Comando do 3° Distrito Naval tem novo Comandante

0

SO CP AUTO (80)

Em 5 de agosto foi realizada, na Base Naval de Natal (BNN), a Cerimônia de Transmissão do Cargo de Comandante do 3º Distrito Naval (Com3°DN), quando assumiu o Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda. A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, e contou com a presença de autoridades civis, como o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; e militares como o Comandante do II Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro-do-Ar Luiz Fernando Dutra Bastos, e o Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General-de-Brigada Carlos José Ignacio, além de integrantes da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) de vários estados e membros da sociedade local.

SO CP AUTO (103)

Após cerca 44 anos de serviços prestados à Marinha, dos quais um ano e quatro meses à frente do Com3ºDN, deixou o Serviço Ativo da Marinha, o Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa. Em sua palavras, o Vice-Almirante Gambôa enfatizou que “vivencio neste momento grande emoção e muita alegria. Emoção pela constatação de que, nos 44 anos de dedicados serviços à Marinha, vivi momentos intensos e únicos, em especial aqueles em que estive embarcado. Orgulho-me de ser marinheiro, talvez outra coisa não saiba ser! Nesses belos anos que aqui passei, meus sentimentos foram sempre de entusiasmo e alegria pelo privilégio de trabalhar naquilo que mais gosto e de estar junto ao mar. Estou convencido de que nós, homens do mar, formamos uma classe especial entre todos.”

O Almirante-de-Esquadra Palmer destacou que “comandar o Distrito Naval responsável pela maior área marítima de nossas águas jurisdicionais e detentor de importantes atribuições para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro é, sem dúvida, um gratificante e enorme desafio. Coube ao Almirante Gambôa, por um período aproximado de um ano e quatro meses, exercer tal Comando, missão que cumpriu com dinamismo e proficiência. Enquanto à frente do 3º Distrito Naval demonstrou qualidades que caracterizaram a sua carreira na Marinha: iniciativa; ótimo relacionamento com a sociedade e com a comunidade científica; descortino; e entusiasmo com as coisas do mar, atributos que, conjugados com sua forma de liderar e habilidade no trato de questões sensíveis, marcaram de forma indelével sua passagem no Cargo de Comando de Área tão importante. Ao Vice-Almirante Miranda, apresento as boas-vindas e manifesto a satisfação de poder continuar contando com sua competência e com seu assessoramento, desta vez a frente do Comando do 3º Distrito Naval, e expresso os meus votos de sucesso e felicidades no Cargo, com a certeza de que suas qualidades morais e conhecimento profissional o credenciam para tão importante desafio”.

SO CP AUTO (146)

O Vice-Almirante Miranda é procedente de Niterói, onde exercia o Cargo de Diretor de Hidrografia e Navegação. “Ao assumir o Comando do 3º Distrito Naval, sinto-me extremamente feliz e honrado pela bela comissão que me foi confiada e, ao mesmo tempo, consciente da responsabilidade e da importância do cargo. O 3º Distrito Naval possui a maior parcela da nossa ‘Amazônia Azul’, expressão já consagrada nacional e internacionalmente e que traduz todo o nosso patrimônio no mar, nas suas vertentes econômica, ambiental, científica e de soberania. Além disso, possui a maior área marítima, dentre todos os Distritos Navais, onde a Marinha é responsável pelas tarefas de busca e salvamento.”

SO CP AUTO (247)

Complementando, “dirijo-me pela primeira vez aos Oficiais, Praças e Servidores Civis do Comando do 3º Distrito Naval e Organizações Militares subordinadas para registrar a honra que sinto em comandá-los. Sejam leais, disciplinados, perseverantes e cumpridores do dever, para que, juntos, possamos vencer os mares bravios, com determinação, profissionalismo, alegria e espírito de corpo, características dos bons marinheiros. Agindo assim, dignificaremos o legado deixado pelos nossos antecessores e contribuiremos para a prosperidade do nosso País e para elevar ainda mais o nome da Marinha do Brasil.”

Antes de passar o Comando, o Vice-Almirante Gambôa recebeu homenagens de diversas instituições, como dos Escoteiros do Brasil, da Sociedade de Amigos da Marinha de Natal, da Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra do Rio Grande do Norte, do Iate Clube de Natal e da União Norterriograndense dos Oficiais da Reserva das Forças Armadas e Forças Auxiliares.

SO CP AUTO (188)

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação Social do Com3ºDN.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments