sábado, maio 28, 2022

Saab Naval

Operação ADEREX-I/2013: exercícios na ‘Amazônia Azul’

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

MH-16 na ADEREX-I-2013

Foram nove dias de exercícios operativos no mar. Durante a Operação “ADEREX-I/2013”, realizada, no período de 19 a 27 de março de 2013, sob o comando da Segunda Divisão da Esquadra, mais de 700 militares, da Marinha do Brasil, participaram de atividades voltadas para o adestramento da Força Naval, com operações coordenadas focadas no aprimoramento de procedimentos táticos.

Nos dias 25 e 26 de março, após desatracação do porto de Santos em direção ao Rio de Janeiro, os navios do Grupo-Tarefa (GT) 703.1 – as Fragatas “Liberal” e “Bosisio” e o Navio-Tanque “Marajó”, fizeram o exercício de trânsito sob múltiplas ameaças, em prol do adestramento dos navios. Foi realizada, também, uma atividade de reabastecimento em voo (HIFR) na Fragata “Liberal”, com as aeronaves UH-14 e MH-16, bem como Transferência de Óleo no Mar (TOM) sob ameaça aérea, envolvendo todos os navios do GT. Ao final do dia 26, todas as tripulações se reuniram para o cerimonial à Bandeira Nacional, entoando o Hino Nacional.

Esse tipo de operação permite que as tripulações adquiram um crescente grau de adestramento e se tornem cada vez mais familiarizadas com os procedimentos e equipamentos, o que resulta em uma maior coordenação e agilidade das equipes componentes dos meios navais e aeronavais da Marinha do Brasil.

FONTE: Nomar

- Advertisement -

5 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Os novos Seahawks ficaram lindos operando nas cores da MB. Já os EC-725 ainda não foram liberados para voar sobre o mar…

juarezmartinez

Pois é almeida chegaram ontem bem dize. a linha de suprimento ainda não está redonda a gente sabe a Sikorski andou se amarrando com algumas coisas, mas mesmo assim o aeronave é full operation, enquanto aquela gonorréia voadora contínua em berço explêndido e a gente tem que ouvir os”experts em defesa” defendendo a compra politica, mas pelo que se escuta nos bastidores as possibilidades de venda no mercado civil foram para o beleléu, principalmente of shore, quero ver a Apertaparafusobras sustentar com os fornecedores uma linha que vai fechar com o quinquagésimo heli, se chegar até lá….

grande abraço

Marcos

Pois é… não pode voar sobre o mar.

Guilherme Poggio

Olha lá o “elefantinho” em plena atividade!

José da Silva

Vieram até os macacões kaki (USN/USMC).

- Publicidade -
Publicidade
Parceiro

Últimas Notícias

‘Top Gun: Maverick’ impulsionará o recrutamento da Marinha dos EUA? A história diz que provavelmente não

Por Heather Mongilio “Top Gun: Maverick” é uma carta de amor à aviação naval americana e acontece quando a Marinha...
- Advertisement -