S 33 Tapajó

Após sete meses em comissão, na Costa Leste dos Estados Unidos da América (EUA), onde participou de operação militar conjunta com a marinha norte-americana, a VI Deployment 2013, o Submarino Tapajó (S-33) foi recepcionado com honras de passagem, na manhã do dia 18 de setembro, pelos Submarinos Timbira e Tikuna e um helicóptero HI-6B “Bell Jet Ranger III”. O evento ocorreu nas proximidades da Ilha Rasa, ao largo da Praia de Copacabana.

Os submarinos, então, demandaram em formatura a entrada da Baía de Guanabara, atracando, na Base de Submarinos, em Niterói. A operação foi acompanhada de perto pelo helicóptero da Marinha e por jornalistas dos principais veículos de comunicação, a bordo do Aviso de Instrução ALMIRANTE JÚLIO HESS.

2

Após a atracação, o Comandante do Submarino Tapajó, Capitão-de-Fragata Horácio Cartier, recebeu os cumprimentos do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos, que entregou ao navio uma placa em reconhecimento à missão bem cumprida. Em seguida, a tripulação foi recepcionada com emoção por seus familiares.

3

Em sua primeira participação na Comissão “Deployment”, que envolveu o emprego de meios navais e aeronavais da marinha norte-americana,o Tapajó realizou 135 dias de mar e concluiu com êxito uma gama de exercícios de variados níveis de complexidade. Adestramentos que contribuíram significativamente para elevar o grau de aprestamento da tripulação. Destacam-se o lançamento instrumentado de dois torpedos MK 48, na raia da Atlantic Undersea Test and Evaluation Center, nas Bahamas, para cumprir uma das etapas do processo de conclusão da modernização do novo sistema de combate integrado do navio (um conjunto de equipamentos que integra a direção de tiro com os sensores de bordo e seus periféricos de auxílio à navegação, permitindo uma acurada compilação do quadro tático) e os adestramentos de guerra antissubmarina, quando o S-33 compôs, juntamente com o Submarino USS ALBANY (Classe Los Angeles) um grupo de batalha nucleado no Porta-Aviões USS HARRY S. TRUMAN (Classe Nimitz).

FONTE: Nomar (título original: “Submarino “Tapajó” é recepcionado com honras de passagem ao regresso de comissão nos EUA“)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Blind Man's Bluff

Parabéns senhores, nos orgulhamos de vocês!