mh60x

A US Navy iniciou estudos do substituto dos helicópteros navais MH-60 com o programa MH-XX. A nova aeronave poderá entrar em operação a partir de 2028. A futura aeronave deverá considerar futuras ameaças. As missões que a aeronave deverá realizar são as mesmas do MH-60R e MH-60S como guerra anti-submarina, guerra de superfície, ataque terrestre, busca e salvamento de combate, apoio logístico (VERTREP), apoio a operações especiais e guerra de minas.

NOTA: a imagem do post é uma possível concepção do MH-X do US Army, o helicóptero furtivo que participou do raid contra a casa de Bin Laden. Uma das capacidades do MH-X é ser bem silencioso o que poderá ser uma das capacidades do MH-XX. Um helicóptero bem silencioso terá vantagens nas missões de guerra anti-submarina, guerra de superfície, ataque terrestre, busca e salvamento de combate e apoio a operações especiais. A furtividade no espectro radar também irá ajudar na capacidade de sobrevivência em vários cenários.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas

Só uma duvida.. Por ser um helicóptero furtivo não teria um modo de “esconder” aquele “cano” para reabastecimento aéreo? não aumentaria a furtividade? Me desculpe os termos nada técnicos, e agradeço por terem aberto novamente os comentários..

Space Jockey

Peraí, mas esse helicoptero nao é confirmado, por que pelo q pesquisei nao existem fotos publicas do mesmo, se supoe que ele existe…

Nelson Lima

Se o helicóptero tiver essa concepção, trata-se do Silent Hawk usado para matar Bin Laden. A sua tecnologia é derivada do falecido Comanche!

Nelson Lima

O rabo no helicóptero deve estar na China e sua cópia em breve voará!

Marcos

NOTA: A imagem do post é do MH-X do US Army, o helicóptero furtivo que participou do raid contra a casa de Bin Laden.

Corrija-se:

NOTA: A imagem do post é do SUPOSTO MH-X do US Army, o helicóptero furtivo que TERIA PARTICIPADO do raid contra a casa de Bin Laden.

Bosco

Lucas,
A sonda de reabastecimento é meio que impossível de ser escondida num helicóptero devido ao seu comprimento, obrigatório pelo diâmetro do rotor.

Nelson,
Mas só lembrando que o Comanche tinha um rotor de calda tipo fan carenado.

rommelqe

Continua sendo muito interessante o rotor de calda, mas me parece que recebeu vários improvements em relação aos dados das fotos que haviam sido divulgadas quando da missão Bin Laden. Notar que a área da coroa circular ativa que remanesce na projeção do cone stealth sobre o plano das helices certamente é suficientemente grande para garantir um empuxo bastante efetivo, permitindo manter a manobrabilidade e estabilidade requeridas. Mas isto é um aspecto trivial na dinâmica de voo. O que mais me chamou a atenção são dois outros aspectos: 1) aquelas aletas radiais integradas ao cone steath, as quais em uma… Read more »

Bravoone

Gostei da aeronave!

G-LOC

Lucas, não precisa esconder a sonda de reabastecimento, basta dar um formato furtivo para ela “sumir” do radar.

A foto do post ficou meio confusa pois fala de uma aeronave embarcada.

Nick

Estava esperando um Heli de desenho menos convencional, como X-2.

[]’s

Claudio Dönitz

“Nelson Lima disse:

9 de junho de 2013 às 8:54

O rabo no helicóptero deve estar na China e sua cópia em breve voará!”

O Paquistão retornou até as cinzas do helicóptero “acidentado” aos EUA.

Colombelli

Senhores, sabe o que eu penso do suposto helicoptero furtivo usado no caso Bil Laden? Acho que foi uma jogada diversionária, para fazer um monte de gente quebrar cabeça. Um coisa plantada propositadamente.

Se houvesse mesmo um helicoptero com aquela concepção e tecnologia sensível, duvido que tivessem deixado um grama dele que fosse no Paqusitão. Foi uma “destruição parcial” bem providencial.