Teste bem-sucedido de mísseis SM-3 e THAAD contra alvos múltiplos

0

USS Decatur lança SM-3 Block IA em teste de 9set2013 - foto USN

Foi testada a defesa em camadas contra dois mísseis balísticos de médio alcance, lançados quase simultaneamente, um deles interceptado por míssil SM-3 disparado por destróier da Marinha dos EUA e outro por um THAAD

Segundo nota divulgada na semana passada pela Marinha dos EUA (USN), foi feito com sucesso um complexo teste de defesa antimíssil balístico, resultando na interceptação de dois alvos, mísseis balísticos de alcance médio.

O teste, planejado há mais de um ano e realizado na área de testes Reagan (Pacífico Oeste), envolveu principalmente o destróier lançador de mísseis guiados USS Decatur (DDG-73), radares transportáveis AN/TPY-2, o sistema THAAD (Terminal High Altitude Area Defense) de lançamento de mísseis interceptadores de mísseis em trajetória terminal, além de diversos outros equipamentos e organizações envolvidas no desenvolvimento dos sistemas.

USS Decatur DDG-73 em set2012 - foto USN

Foi testada a capacidade dos sistemas de armas Aegis Ballistic Missile Defense (BMD) e THAAD funcionarem numa arquitetura de defesa em camadas, frente a uma ameaça de dois mísseis balísticos lançados de forma praticamente simultânea.

Os mísseis balísticos foram detectados por um radar transportável do tipo AN/TPY-2, que passou as informações dos alvos para o sistema C2BMC (Command, Control, Battle Management, and Communications – comando, controle, gerenciamento de batalha e comunicações). O USS Decatur, com seu sistema Aegis, detectou e acompanhou o primeiro alvo com seu radar embarcado AN/SPY-1 Em seguida o sistema de armas Aegis BMD estabeleceu uma solução de disparo e lançou um míssil SM-3 (Standard Missile-3) Block IA, que interceptou o alvo com sucesso.

Na demonstração da capacidade de defesa em camadas, um segundo radar AN/TPY-2, em conjunto com o sistema de armas THAAD, adquiriu e acompanhou os mísseis. O sistema estabeleceu a solução de tiro e lançou um míssil interceptador THAAD, que interceptou com sucesso o segundo míssil balístico. Também segundo o planejamento para demonstrar a defesa em camadas, foi lançado um segundo interceptador THAAD contra o alvo destruído pelo sistema Aegis, como medida de contingência em caso de insucesso do míssil SM-3.

Lançamento míssil THAAD - foto via USN

Os programas de defesa antimísseis balísticos dos Estados Unidos já completaram 62 interceptações bem-sucedidas em 78 testes realizados desde 2001, segundo a nota da USN.

FONTE / FOTOS: Marinha dos EUA – USN (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments