078-NEW-BRAZILIAN-NAVY-SHIP-BEGINS-OCEAN-CROSSING-2

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), localizado em Natal (RN), receberá o Navio-Patrulha Oceânico (NpaOc) “Araguari” (P122), que irá marcar um importante incremento para a segurança e a proteção das riquezas das águas da região. O evento ocorrerá, no dia 25 de outubro, a partir das 11h, na Base Naval de Natal (BNN).

Com o objetivo de recepcioná-lo, em sua primeira atracação na BNN, será realizada uma parada naval, com a participação do Navio-Patrulha “Macau”, do Navio-Patrulha “Grajaú”, do Navio-Patrulha “Graúna” e do Navio-Patrulha “Guaíba”. Por volta das 10h, as pessoas que estiverem nas proximidades da Praia da Redinha, Zona Norte de Natal, poderão visualizar o evento.

O NPaOc “Araguari” foi transferido para o Setor Operativo, no dia 9 de outubro, no Rio de Janeiro, passando a ficar subordinado ao Com3ºDN e, mais especificamente, ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste. O Navio desatracará do Porto de Recife, no dia 24 de outubro, e realizará diversos exercícios operativos antes de chegar em Natal.

Construído no estaleiro de Scotstoun da “BAE Systems” e finalizado em Portsmouth, no Reino Unido, o NPaOc “Araguari” é o terceiro navio da classe “Amazonas” incorporado à Marinha do Brasil. Os outros navios da mesma classe, o “Amazonas” e o “Apa” já estão em operação no Brasil. A principal característica desses meios é a flexibilidade, possibilitando seu emprego em diversas tarefas, tais como: operações de patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão a atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica.

Principais características:

•        Comprimento Total: 90,5 metros;

•        Comprimento entre Perpendiculares: 83 metros;

•        Boca Máxima: 13,5 metros;

•        Calado: 4,5 metros;

•        Deslocamento Carregado: 2.170 toneladas;

•        Velocidade Máxima com 2 MCP: 25 nós;

•        Raio de Ação a 12 Nós: 5.500 milhas náuticas;

•        Autonomia: 35 dias;

•        Capacidade de Tropa Embarcada: 51 militares;

•        Armamento: 1 canhão de 30mm e 02 metralhadoras de 25mm;

•        Sistema de Propulsão: 2 Motores MAN 16V28/33D 7.350 HP;

•        Geração de Energia: 3 Geradores CATERPILLAR de 550 kW;

•        1 Gerador Caterpillar de 200kW;

•        Tripulação: 11 Oficiais, 21 SO/SG e 48 CB/MN; e

•        Capacidade de Transporte de Carga: 6 contêineres de 15 toneladas.

FONTE: Nomar

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini

Sempre achei que um dos NPaOc deveria mesmo ficar subordinado ao 3ºDN, dada a enormidade da área marítima sob sua jurisdição que inclui toda a área do Salvamar Nordeste – mapa no link abaixo: https://www.abrapat.org.br/areas_dos_DN_e_Salvamar-pequeno.jpg Segundo as informações do Comando do 3ºDN sobre as unidades subordinadas, o navio vai se somar a outros quatro classe “Grajaú”, ao “Macau” e ao rebocador “Triunfo”. https://www.mar.mil.br/com3dn/paginas/om_sub.html Porém, como a matéria acima não cita o NPa Goiana, pode ser que este esteja em missão de patrulha e não possa participar da parada naval de recepção, ou esteja em reparo, ou mesmo tenha havido alguma… Read more »

MO

hehehe, olha ai “SUBORDINADO ao #o DN” … (não a esquadra) … abobrinha de sapiencia a caminho … explica ai a falta de misseis nele agora … kkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Apenas retificando o comentário anterior. O NPa Goiana, pelo jeito, está (ou esteve) em reparos, pois foi docado recentemente, em agosto e setembro.

https://www.mar.mil.br/bnn/Base%20Naval%20de%20Natal%20realiza%20docagem%20do%20RbAM%20Triunfo%20e%20do%20NPa%20Goiana.htm

MO

Zé, veja a foto que o Fernandinho passou no link sobre a docagem em Xtmas

MO
Mauricio R.

OFF TOPIC…

mas nem tanto!!!

Se fosse uma mulher, seria no mínimo um ensaio sensual na VIP, mas com é somente uma tranqueira francesa; então saiu no Mer et Merine:

(http://www.meretmarine.com/fr/content/reportage-en-mer-bord-du-patrouilleur-ladroit)

De legal mesmo, o “raio-x” daquele mastro integrado.

Joker

Cheguei agora da base naval de natal, nem almocei vim direto comentar. Logo mais a noite tera um post sobre a chegada do meio. Posso adiantar que o cao de guarda de amazonia azul veio bem adestrado e pronto para morder. No mais amanha tem tudo completo

Guilherme Poggio

Aguardamos ansiosamente, caro Joker.

MO

Boa Jok, eh isso ai eh assim que se faz, o virus do navio te picou !!! … kkk, parabens e bon apetit agora ..