Tribunal Internacional concede ao Peru mais uma parte do Pacífico

 

disputa entre chile e peru - infografico folha

ClippingNEWS-PA   Em decisão histórica, o Tribunal Internacional de Justiça decidiu conceder parte do oceano Pacífico, que estava sob o domínio do Chile desde os anos 1950, ao Peru.No entanto, os peruanos não conseguiram o total de 38 mil km² de território no oceano Pacífico pedidos na apresentação da ação em Haia, em 2008.

O país conseguiu 21 mil km², que antes pertenciam ao Chile, e outros 28,696 mil km² que agora fazem parte do seu domínio, conforme mostra o mapa.

Como consequência da decisão, a atual fronteira foi rompida, mas não afetará os pescadores chilenos, principalmente os pequenos, cujo raio de atuação é de cerca de 40 milhas.

“Embora nesta zona o Chile mantenha todas as suas liberdades de navegação marítima e de navegação aérea, sem dúvida essa cessão representa uma perda lamentável para o nosso país”, indicou o presidente chileno, Sebastián Piñera, em uma mensagem do Palácio de La Moneda.

A presidente eleita, Michelle Bachelet, também lamentou a decisão, mas pediu aos chilenos que a aceitem com serenidade porque “não cabem” outros tipos de reação.

Já o presidente peruano, Ollanta Humala, manifestou a sua satisfação. “Ganhamos mais de 70% do total de nossa demanda”, acrescentou Humala em uma mensagem ao país.

Os dois países confirmaram que vão acatar a decisão do Tribunal.

Diante do palácio presidencial de Lima, centenas de peruanos festejavam na Praça de Armas aos gritos de “Viva Peru!” e “Justiça foi feita!”.

“Hoje é uma data histórica, o Peru alcançou a definição de seus limites. As futuras gerações lembrarão esta data com orgulho do que os peruanos podem alcançar. O Peru pode se sentir satisfeito”, disse Humala.

Piñera lembrou que a maior parte da pesca chilena é feita ao leste da milha 60. “A decisão confirma que o Chile conserva quase a totalidade de seus direitos de pesca e, especialmente dos pescadores artesanais, e resguarda integralmente a proteção marítima de Arica”, disse.

Em Arica, cidade localizada no litoral chileno, quase na fronteira com o Peru, houve manifestação de pescadores e residentes diante da sede do governo.

Na capital, Santiago, a polícia deteve uma pessoa após enfrentamentos ocorridos na praça das Armas.

FRONTEIRA

A fronteira entre os dois países foi fixada por dois tratados, de 1952 e 1954. Os documentos estabeleciam que a linha divisória começaria no paralelo 18º21’00” S. No entanto, Santiago entendia que a linha paralela à coordenada era de seu domínio, enquanto Lima defendia que fosse traçada uma linha equidistante ao sul.

Na decisão oficial, foi determinado que as primeiras 80 milhas seguirão a linha paralela determinada pelo paralelo, assim como na atual fronteira chilena. No trecho restante, até o limite de 200 milhas, foi acertada uma linha equidistante.

O documento, no entanto, não estabeleceu as coordenadas precisas, o que era pedido pelos dois países. A corte acredita que Lima e Santiago podem determinar os limites a partir de acordo. “A corte espera que as partes determinem estas coordenadas de acordo com a decisão e no espírito de boa vizinhança”.

A leitura da decisão pelo presidente do tribunal, Peter Tomka, durou duas horas. O documento analisou ponto a ponto as alegações apresentadas pelos dois países para sustentar suas causas.

O representante do Chile no Tribunal, Alberto Van Klaveren, lamentou a redução do paralelo às primeiras 80 milhas, mas assegurou que o país vai cumprir a decisão. “Lamentamos profundamente esta resolução que, em nossa opinião, carece de fundamento”, disse.

Já o representante do Peru, Allan Wagner, agradeceu a toda a equipe que participou do processo.

FONTE: Folha de São Paulo, via UOL

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Não sei como os juízes criaram aquela divisão ali, um pouco torto aqui, um pouco torto ali.

andreas

Editores do PN, creio que a informação de milha marítima na figura acima esteja errada, não? Uma milha marítima não é 1.852 metros? Na figura está 1.582m…

Marcelo Andrade

Marcos,

Creio eu que a decisão foi “salomônica”.

O importante é que ambos os países aceitaram a decisão e mantiveram a disputa no campo diplomático.

Haverão manifestações populares nos dois lados pois o latino americano é passional mesmo.

Agora é que a Bolívia vai levar para Haia a sua pretensão do corredor para o Pacífico.

Roberto Bozzo

Srs editores, por que meu comentário com um link para uma notícia em que a Bolivia decidiu entrar com uma petição na Corte de Haia em que pedirá a devolução de um pedaço de seu território perdido na mesma guerra para o Chile foi apagado ?

cristiano.gr

A pretensão da Bolívia é justa, mas desnecessária. Áustria e Suíça são países desenvolvidos e não têm saída para o mar. O Iraque tem saída para o mar, mas pela má gestão de Saddam e seus conselheiros se envolveu em 3 guerras e está muito pior que a 35 anos. Boas administrações/gestões superam obstáculos ao desenvolvimento e constroem grandes nações. A Bolívia, se fosse desenvolvida já teria comprado dos dois países uma saída para o mar, ou tomado em guerra. Lógico que o caso da Bolívia é mais delicado por não ter quase terras produtivas. O problema se constitui na… Read more »