Submarinos perderão base caso Escócia declare independência

13

HMNB_Clyde

Em comunicado oficial, o governo da Escócia declarou que toda a frota de submarinos do Reino Unido deverá se retirar da base naval de Clyde, no leste do país, caso a população escocesa vote pela independência em plebiscito a ser realizado em setembro deste ano.

Esse seria um golpe fatal nos planos do Ministério da Defesa de tornar a base naval, conhecida também como Faslane, como alocação oficial dos 14 submarinos nucleares nas próximas décadas. Os quatro navios da classe Trident, três da classe Trafalgar e sete da nova classe Astute teriam que encontrar outra base no litoral da Inglaterra. O comunicado das autoridades escocesas foi bem recebido por ativistas contra energia nuclear, que classificam os submarinos de “usinas de Chernobyl flutuantes” desde o acidente devastador na Ucrânia em 1986.

Em 2011, o governo da Escócia recebeu bem a decisão de basear os Astute em Faslane por conta da geração de empregos. Porém, a decisão foi publicamente repudiada por ativistas, levando à mudança no discurso. Agora, as autoridades dizem não haver finalidade para submarinos nucleares em uma Escócia independente. “Não vemos interesse para a Escócia na alocação de frotas de Astute ou Trafalgar em Faslane para além do período de transição necessário”, declarou um porta-voz do governo.

Ministros do país esperam que a transição pós-independência não leve mais de dez anos. “O governo escocês é fortemente favorável a uma abordagem convencional para a defesa do país, com Faslane sendo a maior base naval não-nuclear”, completou o porta-voz. Caso a base naval de Clyde se torne inviável, a principal alternativa para os submarinos é a base naval de Devonport, em Playmouth, no sul da Inglaterra. Os navios da classe Trafalgar se encontram lá, aguardando a mudança para Clyde, prevista para 2017.

O MoD britânico aponta que Faslane vem sendo o maior ponto de geração de empregos na Escócia, mobilizando 6700 postos de trabalho civis e militares. Segundo porta-voz do ministério, esse número pode subir para 8200 até o ano de 2022, à medida em que os submarinos sejam alocados. “Não estamos traçando planos de contingência, pois acreditamos que o povo escocês votará a favor de se manter parte da família do Reino Unido”, argumentou. “Inviabilizar Faslane como base operacional para submarinos de ataque comprometeria gravemente a defesa do Reino Unido, incluindo a Escócia”, completa. No entanto, o governo escocês declarou que espera manter os postos de trabalho na região por conta das obras de conversão das instalações para uma base convencional.

FONTE: Herald Scotland via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher

Duvido muito que os escoceses votem pela independência…..

aldoghisolfi

Esta é pagar para ver.

O interesse nacional da Escócia é, seguramente, fazer parte da Grã-Bretanha sem, no entanto, perder suas características culturais.

O problema, quem sabe, é na representatividade da soberania nacional que é relativa que, assim como a da Inglaterra, é exercida pela “Grã-Bretanha”.

Será isso?

daltonl

Aldo…

o mais correto é Reino Unido não Grã-Bretanha, já que nesta não está incluida a Irlanda do Norte. O restante da Irlanda é um país independente.

A Inglaterra sendo o maior e o mais populoso dos paises que compoem o Reino Unido, mais de 80 por cento da população é onde encontra-se a Capital do Reino Unido e
igualmente da Inglaterra, Londres.

Guilherme Poggio

Caro CVN76

Eu também acho difícil. A Escócia possui uma série de benesses sendo parte do Reino Unido.

Acredito que com a independência formal eles teriam mais a perder do que a ganhar.

Isso parece mais um golpe de certa ala política.

aldoghisolfi

daltonl, bom dia!

Gracias pela correção; foi relaxamento da minha parte.

De acordo; o termo “Grã-Bretanha” muitas vezes é usado como sinônimo de “Reino Unido” – o que não é correto, pois como dissestes, um dos países que formam o Reino Unido não fica nessa ilha (Irlanda do Norte).

Brandenburg

William Wallace deve estar ansioso em sua sepultura aguardando o resultado.Quanto à independência creio que deve ser uma coisa saudável para qualquer país, por mais liberdade que se tenha, senão tantos não teriam morrido por ela em vários lugares. A Republica da Irlanda sabe bem disso.A propósito, sou bisneto de um escocês que veio para o Brasil porque cansou-se de ouvir que o Reino Unido era constituido pela Inglaterra e ” aquelas outras nações”. .Com toda a liberdade que tinham.Sds

Fabio ASC

No casa da independência ser aprovada, a Escócia passaria a ter o mesmo status do Canadá e da Austrália?

Fabio ASC

“Caso” seja…

Soldat

Eu estou com os Escoceses…. liberdade e independençia já…….fora Ingleses…..

joseboscojr

Soldat,
Os ingleses não ocupam a Escócia.

joseboscojr

Por acaso a capital do Reino Unido fica na Inglaterra, mas o status político da Escócia é idêntico ao da Inglaterra.
Os ingleses também poderiam ter tido a iniciativa de fazerem um plebiscito no sentido de abandonarem o Reino Unido.

cristiano.gr

No caso da independência escocesa, os argentinos, que estão mal das pernas, já pensam em se candidatar para a vaga, não é na ilha, mas seria algo como foi a Austrália. kkkk Mas na boa, qual a vantagem em separar de uma potência, deixar de ser protagonista e passar a ser espectador? Wallace lutou pela independência em outra época, o mundo era diferente, não existia (não conheciam) as Américas e nem a Oceânia e Antártica. OS escoceses achavam que podiam, talvez, um dia, superar a Inglaterra. O fato é que dentro de um território nacional grande, e a Grã-Bretanha nem… Read more »

cristiano.gr

Mesmo assim, mudando as leis, código penal, redução da impunidade, e diminuição da carga tributária poderia e retorno proporcional as receitas geradas, talvez possa ser melhor continuar como membro da Federação.