Projeto piloto do Programa ‘Suboficial-Mor’ é implementado na Fragata ‘Independência’

12
Suboficial-Mor
SO-SI Reinaldo assumindo o cargo de Suboficial-Mor

O projeto piloto do Programa “Suboficial-Mor” é uma iniciativa da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM) para analisar a aplicabilidade do programa “Command Master Chief”, da Marinha estadunidense à Marinha do Brasil. O propósito é contar com um militar da guarnição com forte liderança sobre as Praças e que tenha um canal direto com o Comandante, via Imediato, a fim de tratar das questões relativas à moral, bem-estar, satisfação profissional, carreira, disciplina e apoio familiar das Praças.

Em face do pioneirismo da iniciativa, foram escolhidas somente quatro Organizações Militares em toda a Marinha para implementação do mesmo. O único navio selecionado foi a Fragata “Independência”.

Assumiu o cargo o Suboficial-Sinaleiro Antônio Reinaldo Ferreira Nascimento, que serve na Fragata “Independência” há mais de sete anos contínuos. O Suboficial Reinaldo foi submetido às provas escritas e exames psicológicos para ratificação de seu nome. Logrado êxito nessa etapa, o militar iniciou o curso especial de preparação para Suboficial-Mor, no qual aprimorou conhecimentos nas áreas de liderança, carreira de Praças, gestão de recursos humanos e práticas de gestão. Além disso, teve a oportunidade de visitar e conhecer as facilidades da assistência integrada para a Família Naval.

O “Suboficial-Mor” terá a duração de dois anos e será permanentemente acompanhando por uma comissão de implementação e avaliação, composta por representantes dos diversos setores que participaram dos estudos.

FONTE: Nomar

NOTA DO PODER NAVAL: Assista abaixo o documentário educacional da US Navy que mostra o importante papel dos “Chiefs” naquela Marinha:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

Tomara que isso pwegue e os 2T, 1T e CT o reconheçam como tal !!!…..

Marine

WOW!!!

Quer dizer que em pleno 2013 a MB e possivelmente as outras forcas nao tinham pracas de carreira que sirvam nessas posicoes?!

Estou de queixo caido….

MO

ao contario Dear rodolfo, aqui incentivam forçam NCO´s a dar baixa para nao estabilizar .. a Brigada Pqd do EB que o diga, em verdade qqr unidade militar que o diga ….

MO

ahhh e ta em tetes, sem garantia de integração ….

Em tempo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/09/mt-cypress-galaxy-3ely4-e-ms-csav.html

daltonl

Já estava mais do que na hora, parabéns ao escolhido que certamente
mereceu.

Ruskies também já perceberam, finalmente, a importância e necessidade desses “elos” entre oficiais e praças e estão avançando nessa área
também.

Em resumo: o que é bom deve ser copiado mesmo.

Wagner

mais um link off topic de sugestão para pentelhar o Galante !! kkkkkk !!

http://en.rian.ru/military_news/20130923/183665126/Russian-Navy-to-Get-New-Missile-Systems-Next-Year.html

🙂

Farragut

Como bem mostra o documentário, não adianta dar título sem atribuir responsabilidade. Não adianta ser canal de comunicação, tem que contribuir para ou até mesmo resolver problemas antes de meramente retransmití-los ao Comando.

Guilherme Poggio

Na USN sempre funcionou. Militar respeitadíssimo em qualquer OM de lá.

Torço para que funcione aqui também.

giltiger

É uma função dificílima e que vai contra a estrita hierarquia e espirito de corpo dos oficiais nas forças armadas. Esta praça subalterna ao fazer o link direto entre as praças e o Comandante e Imediato faz um bypass por todos os demais oficiais da organização. E isto o torna um ALVO dos oficiais que não querem que certas coisas ou ações suas sejam do conhecimento do seu comandante ou imediato. A mentalidade americana suporta o bypass hierárquico quando a ação empreendida pelo Master Chief se comprova correta e meritória, os oficiais “afetados” acabam por se enquadrar… Na NOSSA mentalidade… Read more »

erabreu

Incrível como a MB está no STATE OF ART da coisa.
Muito estranho, que nestes tempos de aparelhamento do país com intuitos bolivarianos, a MB venha desencavar essa “quebra de hierarquia”.
Não duvido que numa marinha como a US Navy a coisa funcione come deve, mas aqui, soa casuístico.

alessandro longobucco

Com algumas décadas de atraso, mas tudo bem está velando!!!

Zildo Pereira da Silva

Observação: Se o canal é direto com o Comandante, via Imediato, a fim de tratar das questões relativas à moral; etc…Em havendo intermediário, deixa de ser diretamente!!!!