Home Marinha do Brasil Operação ADEREX-I/2013: exercícios na ‘Amazônia Azul’

Operação ADEREX-I/2013: exercícios na ‘Amazônia Azul’

300
5

MH-16 na ADEREX-I-2013

Foram nove dias de exercícios operativos no mar. Durante a Operação “ADEREX-I/2013”, realizada, no período de 19 a 27 de março de 2013, sob o comando da Segunda Divisão da Esquadra, mais de 700 militares, da Marinha do Brasil, participaram de atividades voltadas para o adestramento da Força Naval, com operações coordenadas focadas no aprimoramento de procedimentos táticos.

Nos dias 25 e 26 de março, após desatracação do porto de Santos em direção ao Rio de Janeiro, os navios do Grupo-Tarefa (GT) 703.1 – as Fragatas “Liberal” e “Bosisio” e o Navio-Tanque “Marajó”, fizeram o exercício de trânsito sob múltiplas ameaças, em prol do adestramento dos navios. Foi realizada, também, uma atividade de reabastecimento em voo (HIFR) na Fragata “Liberal”, com as aeronaves UH-14 e MH-16, bem como Transferência de Óleo no Mar (TOM) sob ameaça aérea, envolvendo todos os navios do GT. Ao final do dia 26, todas as tripulações se reuniram para o cerimonial à Bandeira Nacional, entoando o Hino Nacional.

Esse tipo de operação permite que as tripulações adquiram um crescente grau de adestramento e se tornem cada vez mais familiarizadas com os procedimentos e equipamentos, o que resulta em uma maior coordenação e agilidade das equipes componentes dos meios navais e aeronavais da Marinha do Brasil.

FONTE: Nomar

5
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
José da SilvaGuilherme PoggioMarcosjuarezmartinezAlmeida Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Almeida
Visitante
Member
Almeida

Os novos Seahawks ficaram lindos operando nas cores da MB. Já os EC-725 ainda não foram liberados para voar sobre o mar…

juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

Pois é almeida chegaram ontem bem dize. a linha de suprimento ainda não está redonda a gente sabe a Sikorski andou se amarrando com algumas coisas, mas mesmo assim o aeronave é full operation, enquanto aquela gonorréia voadora contínua em berço explêndido e a gente tem que ouvir os”experts em defesa” defendendo a compra politica, mas pelo que se escuta nos bastidores as possibilidades de venda no mercado civil foram para o beleléu, principalmente of shore, quero ver a Apertaparafusobras sustentar com os fornecedores uma linha que vai fechar com o quinquagésimo heli, se chegar até lá….

grande abraço

Marcos
Visitante
Member
Marcos

Pois é… não pode voar sobre o mar.

Guilherme Poggio
Editor
Noble Member

Olha lá o “elefantinho” em plena atividade!

José da Silva
Membro

Vieram até os macacões kaki (USN/USMC).