Instituto da Marinha em Arraial do Cabo, RJ, comemora 30 anos

0

ieapm01

ClippingNEWS-PANo último fim de semana, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), base da Marinha do Brasil em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, comemorou 30 anos abrindo os portões para a população e anunciando a conquista da primeira patente, que foi registrada nos Estados Unidos (EUA).

O feito foi resultado de uma pesquisa inovadora para utilização de tintas marítimas anti-incrustantes, ou seja, que impedem a criação de crostas nos cascos das embarcações. Um detalhe importante é que o produto é isento de substâncias nocivas ao meio ambiente. O objetivo é que o produto seja disponibilizado no mercado para ser usado em navios e plataformas de petróleo.

“A criação de crostas nas embarcações, além de transportar organismos de uma região para outra, tornando esses organismos invasores onde eles chegam, também fazem com que as embarcações fiquem mais pesadas, gastando mais combustível. As tintas anti-incrustantes que existiam no mercado eram altamente nocivas ao ambiente, por isso foram proibidas. Desde 2007 iniciamos essa pesquisa, em parceria com a UFRJ, na tentativa de descobrir elementos naturais que tenham esse efeito. Separamos uma cadeia de esponjas e conseguimos sintetizar quimicamente a substância que tem essa ação anti crostas. Essa substância foi testada, teve bons resultados e foi patenteada nos Estados Unidos. Agora buscamos firmar parcerias com a indústria química para que esse produto possa ser desenvolvido e encaminhado para as fabricantes de tintas”, explicou o capitão-de-fragata William Romão, chefe do Grupo de Oceanografia Química e Geoquímica do IEAPM.

O instituto conta, ainda, com os grupos de Oceanografia Física e Biológica, de Geologia e Geofísica Marinhas, de Acústica Submarina e de Sensoreamento Remoto. Durante a programação do aniversário, que durou de sexta-feira (25) a domingo (27) – o aniversário foi comemorado no sábado (26) – uma das atrações foi a abertura dos portões para a comunidade. Segundo o comandante do IEAPM, o contra-almirante Oscar Moreira da Silva Filho, o objetivo é aproximar a comunidade.

Projeto Cabo Frio

O Projeto Cabo Frio – que resultou na criação do IEAPM – teve início em novembro de 1971, idealizado pelo vice-almirante Paulo de Castro Moreira da Silva, que na época exercia o cargo de Diretor do Instituto de Pesquisas da Marinha. O projeto tinha como objetivo a criação de uma instituição destinada a apoiar e executar estudos do mar e de seus recursos oceanográficos, físico-químicos e biológicos, estimulando a produção natural e promovendo a produção controlada de peixes, crustáceos, moluscos e algas, com o máximo aproveitamento das condições ambientais existentes na região.​

Absorvendo a infraestrutura de pesquisa e capacitação técnica já existentes no Projeto Cabo Frio, foi criado em 26 de abril de 1984 o Instituto Nacional de Estudos do Mar (INEM). No ano seguinte teve sua denominação alterada para Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em homenagem ao seu idealizador. O local escolhido para instalação da sede não foi por acaso. As características geográficas da região de Cabo Frio, tais como a mudança de orientação da linha da costa, o estreitamento da plataforma continental e o vento predominante na direção nordeste, favorecem a ocorrência de um fenômeno conhecido como Ressurgência – afloramento de águas profundas, frias e ricas em nutrientes – conferindo à região condições meteorológicas e oceanográficas únicas e tornando Arraial do Cabo (na época distrito de Cabo Frio) uma área ideal para sediar uma instituição voltada à investigação das ciências e processos marinhos.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments