção ficaria a cargo da Marinha, caso o proprietário não limpasse a área.

O jornalista, que está acompanhando o resgate na Antártida, não respondeu às perguntas da reportagem. Em seu blog, no entanto, ele relata em detalhes como está a operação de recuperação.

A empresa privada Nautilus foi contratada por Mesquita para fazer o chamado reflutuamento do barco, que será rebocado até a cidade chilena de Punta Arenas.

Mesquita está gravando um documentário sobre o resgate e viaja com um cinegrafista e um editor. Todos estão no navio da Marinha Felinto Perry. Segundo a Marinha, o valor gasto com a viagem será custeado pelo jornalista.

Em maio de 2012, uma expedição havia constatado vazamento de parte dos 8.000 litros de combustível do Mar Sem Fim, mas, segundo a Marinha, agora não há sinais de vazamento.

FONTE: Folha de São Paulo, via resenha do EB

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments