Home Noticiário Nacional ‘Macaé’ ficará aberto para visitação em Santos

‘Macaé’ ficará aberto para visitação em Santos

291
57

NPa Macaé 014a

ClippingNEWS-PA  Os interessados em conhecer um pouco da história da Marinha do Brasil terão uma oportunidade neste final de semana. Nos próximos sábado e domingo, o navio-patrulha Macaé (P-70) estará aberto para visitação, das 14 às 17 horas, entre os armazéns 33 e 34, próximo ao cais da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). Ele ficará um pouco mais afastado, devido às obras de alinhamento do Cais de Outeirinhos que, atualmente, estão sendo realizadas em frente ao prédio da Autoridade Marítima. A entrada é gratuita.

A previsão é de que o barco chegue a Santos nesta sexta-feira, por volta das 15 horas. Ele deixará a região na segunda-feira. Essa é a segunda vez que ele atraca no Porto. A primeira foi no ano passado. Normalmente, ele fica sediado no Rio de Janeiro e é subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste

O navio tem como missão contribuir na defesa dos interesses estratégicos do País nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) com atividades de patrulha na Amazônia Azul e a fiscalização do tráfego aquaviário em águas costeiras e oceânicas. Da classe Navios-Patrulhas de 500 toneladas, ele é o segundo de uma série de 27 unidades adquiridas pela Marinha da Indústria Naval do Ceará (INACE).

A embarcação recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral fluminense, importante pólo de apoio à exploração de petróleo no Brasil. O NPa Macaé pesa 500 toneladas e possui
55,6 metros de comprimento. Entre os seus armamentos está um canhão e duas metralhadoras. Ele atinge a velocidade de 21 nós e tem capacidade de operar com um helicóptero. Sua tripulação é formada por 35 militares, sendo cinco oficiais e 30 praças. O comandante do navio é o capitão-de-Corveta Marcel Parreiras de Bragança Oneto Araújo.

FONTE: A Tribuna

Subscribe
Notify of
guest
57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr
joseboscojr
6 anos atrás
joseboscojr
joseboscojr
6 anos atrás

Sou fã desse navio.
Ele só não é perfeito porque não tem uma rampa traseira para lançamento e recuperação de suas lanchas.
De modo geral os meios distritais parecem estar sendo bem melhor geridos que os meios de esquadra.

joseboscojr
joseboscojr
6 anos atrás

Um outro “porém” que eu faria a respeito do Macaé é relativo ao seu canhão de 40 mm. Acho superdimensionado para a função. Excelente pra tiro de advertência, mas muito poderoso para tiro de incapacitação. Será que a munição usada no caso de incapacitação de uma embarcação é a EX-T, sem carga explosiva? Ou nesse caso se usa só as metralhadoras de 20 mm. No meu modo de ver o canhão ideal para navios de patrulha é o M-242 de 25 mm, notadamente o Mk-38 mod 2. Independente do deslocamento e autonomia de um navio patrulha ele estaria muito bem… Read more »

Augusto
Augusto
6 anos atrás

joseboscojr
17 de janeiro de 2014 at 11:22

“Ele opera esse helicóptero aqui:
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQrgfk2NeI25viciEqfsvFpZ_o5IkW1LI-o9Y6RTeVWpWWSzD2yog

Kkkkkkkkkkk

MO
MO
6 anos atrás

“, A tribunda eh uma m_______ mesmo ….Previsao do barco”

EDITADO

MO
MO
6 anos atrás

ahhh, cheguei na ponta da praia nem vi nada a dispeito da Érica ter me avisado …. =
http://www.canaldoportodesantos.com/

Joker
6 anos atrás

Por doutrina os GAMBO1 são utilizados para AA, mas claro que são utilizados contra alvos de superfície. RFD Nº9 – Patrulha Naval: Exercendo a Soberania – parte II “Pelo fato da PATNAV ter como objetivos a implementação e o cumprimento de legislações, por vezes se faz necessário o uso do poder dissuasivo e/ou coercitivo. Este deve ser proporcional e gradual, conforme o nível de ameaça/ações hostis à autoridade marítima. O uso dissuasivo é aquele que produz a inibição da reação hostil ou ameaçadora à fiscalização da autoridade marítima. O uso coercitivo é aquele no qual a reação do contato de… Read more »

joseboscojr
joseboscojr
6 anos atrás

Joker, Muito legal o artigo. Interessante o M-242 ser designado de metralhadora (já discutimos muito isso por aqui mas sempre me causa um certo espanto). Só não concordo com a afirmação que uma alteração do Mk-44 (30 mm) para o calibre 40 mm traria como benefício a padronização. A munição de um Mk-44 em 40 mm (Super Forty) não é compatível com o 40 mm Bofors (40 x 311 mm e 40 x 364 mm) sendo inclusive telescópica. Na verdade salvo engano nem há compatibilização total entre o 40L60 e o 40L70. Pelo que sei o 40L70 calça a munição… Read more »

Joker
6 anos atrás

Bosco, quando escrevi a parte de sistemas de armas tava pensando exatamente na sua opinião e de outros comentaristas. O M242 ser designado de metralhadora tem mais relação por ser a peça secundária do que o calibre em si. Mas isso é coisa de tradição e nomenclatura que no final das contas, no dia-a-dia, dá no mesmo pra quem tá atirando e pra quem é o alvo. rsrsrsrs Sobre padronizar no mesmo calibre de 40mm, isso é pra quem acredita que o 30mm é “pouco” e a maior parte dos canhões são de 40mm. Na minha visão, e segundo os… Read more »

joseboscojr
joseboscojr
6 anos atrás

Joker, Sem dúvida a tradição fala alto. Principalmente na Marinha. Agora, mudando de assunto mas falando da mesma coisa, rrrss, eu ficava encucado porque havia munição air-burst de 25 mm para o canhão de baixa pressão LW 25 mas não havia munição semelhante para o M-242 (de alta pressão), até que de tanto fuçar achei um artigo que relatava já ter sido desenvolvido tal munição não só para o M-242 mas também para o M-230 (de 30 mm usado pelo Apache). Se usada haverá um significativo incremento da letalidade desses canhões, contra alvos moles. Na USN por exemplo, tal capacidade… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

MO

Véio ç t çendo editado ?

Eça aiembaixo é quase iguar, mas tem quatro rodas e é bem menor ….. rssss ….

https://www.google.com.br/search?q=Kia+Besta+de+luxo&espv=210&es_sm=93&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=3O3bUsziIcq1kQecz4CoDA&ved=0CDUQsAQ&biw=1366&bih=643

EDITADO ________________

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Serve pra GC no Piauí …. aí serve ….

MO
MO
6 anos atrás

uia to perdendo meus puderes ou mer…. voltou a ser palavra ofensiva ? achei que nem era, corre livre no dia a dia na teve do homi, achei que aqui era normal vou mudar entao a tribuna eh um residuo de evacuação humana produzindo no intestino, passa pelo reto e sai meio torto … ficou melhor assim ? rsssssss

EDITADO: ________________ (eu ‘si’ editando a figura particularizada da minha pessoa)

MO
MO
6 anos atrás

ah, agora ao cerne, não, não acho e vejo problemas neste navio para suas funções, apenas acho que poderiamos ter navios bem mais capazes para um maior numero de funções pertinentes a tividades de patrulha naval e talves ate mais baratos, mas nada contra ele, salvo isto

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

MO

Tio David tem “umas coisinhas” para patrulha naval com “umas armazinhas” que impõem respeito e assustam.

Ótima relação custo x benefício e pós de 1a. linha e ainda aceitam, dependendo de quantidades, negociações etc ….
conteúdo e “montagem” local, etc ….

Aliás não só para PN, mas uma ampla gama de coisas bem interessantes.

Sua opinião ?

Quanto ao seu pobrema de EDITADO ____________

abaixo minha sugestão rssss …..

http://www.sinonimos.com.br/merda/

MO
MO
Reply to  Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Ah os litorais são bem diferentes, e nivel de ameaças tbm, la qqr embarcação de turquinhos eh um potencial pobrema, acho que nã da para comparr as dimensões and necessidades deles com as nossas

joseboscojr
joseboscojr
6 anos atrás

As funções de patrulha naval e navio rápido de ataque se misturam lá pela bandas de Israel. Eles lá precisam de “barcos de patrulha” bem armados porque podem entrar em combate a qualquer momento contra ameaças de superfície e aéreas e até mesmo tendo que realizar tiro de precisão contra alvos costeiros. Não é esse o nosso caso, onde a previsão de navios de patrulha é para atuar na vigilância da ZEE e o máximo que espera-se enfrentar é um navio pesqueiro, uma lancha de traficantes ou um navio mercante com “mercadorias” suspeitas. Nesses casos um bom canhão de pequeno… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Ué,

e as possíveis ameaças dos que querem vir fuçar na amazônia azul, grupos internacionais com objetivos claros etc….

Esse é o discurso do GF e seus acéfalas/simpatizantes.

Brincadeira é lógico, pura provocação.

Mas creio que os NPa’s feitos na GB deveriam ter um conteúdo em armas a mais.

Os que deverão ser construídos(?) idem.

Afinal de contas nossa MB está se transformando numa GC mesmo, então que seja com “umas coisinhas” a mais.

José da Silva
6 anos atrás

O horario previsto (ETA) nao poderia bater mesmo. Ele deu uma pernada em SSB. Com direito a menino em stand by….hehehehehe

Ta cada vez pior

Deixa eu ficar quieto.

Joker
6 anos atrás

Carlos Alberto Soares
20 de janeiro de 2014 at 17:39

Sobre o uso de outros armamentos mais potentes, além do canhão 76mm previsto nos futuros NPaOc, a doutrina da MB prevê o uso de MSS para a Defesa Territorial contra Força-Tarefa hostil.

Só que no cotidiano não tem pra que os NPa e os NPaOc levarem MSS ou os terem instalados. Numa situação de crise, ai sim podem ser instalados e, se necessário, utilizados. A MB já possui estudos para isso, que tentei, mas infelizmente não tive acesso, apenas relatos de quem ja teve acesso.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

É justamente ai: “Joker 20 de janeiro de 2014 at 21:14 #” Caro Joker & MO Estudos ? Relatos ? Disponibilidade efetiva dos meios manda. Quais são hoje em MSS ? Vamos canibalizar onde e ficar banguela ? Quando me referi ao Tio David não estou falando de TO nem de doutrina. Já que vamos ter (espero que sim né) mais NPa’s, pelo menos deveriam ser mais “anabolizadas”, é só olhar para nossos meios e suas disponibilidades, dá dó né. Mas o PROSUPER e o PROSUB vão suprir tudo e ai ficaremos ó, trancham ! Se sair, reitero se sair… Read more »

MO
MO
Reply to  Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

ai eh que esta … em minha otica vao investir em navio caro que ficara de bibelot no adianta colocaram otos, misseis essm e afins e navios deste tipo para esta funçao neste local geografico, vao comprar navios caros e ficaram de enfeite ou fazendo o que os outros fazem, com 40 % de suas capacidades, ainda mais com esta paranoia (de pre sal) e mais saco e idiota ainda (esse papo de amazonia azul) (isso eh o top five bobeira), se poderiamos ter navios muito melhores multifunções para isso como ja sacaram espanha, inglaterra, frança, holanda e por ai… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Ah ia esquecendo, com uns brinquedinhos a mais,

pode não assustar, mas impõe respeito né,

que o diga o Japa !

joseboscojr
joseboscojr
6 anos atrás

Alguns cutters de grande autonomia da USCG são dotados de canhões médios (Mk-110 e Mk-75), CIWS Phalanx e sistemas de defesa antimíssil soft-kill (incluindo o Nulka em alguns). Vale salientar que os canhões médios nos cutters só são aptos à se contraporem a alvos na superfície, não tendo radar de controle de tiro AA, portanto, a defesa antimíssil fica só por conta de quem tem o Phalanx, além das defesas passivas. Mudando de pato pra ganso mas falando da mesma coisa, na minha opinião um NPaOc da MB que se arvore em ser uma “corveta” em caso de necessidade, tem… Read more »

rafael oliveira
rafael oliveira
6 anos atrás

Concordo com o MO,

Para mim esse negócio de NaPaOc, principalmente os da classe Amazonas, é um desperdício de dinheiro.

Poderiam muito bem adquirir navios que fizessem muito mais do que apenas patrulhar a “Amazônia Azul”. Deveria ter capacidade de rebocar, combater incêndios, etc. E, talvez, saísse mais barato.

E, além disso, deveriam adquirir escoltas armadas de verdade.

Mas não. Compram os NaPaOc que não são nem uma coisa e nem outra.

Saudações.

MO
MO
Reply to  rafael oliveira
6 anos atrás

Rafael, Deal Point … nao precisei falar muito e vc pegou … é por ai mesmo, com a mesma capacidade belica dos NPa e NPaOc ,(operam até com ROV) com maior capacidade de mar e autonomia e bla bla bla

rafael oliveira
rafael oliveira
6 anos atrás

Valeu, MO.

E além do ROV, dá até para por um pequeno helicóptero não-tripulado, como o Skeldar e sair dizendo por aí que as patrulhas são feitas “com a mais moderna tecnologia”.

MO
MO
Reply to  rafael oliveira
6 anos atrás

e acho que por 60-80 milhoes leva um com isso tudo …

Em tempo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/01/manobras-no-dia-0801.html

5 navios / 10 fotos

rafael oliveira
rafael oliveira
6 anos atrás

60-80 milhões: De reais? Ou de dólares?

Os 3 Amazonas juntos, mais munição, treinamento e etc, saíram por R$ 387 milhões.

Sai um pouco mais em conta e com a vantagem de fazer muito mais coisas.

E, com a compra do “pé de boi do mar” (tem alguma gíria marinha para isso?), daria para mandar os Amazonas para o estaleiro e transformá-los numa “corverta”, armada de verdade.

Todo mundo ficaria feliz.

MO
MO
Reply to  rafael oliveira
6 anos atrás

Olha que Salvamar (Termo) agradeceria muito e viraria o Salvapatrulhamar …

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

MO

Esse da Grimaldi Lines eu vi de perto no RJ, parece uma caixa de sapato cortada em 1/4.

Navegando se bater um vento ou uma onda de bombordo ….. ele tomba ? rsrsrs…..

MO
MO
Reply to  Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

não, nao tomba e leva os equipamentos todos do CFN em uma vgm apenas, eh so nao errar na estivagem ( ioe = colocar alguem que saiba fazer isso e nao alguem que so estivou 3,67 carros de combates e 4 veiculos por vgm … (Nada contra quem faz isso e SIM contra quem não provem demanda para treinar full cargo, se eh que me entende …

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Caros Bosco, MO, Rafael e aos demais :

A partir de 2015 a grana vai minguar de vez, por três anos pelo menos e creio que será por mais tempo.

Áreas da defesa, tecnologia e muitas outras sequer ficarão com o pires na mão, uma vez que terão que vender o pires, portanto …..

MO
MO
Reply to  Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

ahhhh, no momento este negocio de tudo ser 4, 6, 11,75, 36 unidades de qqr coisa eh preparação para isto entaum …

rafael oliveira
rafael oliveira
6 anos atrás

Prezado Carlos, Acho que fugiria muito ao tópico discutir o futuro econômico do Brasil. Por outro lado, se a sua previsão se concretizar e servir para dar uma bela ajustada nos gastos da Marinha (dar baixa no NAe SP, por exemplo), até que não será de todo ruim. E de bônus poderiam excluir os NaPaOc do Prosuper. E, para proteger a “Amazônia Azul” ou, ao menos, manter a eventual farsa do pré-sal (vamos ver o que vai acontecer no futuro), poderiam comprar alguns “salva-patrulha-mar”. Aliás, MO, você e o pessoal do ramo, deveriam pensar num termo melhor para essa “classe”.… Read more »

MO
MO
Reply to  rafael oliveira
6 anos atrás

ahhh nao me meto com a EXTREMA criatividade da MB em nomear navios, so acho que se for stealth não haveria nome melhor que “ACRE” … nao seixatamente pq, mas lgo me diz que o nome cai como uma luva com a qualidade furtiva, so não sei exatamente pq …

joseboscojr
joseboscojr
6 anos atrás

Joker,
Só hoje recebi minha revista “Forças de Defesa” 9 e li seu artigo.
Não sabia que o artigo que você postou era parte do artigo da revista.
Ficou muito bom! Parabéns!

rafael oliveira
rafael oliveira
6 anos atrás

Bosco, acho que essas informações lhe interessam.

Segundo a Alide, que ouviu o almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, o Thales I-Mast foi descartado do projeto da “Nova Barroso”.

Outra informação interessante é que para a defesa antiaérea disputam o Denel Umkhonto, IAI/Rafael Barak, MBDA CAMM e Mica VL e Raytheon ESSM.

Até.
.

joseboscojr
joseboscojr
6 anos atrás

Rafael,
Se for escolhido o ESSM podemos esquecer escoltas antiaéreos de 6000 t.
Todos os candidatos são bons, mas deixaram de fora o RAM e o Mistral, conteiráveis.
Pelo jeito querem lançadores verticais de qualquer jeito.
Não deixa de ser uma evolução em conceito bastante interessante
Um abraço.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Caros MO, Rafael e Bosco

Desculpem-se a ignorância, mas o que vocês afirmam é algo como o link abaixo ?

http://www.youtube.com/watch?v=zUUFhTTkmsU

Obrigado de antemão pela atenção.

MO
MO
Reply to  Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Nem Parecido, procure Rolls Royce UT 722 L

rafael oliveira
rafael oliveira
6 anos atrás

MO, quando eu “interpretei” o seu post eu não imaginei isso daqui (veja só Carlos): http://www.naval.com.br/blog/2012/09/29/a-bordo-do-rei-dos-mares-%E2%80%93-sua-majestade-o-ahts/ Tinha pensado em algo menor, mas esse navio merece o título de majestade. Daria para ficar a “Majestade do Pré-sal” rsrsrsrs. Aliás, ótimo post e ótimos comentários. E tudo isso por US$ 39 milhões. Até pagando o 10% ficaria em conta. Só falta colocar um canhão de 25/30/40 mm e umas duas metralhadoras que teríamos um navio que cumpra várias missões por um preço justo. E, como eu disse, poderiam aproveitar as Amazonas e transformá-las em navios de guerra. Agora alguém sabe porque a… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

MO e Rafael,

eu coloco um CADILLAC ESCALADE 6.2 e vocês me vem com um jipinho JPX pô !

Falando sério, valeu.

Eu entendo de Marinha de Guerra o mesmo que vocês de Hidronevrukusticadiafragamkontravibrationer, entenderam ?

Vou aprendendo, mas que a Nau da Navantia é bonita ninguém pode negar.

Aliás, ela tem qualidades ?

MO
MO
Reply to  Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Citei os UT 722 L por que sou meio passional por eles, gosto muito deles e fiquei impressionado qdo fui a bordo do BOS TURMALINA aqui em SSZ, alem do que sao feitos aqui sob licensa, mas ja ha no mercado mais modernos que esta classe, incruzivel classes feitas aqui, mas pra variar, a arte imita a vida todos dizem que esta classe (a 722 L e outras, as nossas sao 1.0 e as gringas (Construidas la fora) 4.3 V8 na motorização, equipamentos, acabamento e bla bla bla …

rafael oliveira
rafael oliveira
6 anos atrás

Carlos, nem me compare com o MO porque ele tem muito mais conhecimento sobre o assunto. Eu apenas aprendi uma coisa aqui e ali, mas nunca trabalhei na área. Sobre a comparação é bem isso, mas é um jipinho JPX, 4×4, com guincho, snorkel, pneus especiais, e outros apetrechos muito úteis. Falando por mim, também acho essa classe Avante bonita, mas, como falei acima, ela é muito européia pro meu gosto – custo/benefício ruim. Faz pouca coisa pelo preço que custa. Ou, em outras palavras, a Marinha deveria ter o UT 722 L para fazer todas as missões de “guarda-costeira”.… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Rafael …. Valeu. Saudações.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

MO e Rafael

“….gringas (Construidas la fora) 4.3 V8 na motorização, equipamentos, acabamento e bla bla bla …”

Link’s, vídeos, versões armadas ?

Abçs

MO
MO
Reply to  Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

ah t5enho saco pra isso nao, carlos, vou ficar devendo, ate pq versao armada nao tem nada quase me interessando no momento, eh o que menos importa …, mas nao creio ter UT 722 armada nao

MO
MO
Reply to  Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

Video, olha so o passadiço … kkk full glass digi bridge AHTS Maersk Lazer(apesar de achar que o editor se equivocou e ser o Maersk Blazer) (que ixcruuzivel esta operando aqui no Brazeu http://www.youtube.com/watch?v=fgSkPG0TK5E

olha as Bravos .. que bereleza, baba ai paulo osso = http://www.youtube.com/watch?v=2a5vBK7BauY

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

MO

Eita o q a inso num faiz …. kkkk ….

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
6 anos atrás

MO

Valeu.

Muito bom mesmo.

Você trata o domínio da sua arte com esmero.

Meus especiais cumprimentos.

http://www.naviosbrasileiros.com.br/nmb/F/frotamerica/frotamerica.html

E muito mais disponível com sua assinatura !

rafael oliveira
rafael oliveira
6 anos atrás

Caramba, Carlos e MO, a insônia pegou vocês de jeito! Vi as fotos e vídeos. Esses AHTS são realmente legais. Só está faltando um canhãozinho!! rsrs Sobre as versões brasileiras serem “abrasileiradas”, apesar de não saber dessa informação, ela não me surpreende. Até por isso, mesmo sendo nacionalista, me dá um desânimo quando falam em construir novos navios no Brasil. Já fico imaginando eles sendo feitos nas coxas, tortos, cheios de remendo e, agora mais essa, sem os equipamentos no estado de arte e com motorização mais chinfrim. Melhor comprar lá fora mesmo e negociar um offset de produtos (não… Read more »

MO
MO
Reply to  rafael oliveira
6 anos atrás

Isso rafael, segundo o pessoal de bordo que gosta (não o buneco que esta la como profissao apenas e nao gosta / acompanha eh facilmente perceptivel principalmente nas classes que sao feitas aqui sob licensa e as oportunidades deles qdo embarcam em um da mesma classe feito la fora e de bandeira deles

quanto ao canhao eh so adaptar, espaço e versatilização não falta nestes navios

rafael oliveira
rafael oliveira
6 anos atrás

Sim, MO, adaptar o canhão ali na proa é tranquilo mesmo. Eu já até fiquei imaginando um ali.

E obrigado por mais esses esclarecimentos.

MO
MO
Reply to  rafael oliveira
6 anos atrás

em tempo um 5 estrelas no meio de 3 4 estrelas “Bunecos day …” =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/01/ms-silver-cloud-c6mq5-eta-santos-1300h.html

Joker
6 anos atrás

Bosco,

obrigado pela atenção ao artigo que escrevi.

CAS,
assim como hoje em dia não há NPa armado com MSS ou Mina, também não temos um GT pronto para bloquear o mare nostrum… De acordo com a escalada das tensões, escalará nossos níveis de resposta.

MO,
os napoca num fazem o que us bumbril AHTS fazem, mas pra algumas coisos selvem. tipo sar, mar de oleo e pequenos incendios. o reboque deixo pro seu manuel de poseidon que tem um reboque di naviu