diamarinha_inter

A Marinha do Brasil (MB) comemorou, na manhã desta sexta-feira, o Dia do Marinheiro, com a imposição da Medalha Mérito Tamandaré a 214 agraciados civis e militares. O evento ocorreu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (DF). A cerimônia, que acontece anualmente, é um tributo ao aniversário do Marquês de Tamandaré, patrono da Força e figura destacada no cenário militar do Brasil durante o Império.

Na solenidade, que contou com o canto do Hino e desfile da tropa, o ministro da Defesa, Celso Amorim, condecorou cinco instituições militares. Entre elas, a Diretoria Geral de Navegação e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ambas organizações da Marinha.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, enviou mensagem em que destacou os “excelentes resultados” alcançados pela Força Naval ao longo do ano. Prova disso, segundo ela, é o Programa Nuclear da Marinha – projeto de relevância estratégica para o Brasil. “Sua execução contribuirá para uma Força Naval cada vez mais moderna e bem preparada, com capacidade operativa compatível com a importância que nosso país tem hoje no cenário internacional”, disse.

diamarinha_pequena2Já o ministro Amorim, afirmou que o Dia do Marinheiro é sempre uma razão para celebrar realizações como o Prosub, participações em ações humanitárias no Brasil e em missões de paz, além do comando da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil).

O comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto destacou o potencial marítimo do país em seu discurso. “Cerca de 92% do petróleo e de 70% do gás natural, produzidos no Brasil, são extraídos a partir de 764 poços no mar.”

Ainda segundo o almirante, em breve, será explorada a província do Pré-Sal, cuja a importância pôde ser comprovada no recente leilão do Campo de Libra, com reservas estimadas em 12 bilhões de barris. “Por meio de nossas águas, foram transportadas, em 2012, mercadorias no valor de 442 bilhões de dólares, correspondendo a, aproximadamente, 95% do nosso comércio exterior.”

Ao final da solenidade, e em evento reservado para alguns convidados, a Força Naval inaugurou seu novo portal na internet. A estrutura do site foi elaborada de forma a permitir mais acessos e melhor interatividade do internauta, por meio de uma assinatura de conteúdos digitais que possibilita que as informações cheguem ao correio eletrônico do usuário. Outra novidade é o aplicativo da Rádio Marinha que já está disponível para download em celulares com sistemas IOS e “Android”.

diamarinha_pequena1Amorim, mais uma vez, parabenizou a Força Naval pelo avanço na área da comunicação que, segundo ele, irá reduzir a distância com o cidadão, além de facilitar as informações para o povo brasileiro. “Todas essas ações têm que ser comunicadas, porque a sociedade quer saber aonde os recursos que vão para o governo são empregados, então é muito importante haver essa abertura e essa comunicação”, defendeu o ministro.

Também estiveram presentes à cerimônia o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann.

Confira aqui a lista completa dos agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré. 

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Certamente o “SP” nas braçadeiras não significa “shore
patrol” como na US Navy…seria então uma referencia aos
Sapadores Pontoneiros ??

MO

serviço de policia

daltonl

Valeu MO !!!

MO

as ordens