Helicóptero Wasp da Marinha do Brasil

Conhecido na Aviação Naval brasileira como UH-2 e UH-2A Wasp, este pequeno e ágil helicóptero operou no 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, a bordo dos contratorpedeiros “Gearing” e “Allen M. Sumner”, e nas fragatas classe “Niterói”.

O primeiro pouso a bordo no Brasil ocorreu em abril de 1975, no contratorpedeiro Mariz e Barros (D26). Três foram adquiridos novos em 1966 e mais sete foram adquiridos de segunda-mão da Royal Navy em 1977.

Os Wasp podiam realizar ataques a submarinos com torpedos Mk.44 e Mk.46, vetorados por navios da Esquadra. Eles realizavam missões de ligação e guarda de aeronaves a bordo do NAeL Minas Gerais, além de operar também a bordo do navio de apoio oceanográfico Barão de Teffé na Missão Antártica.

Veja o vídeo e mate a saudade do Wasp. Se não ficar satisfeito, pode ainda ver de perto o que está preservado no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro-RJ.

Helicóptero Wasp da Marinha do Brasil
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergiocintra

E também na entrada do museu da Macega (N-7016), assim como outro em frente ao hangar do Esquadrão (N-7040) no mesmo local.