Marinheiros correm no convoo do USS John C Stennis - CVN 74 - em 29-3-2012 - navio na área da 7th Fleet - foto USN

A foto acima, de aparente tranquilidade, mostra marinheiros praticando corrida no convoo do porta-aviões de propulsão nuclear USS John C. Stennis  (CVN 74), da Marinha dos Estados Unidos (USN). Mas no dia em que a imagem foi divulgada, 29 de março, as coisas não andavam muito tranquilas na área da 7ª Frota da USN, que inclui as águas do Mar Amarelo que banham as costas da Coreia do Norte e do Sul, no lado oeste (veja matéria do dia 29 publicada no blog das Forças Terrestres clicando aqui, sobre as crescentes tensões na região).

É nessa imensa área de responsabilidade da 7ª Frota onde hoje está o navio. Trata-se de uma área de mais de 124 milhões de quilômetros quadrados que inclui 35 países marítimos e cinco países com grandes forças armadas: China, Rússia, Índia, Coreia do Norte e Coreia do Sul.

Porém, há poucos dias o John C. Stennis se encontrava, segundo a USN, bem mais para o oeste dessa região. Quem acompanha as fotos divulgadas pela USN pode até imaginar que uma outra corrida (diferente da dos marinheiros no convoo) tenha se desencadeado nesses últimos de março, conforme as descrições de onde estava o porta-aviões.

Até o dia 22, era divulgado que o porta-aviões se encontrava na área de responsabilidade da 5ª Frota, participando da operação “Enduring Freedom” de apoio a missões no Afeganistão. A foto abaixo, com esse descritivo, é do dia 22.

Super Hornets sobrevoam USS John C Stennis - CVN 74 - em 22-3-2012 - navio na área da 5th Fleet - foto USN

Dois dias depois a 5ª Frota divulgava notícias de que a Ala Aérea 7 (Carrier Air Wing  – CVW7) embarcada em outro porta-aviões, o USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69), realizava suas primerias surtidas de combate de 2013 para a Enduring Freedom.

Enquanto isso o CVN 74, que antes estava naquela mesma região, aparentemente se deslocava rumo ao leste. Isso porque, já no dia 25, era divulgado que se encontrava na área da 7ª frota. No dia 29, foram publicadas  fotos de uma comitiva da República das Ilhas Maldivas (no meio do Oceano Índico) em visita ao navio, incluindo o vice-presidente e o ministro da Defesa (foto abaixo).

Vice president Mohamed Waheed Dean das Maldivas a bordo do CVN 74 em 29-3-2013 - foto USN

Essa, aparentemente, indicaria um deslocamento de rotina incluindo visitas já planejadas. Mas, como as coisas andam bem quentes mais para o leste, ou mais exatamente a nordeste, nunca se sabe.

Onde estará o USS John C Stennis hoje? Será que continua indo para o leste? Será que depois mudará o rumo para o norte, na direção do Mar Amarelo?

EC-2 Hawkeye decola do CVN 74 na área da sétima frota - 27-3-2013 - foto Marinha dos EUA

FOTOS: USN (Marinha dos EUA)

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Tudo é possivel, mas, aparentemente o “sacrificado” USS John Stennis está mesmo retornando à Bremerton que culminará em uma missão de 8 meses e um merecido e longo periodo de manutenção. Desde que retornou de uma missão de 7 meses em 2 de março de 2012, o “Johnny Reb” não teve descanso qualificando pilotos e exercitando-se e partiu para esta missão em 27 de agosto, um intervalo de menos de 5 meses entre missões mas que na realidade foi menos ainda devido ao tempo que ele passou no mar neste curto periodo gerando protestos de familiares dos tripulantes. Aparentemente os… Read more »

eduardo.pereira1

Acredito que essa criança e seus brinquedos estacionarao breve,breve no quintal,digo ,na piscina do “menino kim” o qual nao creio que apertara o botao de inicio de uma guerra , é totó que só late pra se garantir no meio em que esta incerido.

eduardo.pereira1

Os EUA devem estar pedindo a Deus por um tiro de 22 ao menos só p/ entrar na CN e a varrer do mapa( ao menos seu governo imperialista e parte de sua força militar,que ,convenhamos mesmo com armas nao tao modernas, teem quantidade e contingente enormes).

daltonl

Na falta de outro lugar para postar …

No Aereo, foi postada nota sobre atualização de 4 E-2T para o padrão E-2K para Taiwan a um custo de 2,5 bilhoes de dolares, mas a fonte
não está correta, pois o valor correto é de 250 milhões de dolares para
as 4 unidades.

Em se tratando de “aviaozinhum” naval bem que poderiam postar aqui
também…:)

daltonl

USS John Stennis acompanhado apenas pelo USS Mobile Bay atracaram hoje em Cingapura para uma visita já previamente programada.