Comando do 3º Distrito Naval participa da Operação Amazônia Azul 2014

5

Amazônia Azul
Na tarde do dia 19/02, quarta-feira, na sede do Comando do 3º Distrito Naval, foi realizada uma coletiva de imprensa a respeito da Operação Amazônia Azul 2014 e a participação do 3º Distrito Naval e organizações/unidades subordinadas.
O 3º Distrito Naval é responsável pelo litoral dos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, possuindo sob sua jurisdição uma área de 1.575.000 milhas náuticas quadradas. Seu atual comandante é Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda. A coletiva realizada contou com a presença de representantes da Receita Federal e do IBAMA.
DSCN1351
Teve início, nesta segunda-feira (17), a Operação “Amazônia Azul”. Realizada pela Marinha do Brasil (MB), sob a coordenação do Comando de Operações Navais, a Operação tem como propósitos principais intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), além de servir como preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo FIFA 2014.
Na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), composta pelos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, foram mobilizados todos os Navios-Patrulha e mais de 750 militares, além de uma aeronave do tipo “Esquilo”, sediada em São Pedro da Aldeia – RJ. Até o momento, foram abordadas 83 embarcações, das quais 15 notificadas, 4 apreendidas e 100 armadilhas para lagosta recolhidas pela Agência de Penedo, em Alagoas.
Para sua execução, está sendo utilizado o maior emprego simultâneo de meios e tropas pertencentes à Marinha do Brasil já realizado nas AJB. Participam cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por todo litoral nacional, além das águas interiores.
A Operação conta, ainda, com a colaboração e participação de outras instituições como a Força Aérea Brasileira, o Departamento de Polícia Federal, a Secretaria de Receita Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a PETROBRAS, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a TRANSPETRO.
Durante o período, os navios e embarcações da Marinha realizam ações de patrulha e de inspeção naval na “Amazônia Azul”, rios e lagos brasileiros. Os Fuzileiros Navais atuam na defesa de portos, terminais petrolíferos de interesse e plataformas de petróleo.
O nome atribuído à Operação – “Amazônia Azul” – deve-se à importância que a MB confere à imensa região marítima, situada na fronteira leste do Brasil, cuja a área e potenciais estratégico e econômico assemelham-se ao da Amazônia verde, e pela qual todos os brasileiros têm a obrigação de zelar e proteger.
Parada Naval
O encerramento da Operação, em Natal, será marcado por um desfile dos Navios-Patrulha participantes, no próximo dia 22, quando a população poderá acompanhar a partir das praias de Natal, por volta das 11h da manhã.

Fonte: Assessoria de Imprensa do 3º Distrito Naval

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

“…. e mais de 750 militares…..”

“….Participam cerca de 30 mil militares….”

Leiam o texto todo com calma.

Alô Comandante do 3º Distrito Naval, nem meu sobrinho de três anos de idade poderia preparar um texto dúbio, horrível desses.

Troca sua assessoria de Imprensa urgente.

Duas lanchas e um barco a remo invadem essa área numa ação terrorista e ninguém vai detectar.

Brasil, um país de tolos !

MO

vai ver que na amazonia azul o terrirista *digo o pseudo deve ser um indio aquida-u-anus azul … rsssss

Luis

São 750 homens do 3º DN, inclusos no total de 30 mil da Marinha que participam da operação.

Farragut

Essa conta de mais de trinta mil tá meio estranha…
Além de ser cerca da metade do efetivo da marinha inteira, o terceiro DN, com duas sedes da Copa, só tá casando 750 militares. Parece desproporcional e, no mundo real, não é ostensiva ao público interno a mobilização de 50% dos militares.

Carlos Alberto Soares

Caro Luis

Escolheram os dias que o efetivo não tem rancho ?

MO

kkkkrsrsrsrs