802831

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira que o seu exército está em alerta e preparado para lançar um ataque, em antecipação aos exercícios conjuntos entre navios militares dos EUA, Japão e Coreia do Sul. Um porta-voz do Exército do Povo da Coreia (EPC) alertou para as “consequências desastrosas”, caso a marinha norte-americana leve a cabo o exercício.

As manobras navais tripartidas estão marcadas para esta terça-feira, se a ameaça de um tufão na área for afastada, diz a AFP. Entre as embarcações envolvidas nos exercícios está o navio-aeródromo de propulsão nuclear USS George Washington.

“As unidades de todos os níveis de serviços e militares do EPC receberam ordem de emergência para reexaminar os planos de operações já ratificados e manter-se totalmente preparados para lançar um ataque imediato a qualquer altura”, revelou o porta-voz, em declarações à agência governamental KCNA.

“Os EUA serão totalmente responsáveis da catástrofe atroz contra as suas forças de agressão imperialistas”, continuou o porta-voz.

Pyongyang está prestes a renovar um reator nuclear em Yongbyon, de acordo com fontes russas e norte-americanas, citadas pela AFP, que estaria em “condições terríveis”.

De acordo com a Reuters, os EUA têm 28.500 militares estacionados na Coreia do Sul, e este tipo de exercícios conjuntos entre os aliados regionais são “cada vez mais habituais”, esclareceu um porta-voz do exército norte-americano. Na segunda-feira, o ministro da Defesa da Coreia do Sul afirmou que se tratava de um exercício de rotina e que seria “errado” qualquer crítica da parte dos seus vizinhos do Norte.

As ameaças por parte da Coreia do Norte são vistas como uma forma de afirmação doméstica e internacional, raramente com implicações práticas. Em 2010, Pyongyang lançou um ataque surpresa contra a Coreia do Sul que provocou a morte de 50 pessoas, naquele que foi uma ação sem precedentes desde a Guerra da Coreia (1950-53).

“O Norte tenta atrair as atenções do planeta para o fato de que está vigiando de perto estas manobras”, observa o professor da Universidade de Estudos Norte-Coreanos em Seul, Yang Moo-Jin, citado pela AFP. “Querem também alertar a sua população para as ameaças contra a sua segurança, provenientes dos EUA, da Coreia do Sul e do Japão, e preparar o terreno para poderem rejeitar a responsabilidade em caso de um novo pico de tensões”, acrescenta o especialista.

Uma tentativa de aproximação entre os dois países da península coreana levou à reabertura do complexo de Kaesong gerido em conjunto entre o Norte e o Sul, em Agosto, mas desde então as conversações pouco se desenvolveram.

FONTE: publico.pt (adaptação do Poder Naval)

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

zzzzzzzzzzzzzzzz

mdanton

uuuiiiiiii!! QUE MEDOooo!! Quando a imprensa vai parar de reverberar esses palhaços??!!

Fabio ASC

Quanta balela….. e o pior é que um dia eles vão acabar fazendo titica.

Sniper

Vem neném, vem…

Vassili

Fabio,

Estaria vc imaginando que eles poderiam um dia TENTAR atacar a US Navy durante um desses exercícios conjuntos????????

Te digo que seria a última burrice que eles fariam na vida deles.

Abraços.

MO

ow Ovi considere que os norte coreenses nao tem um pensamento normal, vai que um General Fe Reei Rão Yong da vida rezolva fazer macaquice e dar sua vida (e de sua tropa tbm) pelo Grande Lider …..

Jacubão

em poucas palavras “cão que ladra não morde”

Fabio ASC

Caro Vassili, faço minhas as palavras do MO… lá o povo é meio doido.

Vassili

Sepol, Vc quis dizer Grande Lider Kim Jon “Kiko”??????????? Parafraseando a Dona Florinda: Tesouro, vai lá na praia e lança uns mísseis nusamericanus malvadus. Só para eles ficarem espertos. Enquanto isso mamãe leva um lero aqui com o prof. Girafales rsrsrsrsrrsrssss…………. Agora falando sério, eu não considero que o pessoal por aquelas bandas sejam assim meio maluquinhos. O problema é que desde a divisão do país em Norte e Sul, o Norte entrou em um círculo vicioso político e ideológico que simplesmente os impede de dar o braço à torcer e admitir que o Sul tem mais futuro que eles.… Read more »

MO

ovi, vc ja teve algum contato com norte coreense, ja estive mais de uma vez em navios deles, os cara sao Kim Dae julien FC, como falei o meu me do nem eh o kiko e sim um dos generais dele resolverem aparecer ou estar muito pilhadinho e fazer um cagada, tal qual aconteceu naquele filme do CT Americana caçando um SSN russo e na empolgação o EGA do navio misturou uma ordem do CO do CT e resultou em uma explosão nuke tatica indo o CT e o SSN pro Acre … os cara são punk meu, parecd os… Read more »