INS Vikramaditya (R33)

INS Vikramaditya 3

Após uma reforma que demorou cinco anos além do previsto e custou duas vezes o preço estimado, o INS Vikramaditya, navio-aeródromo da Marinha indiana, partirá das águas territoriais russas para a Índia no próximo dia 30 de novembro, e deve chegar ao porto de Mumbai em fevereiro de 2014. As informações foram divulgadas ontem (14) pelo vice-primeiro ministro, Dmitry Rogozin, durante encontro com o primeiro ministro, Dmitry Medvedev.

Com a renegociação do contrato, o porta-aviões deveria ter sido entregue pela Rússia em dezembro de 2012, mas foram necessários reparos extras depois que um ciclo de provas de mar mostrou problemas no isolamento térmico das caldeiras da embarcação. “Os problemas encontrados durante as provas de mar foram solucionados”, afirmou Rogozin, que também é responsável pelas indústrias espacial e defesa russas.

O Vikramaditya, antes chamado Admiral Gorshkov, é um porta-aviões modificado da classe Kiev, comissionado pela Marinha da URSS em 1987 e descomissionado em 1996, por conta de cortes orçamentários na Marinha Russa após o fim da União Soviética.

A reforma no navio se arrastou de uma crise para outra desde que Índia e Rússia assinaram em 2004 o acordo de aquisição. A entrega da embarcação foi adiada três vezes, elevando o custo dos reparos e do reaparelhamento para 2,3 bilhões de dólares e causando indisposições na relação entre os dois países.

A Marinha indiana já recebeu algumas das aeronaves MiG-29K que deverão operar no convoo do Vikramaditya.

FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments