Skip to content
Poder Naval

Poder Naval

Marinhas de Guerra, História Naval, Indústria Naval e Estratégia Marítima

Primary Menu Poder Naval

Poder Naval

  • Arquivo
  • Regras para comentários
  • Os navios da Marinha em 2017
  • Política de privacidade
  • Publicidade / Advertising
  • Home
  • 2013
  • abril
  • 25
  • Eisa lança ao mar graneleiro ‘Log-In Tucunaré’
  • Marinha Mercante
  • Noticiário Nacional

Eisa lança ao mar graneleiro ‘Log-In Tucunaré’

Alexandre Galante 25 de abril de 2013 9

Log-In-Tucunaré

vinheta-clipping-navalO Estaleiro Eisa lança ao mar nesta quinta-feira, 25 de abril, o graneleiro Log-In Tucunaré. Este é o quarto navio de uma encomenda de sete embarcações que a Log-In tem com o estaleiro. Segundo a companhia, a operação movimentará 150 milhões de toneladas de minério de bauxita a granel no período.

“Com o lançamento ao mar do Log-In Tucunaré superamos mais da metade de nosso projeto de construção. Em 2015, completaremos nossa construção com a entrega dos outros três porta-contêineres. Isso é motivo de muito orgulho para a empresa”, diz o presidente da Log-In, Vital Jorge Lopes. O investimento estimado no navio é de R$170 milhões.

O graneleiro foi construído para atender ao contrato de 25 anos com a Alunorte, realizando viagens consecutivas entre os portos de Trombetas e de Vila do Conde, ambos no estado do Pará. Em janeiro de 2010, a Log-In iniciou a operação para a empresa com navios afretados. Uma das embarcações foi substituída em fevereiro deste ano, quando entrou em operação o graneleiro Log-In Tambaqui. A outra substituição está prevista para o início de 2014, quando o Log-In Tucunaré começará a operar.

Para a construção da embarcação foram utilizadas cerca de 13 mil toneladas de chapas de aço. Com 245 metros de comprimento, 40 metros de largura e calado de 11,58 metros, o navio tem capacidade individual de 80.100 toneladas de porte bruto e transporta cerca de 75 mil toneladas de bauxita por viagem. De acordo com a Log-In, o projeto da embarcação levou em conta a natureza da carga a ser transportada e a região onde irá atuar. Sua hidrodinâmica foi projetada para que tenha uma melhor navegabilidade, deslocando baixo volume de água para não prejudicar a população ribeirinha, que sofre com a erosão das suas margens agravada pela navegação fluvial. Seu consumo de combustível e emissão de gases consideraram padrões superiores de eficiência.

O Log-In Tucunaré foi adaptado para funcionar como sala de aula. Segundo Lopes, o programa Navio Escola é uma iniciativa da Log-In para contribuir com a formação e capacitação da marinha mercante brasileira. “O Log-In Tucunaré, assim como o Log-In Tambaqui, terá camarotes extras com o objetivo de receber estudantes e auxiliar em sua formação como marítimo. Consideramos de fundamental importância para a profissionalização desses jovens a possibilidade de conhecer uma operação na prática”, afirma o presidente da empresa. A Log-In escolheu como madrinha da embarcação Fernanda Gonçalves de Carvalho, esposa do presidente do Fundo da Marinha Mercante (FMM), Gustavo Lobo.

Todas as embarcações encomendadas pela Log-In ao Eisa estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal. Até 2014, a Log-In ainda receberá três novos porta-contêineres.

FONTE: Portos e Navios

Tags: Estaleiro Eisa, Log-In Tucunaré

Continue Reading

Previous Comissão do Congresso aprova MP dos Portos com mais de 150 mudanças
Next Derrotado na MP dos Portos, Planalto pretende vetar mudanças

Publicidade

Leia também

  • Indústria Naval
  • Marinha Mercante
  • Navios Mercantes
  • Noticiário Internacional

Outro navio chinês quebra recorde destacando posição do país na exportação de veículos

Redação Forças de Defesa 17 de maio de 2025 16
  • Aviação Naval
  • Marinha do Brasil
  • Noticiário Nacional

Caças do Esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil reforçam presença nos limites da Amazônia Azul

Redação Forças de Defesa 16 de maio de 2025 106
  • Concursos
  • Marinha do Brasil
  • Noticiário Nacional
  • Recursos Humanos

Marinha divulga concurso para técnico de nível médio

Redação Forças de Defesa 15 de maio de 2025 12
Subscribe
Notify of
guest

guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa
Ozawa
Visitante
12 anos atrás

Boa notícia. Belo navio. Faz-me lembrar de um graneleiro em que meu pai trabalhou: o N/M Rio Jaguaribe II do LB.

0
0
Responder
MO
MO
Reply to  Ozawa
12 anos atrás

porra teo pai foi do Jaguaribe e vc so fala agora !!!! gostava muito deste navio !!!!!

0
0
Responder
MO
MO
12 anos atrás

uia o bixu é um kamsarmax esquisitoide (por causa do 245 m loa x 40,00 m boca e calado de 11,58 m , um pouco diferente dos kamsarmax padrões (maior, mais bocudo, mas de menor calado, deve ser por causa da “rota do macaco molhado” que ele operará …) .. ta ficando desatualizado mesmo …

0
0
Responder
MO
MO
12 anos atrás

alias salvo um tremendo engano a fot eh fake, é do log tambaqui com o nome photoshopado …

0
0
Responder
Ozawa
Ozawa
Visitante
12 anos atrás

Pois é MO… Lá pelos anos 90… Nos estertores do glorioso LB… Saudades, muitas saudades…

A frota de graneleiros do LB que me lembro de memória: Apa, Açú, Trombetas, Rio Negro, Rio Branco e Jaguaribe II…

O único que vi de perto numa raríssima “visita” à baía de Guanabara – e passei ao lado dele quando a caminho do N/M Itapé – foi o Rio Negro…

0
0
Responder
MO
MO
Reply to  Ozawa
12 anos atrás

é dos graneleiros mesmo do LB so faltaram o Rio Verde e o Rio Grande da mesma classe do negro/branco e os dois box shapped Rio Acre (que nao existe … kkkk) e Rio Purus por classe todos os graneleiros puros do LB foram – Rio Negro, Verde, Branco Negro – Rio Assu e Apa (não açu) – Rio Jaguaribe II – Rio Trombetas – Rio Tefe e Coari dos LB estive a bordo do Rio Coari e do LLoyd Genova como Phaeton, LLoyd Tupiara como Anteos Lloyd Venezuela como Rose, LLoyd Houston como Aristoteles e do Rio Trombetas como… Read more »

0
0
Responder
Ozawa
Ozawa
Visitante
12 anos atrás

Ahhh… O Rio Tefé também…

0
0
Responder
Ozawa
Ozawa
Visitante
12 anos atrás

Se a memória não me falha a rota quase constante do Jaguaribe II naquela época: Santos/Rosário/Amsterdã/Santos…

0
0
Responder
MO
MO
Reply to  Ozawa
12 anos atrás

n’ao, era tramp, inconstante, fez muitas san lorenzo x ssz ou rosario x ssz com trigo, mass daqui pra fora muito pouco

0
0
Responder
wpdiscuz   wpDiscuz

Clique nos botões e navegue pela Trilogia

ForTePoder Aéreo Poder Naval

Fale com os Editores

Alexandre Galante
alexgalante@fordefesa.com.br

Guilherme Poggio
poggio@fordefesa.com.br

Nossa Missão

Desenvolver uma Mentalidade de Defesa no Brasil

A Estratégia Nacional de Defesa apresenta dentre suas metas o desenvolvimento de uma mentalidade de defesa na sociedade.

Nesse sentido, os blogs da “trilogia” Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br) têm como objetivo estimular o debate e a reflexão sobre a Defesa Nacional como Política Pública, divulgando a História Militar e as notícias mais revelantes sobre a Indústria de Defesa e Forças Armadas, explorando suas conexões com a Geopolítica, Geoestratégia e as Relações Internacionais.

Pesquise os posts pelas datas

abril 2013
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
« mar   maio »

Arquivo de posts

Categorias

Publicidade

História Naval

  • História Naval
  • Marinhas de Guerra
  • Navios de Guerra

A Grande Frota Branca: A ascensão naval dos Estados Unidos e a diplomacia do ‘Big Stick’

Redação Forças de Defesa 20 de maio de 2025 8

Entre dezembro de 1907 e fevereiro de 1909, os Estados Unidos realizaram uma das mais ambiciosas demonstrações de poder naval da história moderna: a viagem...

Read More
  • História Naval
  • Marinha Mercante
  • Marinhas de Guerra
  • Navios de Guerra

O ataque ao ‘Baependi’: O torpedeamento que levou o Brasil à guerra em 1942

Redação Forças de Defesa 14 de maio de 2025 11

O acervo do Arquivo Nacional possui fotografias de algumas das 35 embarcações brasileiras atacadas durante a Segunda Guerra Mundial. A fotografia deste post mostra o...

Read More
  • Armas Nucleares
  • História Naval
  • Marinhas de Guerra
  • Navios de Guerra
  • Sistemas de Armas

Swordfish: O único disparo de ASROC nuclear na Guerra Fria

Redação Forças de Defesa 11 de maio de 2025 8

Em 11 de maio de 1962, o destróier USS Agerholm (DD-826) protagonizou um dos testes nucleares mais singulares da Guerra Fria: o lançamento de um...

Read More
  • Aviação Naval
  • Guerras Modernas
  • História Naval

O Douglas A-4Q Skyhawk na Armada Argentina

Redação Forças de Defesa 11 de maio de 2025 19

Por Luiz Reis* Eram aeronaves A-4B ex-Marinha dos EUA (US Navy) que foram revisadas e atualizadas para serem entregues aos argentinos. Recebidos em 1971, foram...

Read More
  • História Naval
  • Marinhas de Guerra
  • Navios de Guerra

Um breve relato sobre a História Naval

Redação Forças de Defesa 27 de abril de 2025 37

Sérgio Vieira Reale Capitão-de-Fragata (RM1) “A arte da guerra nos ensina a não confiar na probabilidade do inimigo não vir, mas sim na capacidade de...

Read More
  • História Naval
  • Marinhas de Guerra
  • Segunda Guerra Mundial
  • Submarinos

Submarino italiano ‘Archimede’: a última missão no Atlântico Sul

Redação Forças de Defesa 18 de abril de 2025 5

Em abril de 1943, o submarino italiano Archimede foi afundado por aeronaves norte-americanas na costa brasileira. A tragédia marcou o fim de uma das mais...

Read More

Publicidade

Painel

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Sobre o site

O Poder Naval é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br). On-line desde 1997, especializado em Navios de Guerra, Marinhas de Guerra, Aviação Naval, Indústria Naval e Estratégia Marítima

Arquivo

Copyright © FORÇAS DE DEFESA. All rights reserved.
wpDiscuz