INS Sindurakshak: falha no carregamento de mísseis pode ter causado explosão.

2

M_Id_410282_INS_Sindhurakshak

Segundo informações divulgadas hoje pelo jornal Mumbai Mirror, a explosão do submarino INS Sindurakshak, fabricado na Rússia para a Marinha indiana, pode ter sido provocada por um curto-circuito durante o carregamento de mísseis “Club”. O incidente aconteceu ontem no porto militar de Mumbai.

Segundo fontes ligadas à Marinha, a tripulação carregava os mísseis em dois compartimentos da embarcação. Ao trabalharem no segundo compartimento, os tripulantes colocaram um míssil em posição errada, provocando um curto-circuito e o disparo de dois outros mísseis, um dos quais atingiu uma parede do cais e outro explodiu dentro do submarino, causando o naufrágio. Acredita-se que pelo menos 18 tripulantes tenham morrido.

Mergulhadores navais indianos fizeram a primeira incursão aos destroços do submarino diesel-elétrico. Ainda não foram encontrados sobreviventes entre os destroços.

O ministro da Defesa da Índia, A.K. Antony, que foi às pressas para Mumbai após o acidente, prestou condolências durante entrevista coletiva realizada ontem diante de membros da Marinha e das famílias dos tripulantes presos no Sindurakshak no momento da explosão. Os esforços se concentram agora na segurança de possíveis sobreviventes e do pessoal envolvido na operação de resgate, além da possibilidade de salvar o submarino.

explosaosubmarino1rts

FONTE: Voz da Rússia e Naval Today (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Monteiro

Prezados,

Off topic:

Foi realizado hoje “roll out” do AF-1M (AF-1B) da Marinha do Brasil, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto.

cristiano.gr

Os paquistaneses têm visto muitas notícias ruins das FAs indianas, caças fazendo viúvas, caças impedidos de voar, helicóptero, submarino explodindo. Estão vendo os indianos sofrerem grandes perdas sem eles precisarem gastar uma bala. Será que ficam apenas admirados, ou faceiros, ou, mais dificilmente, solidários? Talvez tenha uma mãozinha deles escondida, não dá p duvidar.