131109-N-ZZ999-171

A aeronave não tripulada X-47B  conduziu no último domingo (10) uma série de operações de voo a bordo do navio-aeródromo USS Theodore Roosevelt (CVN 71).  Esse ciclo mais recente de testes demonstra a integração entre o Unmanned Combat Air System demonstrator (UCAS-D) e um dos porta-aviões mais avançados em operação atualmente.

O X-47B realizou operações de decolagem e pouso a fim de gerar dados que caracterizassem com o máximo de precisão o ambiente real do porta-aviões. O UCAS também realizou manobras e procedimentos no convoo, além de pousos enganchados e decolagens com catapulta. Os voos do drone foi monitorado a partir de uma unidade portátil de controle a bordo do Roosevelt ao longo dos 45 minutos de cada operação.

“É uma tremenda oportunidade para o ‘Big Stick’ ser parte do desenvolvimento e teste do que será o futuro da Aviação Naval”, afirma o comandante do Roosevelt, Capitão-de-Mar-e-Guerra Daniel Grieco. “O UCAS é um sistema impressionante que nos dá um relance das capacidades de ataque e apoio que podem se juntar à frota nos próximos anos. As possibilidades táticas dessas plataformas são ilimitadas, e eu sei que a tripulação do Roosevelt está orgulhosa por participar do desenvolvimento dessas tecnologias”, completa.

Uma das finalidades do programa UCAS-D é propor um ambiente de controle digitalizado para navios-aeródromos, a partir do qual seria possível a intensa comunicação entre todos os envolvidos no lançamento, pouso e controle de aeronaves. Um ambiente digitalizado, em última instância, aumentaria a flexibilidade e a segurança nas operações. “Os testes no último fim de semana levam adiante nossos esforços para amadurecer tecnologias críticas para voos não-tripulados e diminuir os riscos técnicos para o futuro sistema Unmanned Carrier Launched Airborne Surveillance and Strike (UCLASS)”, explica o gerente  do programa  Unmanned Carrier Aviation, Capitão de-Mar-e-Guerra Beau Duarte.

Os testes do X-47B a bordo de porta-aviões começaram em dezembro do ano passado, com operações no convoo do  USS Harry S. Truman (CVN 75). Em maio deste ano  USS George H.W. Bush (CVN 77) passou a ser o palco dos testes, onde o drone realizou a primeira decolagem catapultada seguida pelo primeiro pouso enganchado.

FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

O TR foi comissionado em 1986, mas em 2009 foi retirado de serviço para ser reabastecido e modernizado
e tão abrangente foi essa operação que durou 4 anos e de fato o torna um dos NAes mais avançados.