US Navy enviará laser experimental ao Golfo
A Marinha americana pretende, pela primeira vez, enviar seu Sistema de Armas Laser (LaWS, na sigla em inglês) para desdobramentos na região do Golfo Pérsico. O anúncio foi feito hoje pelo almirante Jonathan W. Greenert, chefe de operações navais da US Navy. Um protótipo do LaWS será enviado à região em um navio de assalto anfíbio adaptado. Experimentos prévios demonstram a eficiência do laser na neutralização de barcos de patrulha e na destruição de drones de vigilância.
O sistema de armas, ainda em fase experimental, só deve se tornar operacional no ano que vem, mas o anúncio desta segunda-feira vem como um aviso ao Irã para que reduza as atividades ofensivas no Golfo durante os próximos meses. A região vem passando por instabilidades devido às sanções econômicas impostas a Teerã pela comunidade internacional e ao impasse acerca do programa nuclear iraniano.
Os empregos do sistema a laser vão desde emissões não-letais para neutralizar sensores sem danificar a estrutura física do alvo, até incinerar barcos leves de ataque e aeronaves não-tripuladas.
FONTE: The New York Times via Militaryphotos.net (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em iglês)
O navio em questão é o USS Ponce, que de LPD a ser descomissionado
em fins de 2011, aos 40 anos de idade, ganhou uma sobrevida até 2014 como uma Base flutuante avançada para apoio de operações de contraminagem e patrulhamento no Golfo Pérsico, uma excelente e
dentro do orçamento, forma de se aproveitar um velho casco.