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Marinha incorpora dois navios para ações na região do Pantanal

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Brasília 02/05/2014 – A Marinha do Brasil (MB) passou a contar com duas novas embarcações para suas ações sociais e de patrulhamento na região do Pantanal. Na manhã desta sexta-feira (2), o Comando do 6° Distrito Naval, no município de Ladário (MS) incorporou os navios Transporte Fluvial “Almirante Leverger” e Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”. A cerimônia de Incorporação à Armada aconteceu às 9h no Comando da Flotilha de Mato Grosso e contou com a presença de autoridades militares e civis.

Com a capacidade de transportar equipamentos e 130 militares componentes da Força de Emprego Rápido, o “Almirante Leverger” será utilizado, prioritariamente, no transporte fluvial, na execução de tarefas de apoio às operações ribeirinhas, atendimentos médicos e odontológicos. Além da assistência cívico-social, o navio pode aperar em patrulhas fluviais, inspeções navais e atividades de apoio à Defesa Civil. Antes denominado “Albatroz”, a embarcação pertencia a Empresa Arara Pantaneira Transporte Fluvial e Turismo, o navio passa a fazer parte das dez embarcações subordinadas ao Comando da Flotilha de Mato Grosso.

Já o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, chamado anteriormente de “Sereia do Pantanal”, da Empresa Drefhi Turismo LTDA – ME, tem capacidade de transportar 30 militares e executará atividade de cartografia, hidrografia e manutenção. Também será utilizado na instalação de sinalização náutica, contribuindo, assim, para elevar o nível de segurança do tráfego aquaviário na região pantaneira. O navio ficará subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.

A MB realizou as aquisições destes navios no final de 2013. A cerimônia de incorporação contou com a presença do Comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Carlos Augusto de Sousa; e do comandante de Operações Navais, almirante Wilson Barbosa Guerra.

Adaptações das embarcações para uso militar

Os navios adquiridos passaram por modificações para o cumprimento das tarefas militares. O “Caravelas”, por exemplo, contará com dois modernos ecobatímetros (espécie de radar) adequados para operação em águas rasas. A embarcação terá também um posicionador satélite, de tecnologia de ponta, capaz de obter e corrigir a posição real do navio. A utilização conjunta desses equipamentos contribuirá para o reconhecimento do relevo do leito dos rios desta região, possibilitando obter a exata localização dos perigos à navegação, tais como pedras, fundo do rio e bancos de areia.

Características dos navios

Navio de Transporte Fluvial “Almirante Leverger”:

Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger G16

  • Comprimento total: 44m
  • Boca: 10m
  • Calado moldado de projeto: 1,10m
  • Deslocamento leve: 231,9 ton
  • Deslocamento carregado: 285,9 ton
  • Raio de ação: 1800 milhas náuticas
  • Velocidade de serviço: 12 km/h
  • Autonomia: 30 dias de operação
  • Capacidade de operar com aeronave de asa rotativa

Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”:

Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas

  • Comprimento total: 25,84m
  • Comprimento entre perpendiculares: 24,87m
  • Boca moldada: 7,00m
  • Pontal moldado: 1,30m
  • Calado moldado de projeto: 0,79m
  • Deslocamento leve: 77,96 ton
  • Deslocamento carregado: 100,36 ton
  • Velocidade de serviço: 7 nós

FONTE: Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Ministério da Defesa / FOTOS: Marinha do Brasil

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Fernando "Nunão" De Martini
Editor
6 anos atrás

Fora do tópico mas dentro do assunto do 6º Distrito Naval:

A foto da matéria sobre homologação do novo envelope de pouso do esquadrão HU-4 no monitor Parnaíba foi trocada por uma versão maior e de melhor resolução, muito mais adequada para ver detalhes tanto do navio quanto do helicóptero:

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/04/monitor-Parna%C3%ADba-operando-com-helic%C3%B3ptero-do-HU-4-amplia%C3%A7%C3%A3o-foto-MB-sexto-Distrito-Naval.jpg

http://www.naval.com.br/blog/2014/04/27/monitor-parnaiba-e-esquadrao-hu-4-fazem-teste-para-homologacao-de-novo-envelope-de-pouso/

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
6 anos atrás

Não tenho muitas saudades do calorão de Corumbá, mas como gostaria de visitar de novo Ladário e embarcar no Parnaíba e, quem sabe, também em outros navios da Flotilha! Ótimas lembranças da Base Fluvial de Ladário, do navio e de todo o pessoal com o qual pudemos conviver ao longo de uma semana de trabalho.

Corsario137
Corsario137
6 anos atrás

Muito interessante o Laverger.
Parabéns a MB!

daltonl
daltonl
6 anos atrás

Elucidada a duvida do Mendes quanto ao H 17…já enviei
um e-mail a ele para que o mesmo veja a foto.

Só falta o Zé ou o MO atualizar no NGB, pois lá consta apenas o antigo H 17 com o mesmo nome Caravelas que
deu baixa em 1991…mesmo nome, mesmo indicativo,assim complica 🙂

fragatamendes
fragatamendes
6 anos atrás

A Marinha precisa também divulgar fotos das duas unidades navais, pois estas são montagens, basta ver a foto que vazou já a algum tempo no site da OPERAÇÃO AMAZÔNIA AZUL, que eu postei no meu FACEBOOK, foto esta em que podemos ver que o indicativo de costado é em tamanho bem mais reduzido que este desta montagem. Um abração do MENDES.