USS ‘North Dakota’ foi batizado no último sábado

1

USS_North_Dakota_Virginia_Class_SSN_784_US_Navy

No último sábado, dia 02, foi batizado o 11º submarino nuclear de ataque da classe Virginia para a Marinha americana. A unidade de pré-comissionamento recebeu oficialmente o nome de USS North Dakota em cerimônia nas instalações da General Dynamics Electric Boat (GDEB). Atualmente o navio está em construção sob jurisdição da GDEB e Newport News Shipbuilding, subsidiária da Huntington Ingalls Industries.

O North Dakota será capaz de engajar alvos com mísseis de cruzeiro Tomahawk e conduzir operações de longa duração para vigilância de instalações em terra, águas litorâneas e em alto-mar. A planta nuclear do submarino foi desenvolvida para que não haja necessidade de reabastecimento durante toda a vida útil, diminuindo os custos ao longo do ciclo de vida e aumentando o tempo de permanência do navio no mar. A construção do North Dakota seguirá pelos próximos meses, enquanto os cerca de 138 tripulantes se preparam para testar a capacidade operacional do submarino nas futuras provas de mar.

Além de missões de vigilância, o navio também foi concebido para operações contra submarinos e alvos de superfície, desembarcar e prestar apoio a forças especiais, e instalar explosivos e mapear áreas marítimas minadas.

O USS North Dakota mede cerca de 115 metros de comprimento, desloca 7.800 toneladas e alcança velocidade de mais de 25 nós quando submerso. O submarino tem previsão de comissionamento para o início de 2014.

FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Vou tentar de novo 🙂

O North Dakota só será USS , United States Ship, quando for comissionado, algo que deve ocorrer em maio do ano que vem, inclusive no original em inglês está correto.

Até lá continuará sendo PCU North Dakota.