Navio-Patrulha ‘Bocaina’ apreende três barcos pesqueiros irregulares

21

SONY DSC

Na noite do dia 11 de março, o Navio-Patrulha (NPa) “Bocaina”, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN), efetuou a apreensão dos barcos pesqueiros (B/P) HULK I, HULK II e HULK III, pelo descumprimento à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.

Durante ações de Patrulha e Inspeção Naval, realizadas na área marítima adjacente ao município de Chaves (PA), foi detectado que não havia tripulante habilitado em nenhuma das embarcações.

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) – que estava a bordo do Navio-Patrulha – constatou que os barcos, também, não possuíam licença de pesca e efetuou a apreensão de, aproximadamente, 1,5 toneladas de pescado, além de uma rede de pesca.

O Navio-Patrulha “Bocaina” rebocou os três B/P até à Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA), tendo sido entregues à Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) para conclusão do processo de apreensão e medidas decorrentes.

A Marinha do Brasil conclama a população a participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, através do Disque Segurança da Navegação: 0800-280-720.

NPa Bocaina - 2 - reboque de pesqueiros

SONY DSC

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lyw

Boa gente, sinceramente, de onde saiu o nome deste navio?

Bocaina?

Tá pior que o nome do mascote da copa do mundo!

MO

não irmao, o mesmo nome do CTE Bocaina, classe Cannon, vila no Guarujá, SP, possivelmente nome de tribo de la tbm

A BAST se encontra na Bocaina

ASPAS
O Navio Patrulha Bocaina – P 62, ex-HMS Spey – M 2013, é o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, a serra, rio e vila do mesmo nome no litoral de São Paulo
FECHASPAS

Consulte fonte noss mesmo feito pelo PN = NGB Navios de Guerra Brasileiros =
http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/B/B052/B052.htm

MO

Em tempo = classe Samamax Batch II = 300 m loa x 8.700 teus

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/03/ms-maersk-lanco-vrli7-classe-sammax.html

5 photos

rafael oliveira

Da Serra da Bocaina, na região da divisa entre o Rio e SP.

Alguém com melhores conhecimentos históricos poderia responder melhor se tem a ver com os combates realizados nessa região, durante a “Revolução de 32”, nos quais atuaram fuzileiros navais vindos de Parati com o objetivo de atacar as tropas paulistas no Vale do Paraíba.

Porém, na cidade de Cunha, um delegado de Guaratinguetá, comandando civis, fez um destacamento de centenas de fuzileiros navais recuarem para Parati.

rafael oliveira

Eita, enquanto escrevia, o MO trouxe outra versão da origem do nome do navio.

aldoghisolfi

Salve MO!

Não encontrei ‘tribo Bocaina’…

Na realidade é o que o Rafael referiu no início do seu comentário. Assim, SMJ, o Babitonga (baia) e o APA (rio).

O resto do teu enquadramento, como sempre, está 100%.

MO

Blz Aldo, mas considerar que o nome original vem dos Canon e na classe tem o Bertioga então fico na duvida, tambem devido a ALTISSIMA criatividade da MB em nomear e repetir tudo do primeiro navio (vide o Brazão), ah época 1943, quem a MB imaginou, mas valendo as duas (considerando que o nome vem do Bocaina Antigo)

se reparar no NGB citamos a serra, o rio e a vila, pois nao encontramos definição de quem exatamente se tratava

Lyw

Bom, independentemente da origem, eu particularmente acho o nome engraçado, não combina com o navio de uma marinha… Mas claro, gosto não se discute! 😛

MO

Ah, se Barroso (kkkk0 eh nome de navio .. isso sim eh estranho …. kkkkk

rafael oliveira

Para entender os nomes dos navios da MB tenho que conhecer bem geografia e história. Classe Bertioga Babitonga – baía Baependi – cidade, rio Bauru – cidade, rio. Benevente – rio Beberibe – cidade, rio Bertioga – cidade Bocaina – cidades “insignificantes”, serra, rio Bracuí – rio Classe Bracuí Bracuí – rio Benevente – rio Bocaina – cidades “insignificantes, serra, rio Babitonga – baía Não mencionei bairros e vilas. Também não sei se Bertioga já foi o nome de algum rio. No fundo, talvez o pessoal da Marinha coloque os nomes de qualquer jeito, fazendo algum joguinho, a la Sílvio… Read more »

MO

Vlw Rafael pelo esclarecimento, salvo engano a Fronape/Transpetro não repete nome

rafael oliveira

Barroso realmente faz pensarmos em outra coisa no lugar do almirante. Tamandaré também não e dos melhores nomes.

Sobre a Fronape/Transpetro eu não sei se ela repete. Minha opinião foi só em relação aos navios “do renascimento da pujante indústria naval brasileira”.

Pensando bem, talvez fosse melhor por nomes de peixes ou de alguma outra coisa que não fosse muito bizarra.

Sobre a classe Bracuí em si, qual sua opinião, MO?

MO

não a Fronape não repetenão, eu não tenho nada contra os nomes dos Bururu´s não ficaram maus, apenas contra a eterna reptição e pouca criatividade (mas ai eh no geral, não apenas nos casos deles0, como falo participamos de Duas Guerras mundiais e sou totalmente contra a “endeuzassaum” (entre aspas) de almtes de guerra contra o Paraguai, acho que teve gente que fez bastante coisa na II GM, vide os CO´s dos classes G e J, dos Bururus originais (Cannon´s) e por ai vai .. em minha opinião humilde chega de Parana D 29, Paraiba D 28, os mesmos nomes,… Read more »

GUPPY

O Beberibe é referente ao rio Beberibe que corta a capital pernambucana? Quanto a nome de peixes ser melhor, Rafael Oliveira, lembro que nos States, era praxe nos submarinos na época da IIWW, inclusive a sigla GUPPY foi acertada com a substituição de um “P” final por um “Y”, tanto para dar pronunciabilidade a sigla GUPPP (Greater Underwater Propulsion Power Program), como também para coincidir com o nome de um peixe (ornamental) bastante popular por lá, na época. Lembrando ainda que Guppy, o peixe, é o nosso Lebister. Ainda dizem que todo grande programa militar precisava de um nome que… Read more »

aldoghisolfi

MAS COM TODO O RESPEITO AOS MARINHEIROS, esta atividade da MB não seria o equivalente terrestre ao Exército na estrada fiscalizando o trânsito?

rafael oliveira

Não consegui entrar no Naval ontem por problemas no site. Concordo em parte, MO. Essa repetição de nomes cansa. Qual a importância do rio Bracuí para ser tão homenageado?? rsrs. Rio é o que não falta no Brasil para não ficarem repetindo. Mesmo a repetição com o nome dos estados é enjoativa, apesar de, nesse caso, eu achar mais justificável. Quanto aos nossos heróis, acho que há um grande abismo de mérito entre os marinheiros da Guerra do Paraguai e da 2ª GM. Mas, ainda assim, caberia uma homenagem a alguns dos últimos. De qualquer forma, daqui a pouco é… Read more »

MO

Poderia até ser Rafael, mas o problema que na banania isso nunca teve importancia eh mais facil um dia vc ver um BNS Fausto Silva do que um CT com o nome de um FN …

Mas eh o tal negocio Rafale, infelizmente nossa colocações não chegaram a lugar nenhum por um monte de razões, qqr dia se um nos encontrarmos explico o que penso, penso que ficaria mais facil justificar ou ao menos explanar do que escrever

Abs amigo

rafael oliveira

Isso é verdade. O que a gente debate aqui é mera esperneação sem resultado prático. Aliás, boa parte das coisas que eu debato tem essa característica.

Seria legal se você participasse de um Hangout da Trilogia. Aí veríamos as suas opiniões de foma mais longa rsrsrs

Um dia que for pegar um Cruzeiro do Timão aí em Santos a gente põe a prosa em dia…rsrs.

Abraço amigo!

MO

ah tentei fazer isso um dia, mas não curto acho hang out chatissimo, o que participei acho que nem foi postado, mas eh um saco rssssss, cruzeiro do timão, rsss vc vao afundar mais um da costa, dizem que tem peça do concordia ate hoje a venda na Rchard Jaffet … kkkkkkkkkkkk

everson

Eu ja vi esse navio aqui em belém ancorado perto do forte do castelo no ver-o-peso, eu até tirei um selfie perto dele :)kk!!!!