Panamax_02

Aproximadamente 160 militares dos Estados Unidos e mais 19 países chegaram ontem (12) à sede do Comando do Sul da Marinha americana para o início da operação PANAMAX 2013.

OS EUA e nações amigas treinarão a execução de operações de manutenção da estabilidade na região, a fim de reforçar a interoperabilidade entre as equipes multinacionais para atuação em operações internacionais complexas.

Além dos aspectos operacionais, a edição deste ano da PANAMAX procura reforçar a cooperação e o entendimento entre as Forças participantes. Ao longo do exercício, o comandante da 4ª Frota da US Navy, contra-almirante Sinclair Harris, chefiará as chamadas Forças Multinacionais do Sul.

“Os governos das nações integrantes da PANAMAX compartilham interesses, e esses exercícios fortalecem laços ao promoverem cooperação e entendimento mútuo entre as forças navais”, declarou Harris.

A PANAMAX é promovida anualmente pelos Estados Unidos. Em 2013 os participantes são: Argentina, Belize, brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, França, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai e República Dominicana.

A operação se encerra no próximo dia 16.

FONTE: Naval Today (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nunes neto

Na foto temos, 1 navio argentino, um americano e dois colombianos?

daltonl

O navio da vanguarda é equatoriano, uma fragata classe Leander que já pertenceu a marinha chilena.

Os outros dois são chilenos com a fragata da US Navy ao fundo.

abs

daltonl

Pensando melhor…o navio do meio entre a fragata da US Navy e o chileno é peruano.

nunes neto

A bandeira parece a do Chile

Rafael M. F.
Rafael M. F.

Vídeo da explosão:

Rafael M. F.

Outro vídeo:

João Filho

Off topic:
MUMBAI – Eighteen Indian sailors were trapped and some were killed after an explosion and fire on a diesel-powered submarine berthed at a base in Mumbai on Wednesday.
Defense Minister A.K. Antony said crew members inside the Russian-built INS Sindhurakshak had died.