Home Inteligência NSA divulga nota sobre espionagem na Petrobras

NSA divulga nota sobre espionagem na Petrobras

203
20

Agência americana alega coletar informações econômicas e financeiras para prevenir crises

 

vinheta-clipping-navalRIO – Procurada pelo “Fantástico” para comentar as denúncias de que a Petrobras foi alvo de espionagem do governo americano, a NSA respondeu, por meio de sua assessoria, que “não usa nossa capacidade de espionagem internacional para roubar segredos comerciais de companhias estrangeiras para dar vantagens competitivas a empresas americanas”. Questionada pelo “Fantástico” sobre o motivo de ter espionado a Petrobras, a agência americana informou que isso é tudo o que tem a dizer no momento.

Após a exibição da reportagem no Fantástico, uma segunda nota de imprensa, desta vez assinada pelo diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, foi enviada pela Agência de Segurança Nacional.

O órgão do governo americano alega coletar informações econômicas e financeiras para prevenir crises que possam afetar os mercados internacionais.

No entanto, reafirmou que não rouba segredos de empresas de fora dos EUA que possam beneficiar companhias americanas. A embaixada britânica em Brasília e o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido alegaram não comentar assuntos relacionados a inteligência.

FONTE: O Globo

20
Deixe um comentário

avatar
20 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
18 Comment authors
WilliamSALDANHA DA GAMAEduardoCelsoMelkor Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rafa
Visitante
Rafa

Eita cinismo

Rafa
Visitante
Rafa

Mas eu acredito nessa conversinha mole… Acredito também que a Guerra na Siria tem como principal objetivo dos EUA a difusão dos tão propalados “valores acidentais”… – os valores da industria de armas, cujos donos compram parlamentares para arranjarem guerras pra que eles possam lotar os bolsos de dinheiro e trocar suas FERRARIS CALIFORNIAS . – os valores da ku klux klan – os valores de ABU Graibi – os valores que os soldados urinando em cadáveres mortos expressaram tão bem – os valores da arrogância e do desprezo pela ONU e pelas instituições e normas do direito internacional… Dentre… Read more »

David
Visitante
David

alguém vai defender eles ainda?
podem justificar dizendo que todos os países espionam, que isso é normal, entretanto muitos diziam que os Estados Unidos era o “poço da democracia e honestidade do mundo”,acredito que muitos nesse site ficara contra o Brasil, e ate criticara o governo (o governo foi/é incompetente), mas isso não deixa de ser algo muito serio contra a soberania.

Raul
Visitante
Raul

Eles ameaçam até a China por causa de espionagem e o Brasil tem que ficar quieto?

David
Visitante
David

infelizmente o Brasil não tem o que fazer, impossível retaliar os Estados Unidos, o ideal era que nossos governantes, desde muitos anos tivesse se precavido.
O Brasil já deveria ter desenvolvido seu próprio sistema operacional para uso interno(governo) desenvolvido softwares importante e compatível com esse sistema operacional e uma grande rede interna (internet privada) sem acesso a internet “americana”, para acessar a rede internacional de computadores poderia ser usados os pc bugado mesmo com windows desde q informações privadas não estivesse nele. Profissionais no Brasil para construir isso existe, basta dinheiro e um grande projeto com os centros universitários.

Heron
Visitante
Heron

vamos fazer de conta q a gente acredita nisso tio sam, pq não nos resta outra alternativa rsrs..

mas, tbm quem mandou o brasil não investir em contra-espionagem e tecnologia de ponta pra se prevenir dessas coisas.
Do jeito q anda as coisas aqui, é bem capaz do paraguai ou a bolivia conseguir espionar e sair de fininho se serem incomodados.

sub-urbano
Visitante
sub-urbano

Nem ligo. A Petrobrás já devia ter sido privatizada a tempos. A gasolina é muito cara. Nesse país tudo é caro, moradia, comida, energia. A unica medida Dilmista que barateou alguma coisa foi com os médicos importados. Ainda assim demorou muito, passei muito tempo pagando salários estratosféricos pra vagabundos que só medem pressão e receitam aspirina.

Eduardo Ramos
Visitante
Eduardo Ramos

Ou o Brasil toma uma decisão em torna-se uma poderosa nação ou até uma potencia sendo respeitado e temido pelas demais nações ou vai permanecer dessa forma sendo motivo de piada ente as nações tendo seus governos ,instituições e empresas espionados tendo seus segredos observados e a sua credibilidade internacional ameaçada se os Americanos que ditam essa forma nociva de conduzir seus governos e a sua forma de lidar com o resto do mundo quiserem a nossa amizade
Aliança e quiserem serem nossos parceiros comerciais devem para de nos espionar, bisbilhotar e querer atrapalhar nosso progresso!

Leonardo Barreto
Visitante

Não é de hoje, só que agora foi tão escancarado que fica feio não tomar atitude, espero que agora o Brasil faça ao invés de ficar pensando demais no satélite próprio, pra não ficar tão vulnerável assim.

Zorann
Visitante

Tnta ingenuidade! Vocês (comentaristas acima) realmente acham que ser espionado é um privilégio nosso? Ou vocês acham que somente os americanos que nos espionam? Vocês acreditam que o MI6, Mossad e antiga KGB simplesmente não existem mais? Hoje em dia há um mercado enorme para espionagem industrial. Hackers com contratados a preço de ouro para invadir sistemas, capturar informações e roubar segredos. Isto é normal. Vou contar um pequeno caso que aconteceu aqui em minha cidade: Um conhecido nosso, aqui na cidade, era famoso entre os amigos por invadir sistemas por simples brincadeira. Moro numa cidade de 20.000 habitantes. Começou… Read more »

L550D
Visitante
L550D

Não sei que atitudes os amigos querem que o Brasil tome. Primeiramente todo mundo nos espiona, não apenas EUA, outra, não vai ser pedindo ou dando chilique que o mundo irá se solidarizar e encerrar suas atividades de espionagem. Chega a ser falta de caráter, ficar fazendo tanto alarde, e tentando colocar o povo contra um “inimigo comum”, quando perdemos duas refinarias na Bolívia (de modo bem vergonhoso) e nada fizemos, pelo contrário, doamos material militar a Evo, nosso amiguinho bolivariano. Devíamos nos preocupar é com nossos inimigos internos, com nossos vizinhos e até nos preocupar mais com a China… Read more »

Marcelo Danton Silva
Visitante
Marcelo Danton Silva

Cadê a caserna??!! Só tem comentários não pertencentes a turma. Bem! Isso quer dizer que o pre-sal TÁ COM TUDO. O pré-sal é realidade, existe, tem muito petróleo e necessita tecnologia que temos. A petrobras é uma gama de várias empresas mundiais, tem de tudo que é nacionalidade ali. NEGÓCIOS É A CHAVE! Querem participar dos melhores blocos e abastecem de informações seus empresários….Pearl Habor foi bombardeada por uma “transação comercial” forçada que o Japão da época não engoliu bem…foram enganados…nos idos 1890 1910. O problema não é a espionagem…é a gama de pessoas em postos chaves nas FA que… Read more »

Luke Skywalker
Visitante
Luke Skywalker

Só uma pergunta, cadê os admiradores dos americanos daqui, que até agora não vieram defender com desculpas estapafúrdias sua amada 2ª pátria ou será a 1ª ??

Zé
Visitante

Que atitude? Retaliar os EUA? Como se Russia, China, França, UK, Israel e qualquer outro país sério não fizesse espionagem, desde os tempos Biblicos Toda esse blá blá blá esquerdo-eleitoreiro pra engabelar os trouxas brasileiros. Ninguém fala no que realmente deveria ser feito: dar o devido valor ao Serviço Nacional de Inteligência (e contra-inteligẽncia), ter satélites E LANÇADORES DE SATÉLITES, próprios entre outras medidas de Segurança Nacional e de interesses vitais do Brasil. Mas qual o quê? Essa é a merda do B…….

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

O Brasil pode converter a seu favor toda esta situação, de uma forma dificil de se contraposta por qualquer potencia e utilizando a bandeira da democracia e igualdade dos paises: a) Baixar duas legislações: a.1) Uma legislação punitiva a empresas ou instituições que tenham laborado em espionagem no Brasil e vazado informações para fora a.2) Uma PEC, uma emenda a nossa constituição, para deixar claro como política de estado, que o Brasil “NÃO RECONHECE COMO CRIME QUALQUER ATO DE DELAÇÃO SOBRE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS OU ACORDOS INTERNACIONAIS CONSIGNADOS JUNTO A ONU, SENDO PASSIVEL DE CONCESSÃO DE ASILO POLÍTICO AQUELES… Read more »

Melkor
Visitante
Melkor

Segundo denuncia dos Franceses, a empresa americana que venceu o contrato do Sivan foi sim ajudada pela espionagem norteamericana. Que eles e os ingleses insistem e chamar de inteligência.
Esse papo de espionar para evitar crise parece conversa para boi dormir, vide as crises econômicas que estão afetando o mundo nos últimos anos.

Celso
Visitante
Celso

As instituiçoes deste pais estao podres e carcomidas, nao adianta espernear………..nao tem soluçao………mas tem aqueles q ainda acham q tudo esta de acordo……..qta inocencia. Vamos pagar muito caro la na frente……….podemos nos indignar e dai ?? o q vai acontecer ??? governantes tolos e mediocres q produzimos nestes ultimos 30 anos.

Sds

Eduardo
Visitante
Eduardo

Muito interessante Carvalho2008,mas nao creio ser este o proveito que nossa chefa e seus amiguinhos farao desta situaçao e sim uma melhor negociaçao do SH e mais alguma s coizinhas( navios e outros avioezinhos de maior porte ) mas isto é a minha opiniao . Gente chega deste negócio de Eua malvado,mau .bobo feio e cumedor de crianças ,toda grande naçao espiona pra se resguardar de possiveis ameaças à sua soberania, se o Brasil nao o faz e nisto nao investe (como em quase tudo relativo a defesa )é problema do Brasil e começou a colher os frutos de sua… Read more »

SALDANHA DA GAMA
Visitante
SALDANHA DA GAMA

Ainda não vi uma posição sequer sobre como conter futuramente as investidas das espionagens mundiais sobre o brasil! Ficar chorando e se lamuriando, acusando e cobrando nao vai adiantar nada, ainda mais contra quem nos espionou (eua e gbr) façam algo para proteger as informações e nao ficarem catatônicos com o que já ocorreu! Sinceramente trocar mensagens importantes e confidenciais pelo gmail é coisa de um amadorismo profundo e sem tamanho! Do jeito que está nossa contra-espionagem (sic) o país não pode ter nenhum projeto estratégico que seremos espionados e teremos roubados tudo que fizermos em desenvolvimento estratégico, se bobear… Read more »

William
Visitante
William

David disse: 9 de setembro de 2013 às 23:26 Colega, já a algum tempo utilizamos Linux, mas de modo muito modesto ainda (ao meu ver)… precisamos expandir esta utilização. O Brasil domina várias versões do Linux de forma singular. Falo com conhecimento de causa, não como curioso. Na empresa em que gerencio a área de TI, quando se trata de segurança eu só utilizo Linux. Veja os exemplos abaixo: http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/tema/163/materia11.htm Depois de quatro anos de testes, Serpro define plano para orientar o uso do software livre na Empresa. Agora é definitivo: o Serpro vai adotar o Linux como sistema operacional… Read more »