NPaOc_Araguari_P122

Ícaro Luiz “Joker” Gomes – Natal-RN

DestaqueNo dia 25 de outubro de 2013, o NPaOc Araguari e sua tripulação chegaram à sua sede e nova casa. O NPaOc Araguari (P122), é um dos três navios-patrulha da classe “Amazonas”, que foram originalmente construídos para a Guarda-Costeira de Trinidad & Tobago pela BAe Systems. Aquele país cancelou a compra da referida classe de navios, que foi adquirida, em compra de oportunidade, pela Marinha do Brasil. A classe “Amazonas” são navios que possuem 90m de comprimento, 13,5m de boca, 4,5m de calado e 1.800 toneladas de deslocamento. Sua tripulação é de 80 militares, podendo embarcar ainda 51 militares.

O armamento do NPaOc Araguari é composto por um canhão principal de 30mm, duas metralhadoras de 25mm, duas metralhadoras 0.50cal (12,7mm) e dois pontos para montagem de fuzil. Os principais sensores do navio são um Radar Terma Scanter 4100 (busca combinada mar/ar), dois radares de Navegação Sperry Marine e uma Alça Optrônica Horus. A alça Optronica Horus permite a designação e acompanhamento de alvos para o armamento do navio, podendo inclusive o armamento ser operado remotamente do Centro de Operações de Combate (COC) do navio.

O Vice-Almirante Miranda, Comandante do 3º Distrito Naval, proferiu boas-vindas aos tripulantes do navio e externou seu júbilo pela chegada do navio. O Capitão-de-Corveta Robledo, Comandante do NPaOc Araguari, agradeceu as boas-vindas recebidas em nome de toda tripulação e proferiu palavras motivacionais, finalizando com brado: “Cão-de-Guarda, pela Amazônia Azul”. Tendo resposta da tripulação: “Porque navegar é preciso!”

O Chefe de Estado-Maior do Com3ºDN, Capitão-de-Mar-e-Guerra Alexandre Dias, sobre a aquisição do NPaOc Araguari, disse: ” Aquisição desse navio faz parte de um planejamento de longo prazo, com horizonte em 2030, que está alinhado em um universo maior de programas e projetos como Plano de Articulação e Equipamento da Marinha e da Estratégia Nacional de Defesa”.

Nas palavras do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, Capitão-de-Fragata Rulff: “O principal ganho do NPaOc Araguari em relação aos outros navios-patrulha do Grupamento é principalmente a autonomia”. O NPaOc Araguari possui 35 dias de autonomia (gêneros alimentícios, óleos combustíveis e lubrificantes, etc.), sendo que as patrulhas usuais terão duração de aproximadamente 30 dias. Com a chegada do NPaOc Araguari o ComGptPatNavNE passa a contar com sete navios, sendo um RbAM, um NPa de 500t e quatro NPa de 200t.

Agradecimentos à Assessoria de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval.
DSCN2884

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Esses navios não utilizam mísseis ?…Desculpe-me, mas sou totalmente leigo!!!!

Carlos

Gente!!! quanto ao nosso SNBR, já está em andamento ou
continua ainda no papel?

Guilherme Poggio

Parabéns pela reportagem “Joker”. Você está virando um especialista em NPaOc

nunes neto

Carlos, ele é um navio de patrulha, sua função é , salvamento, resgate, conteção de desantres ambientais e policiamento na ZEE”ou seja verificar documentação de navios, afastar os que chegam muito próximo das áreas de exploração, combater pirata em barquinho….ou seja não têm ,nem precisa ter mísseis! Seria como colocar tanque para patrulhar cidade,no dia a dia