NPa ‘Macaé’ (P 70) / PWAE – Comissão em Santos/SP

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macae-gustavo-casto-29-06-13

Imagens do NPa ‘Macaé’ (P 70) / PWAE, em comissão de patrulha, manobrando e navegando para atracação no cais da mortona, no Porto de Santos, em 29/06.

Para ver mais imagens: 

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/06/npa-macae-p-70-pwae.html

macae-gustavo-casto-29-06-13.2

Fotos: Gustavo Castro – Santos Shiplovers – 29/06/2013

 

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GUPPY

Interessante o ferro deste navio com unhas largas. Acho que na segunda foto não estão bem encaixadas no escovém.

eduardo.pereira1

Gosto deste navio, bonitao e para seu propósito creio eu estar bem equipado, me corrija se estiver errado prof/amigo Bosco !!rs

nunes neto

bonzinho, os próximos já virão com modificações, incrível como nossa industria naval demora para construir um desses!

Mauricio R.

Remendo de navio velho.

joseboscojr

Eduardo e MO,
Eu sou fã número 1 desse navio.
Tanto do ponto de vista estético quanto funcional.

Ivan

Marcelo ‘Ostra’, Que “lancha” (papo de não marinheiro) é esta na popa? O uso de RHIB (rigid-hulled inflatable boat), como aparentemente preferem os yankees, ou RIB (rigid-inflatable boat), como escrevem os ingleses, é essencial nos navios de patrulha. Alguns entendem (e concordo) que deve ser considerado como mais um sistema de armas a bordo. Os novos e bem maiores Amazonas dispõe do par de RIBs Pacific 24 (lanchinha legal… rsrsrs), mas este do Macaé parece ser menor. Ver foto: https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/09/NPa-Macaé-014a.jpg Não conheço nenhum RIB nacional, apesar de inúmeras lanchas e jangadas (coisa de nordestino.. he he he). Penso que investir… Read more »

José da Silva

Ivan,

Provavelmente são gringas e é melhor assim por uma simples questão de escala. São fabricadas por umas “três ou quatro” empresas tradicionais e simplesmente todo mundo compra deles, para seus meios navais, mercantes e de recreio. Existe um numero enorme de tipos de tudo quanto é tamanho de acordo com a necessidade do cliente.

joseboscojr

Ivan e José da Silva,
Esse semi-rígido tá com cara de ser esse:
-http://www.flexboat.com.br/sr_500lxg2.htm-

joseboscojr

Só pra ilustrar, há basicamente 4 tipos de “lanchas” usadas em navios:

1- Barco inflável
2- Barco inflável de piso rígido
3- Barco inflável de casco rígido (RHIB) ou como se diz no Brasil, barco de casco semi-rígido.
4- Barco de casco rígido

Ivan

Bosco, É isso mesmo! Uma SR-500M com 5 (cinco) metros de comprimento, cerca de 15 (quinze) pés.Na foto que indiquei acima tem um RHIB deste modelo com motor de 75 HP, o mínimo para esta versão de acordo com o fabricante. Os modelos maiores exigem maior motorização. Ainda mais interessante é sua fabricação em Atibaia – SP. Há versões maiores, como a SR 620M e SR 760M com 6,2 e 7,6 metros de comprimento respectivamente. O fabricante sugere que uma metralhadora .50 pode ser armada no flexboat maior, de 7,6 metros, que equivale a cerca de 23 pés. Vale a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Ivan e Bosco, grato pelas informações. De fato, sempre há assuntos para se aprender e contatos novos a fazer.

E, já que o assunto navio-patrulha está agradando, vou colocar umas fotos interessantes numa nova matéria agora.

CaL Aurora R.Pacheco

O Patrulheiro Macaé Para o NPa Macaé(P70) da Marinha do Brasil Netuno, o rei dos mares Prestou bastante atenção, Ao ver barco em suas águas, Quebrando a arrebentação… Empunhou o seu tridente com garra e galhardia, Para ver até onde iria Aquela nau e toda a sua ousadia… Seguiu-a na ventania E o barco lutador Enfrentava ondas gigantes Sem medo do seu furor… Pensou Netuno: É um barco protetor, Cuida da Natureza, Cuida dos homens do mar, Patrulha os oceanos Isso pode me ajudar! Netuno então observa, Depois de passar tão viril, Por tempestade tamanha, Que esse barco é do… Read more »