NPaFlu ‘Roraima’ realiza Tiro de Homologação do canhão de 40mm em Velho Airão

18

Primeiro disparo do NPaFlu Roraima durante Tiro de Homologação do canhão de 40mm

No dia 28 de abril, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Roraima”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, suspendeu da Estação Naval do Rio Negro para realizar o Tiro de Homologação do canhão de 40 mm na raia de tiro de Velho Airão, no Rio Negro, no Estado do Amazonas.

A ação contou com o auxílio de dois representantes do Centro de Manutenção de Sistemas (CMS), responsáveis pela validação final do canhão. O NPaFlu “Pedro Teixeira”, com uma aeronave UH-12 embarcada, acompanhou o exercício como unidade de apoio e segurança.

O Governo do Estado do Amazonas cedeu à Marinha um terreno situado à margem direita do Rio Negro, entre o município de Velho Airão e a comunidade de São Domingos, para a prática do exercício. A Administração do Parque Nacional do Jaú foi previamente alertada, bem como os municípios vizinhos. Lanchas de Ação Rápida foram utilizadas para controlar o trânsito das embarcações que estivessem navegando nas proximidades.

O “Águia do Amazonas”, como é carinhosamente conhecido, realizou duas corridas de fogo diurnas e uma corrida de fogo noturna. Foram realizados 43 tiros, sendo três singelos e duas rajadas com 20 munições cada. O tiro foi realizado com sucesso e o canhão foi homologado pelos profissionais do CMS.

FONTE: Nomar

COLABOROU: Luiz Monteiro

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
aldoghisolfi

Ilusão de ótica, ou o alcance do canhão é de + – 2,5 mts?

Fernando "Nunão" De Martini

É “ilusão de ótica”…

Você deve estar se confundindo com a concussão gerada, na superfície líquida, pela expansão dos gases que saem da boca do canhão.

(lembrando que a borda livre desses navios é bem pequena, o que faz com que o canhão fique a uma altura relativamente pequena da água: http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/R/R057/R057-f01.jpg)

aldoghisolfi

Fernando, boa tarde.

Foi brincadeira, mas valeu pela atenção. Abraço.

Fernando "Nunão" De Martini

Aldo, como a gente nunca sabe se algum leitor menos informado vai entender a sério ou como brincadeira, é melhor não perder a viagem…

Boa noite!

Fernando "Nunão" De Martini

Aproveitando, vídeo mostrando rajada de canhão de 40mm de uma corveta classe “Inhaúma”

Fernando "Nunão" De Martini

E, aproveitando novamente, vídeo mostrando rajada de canhão duplo de 40mm de uma corveta argentina classe “Espora”.

Lembrando que, segundo informações já trazidas aqui em comentários, as futuras corvetas da MB deverão receber reparo duplo de 40mm ao invés do singelo da Barroso.

CorsarioDF

Poggio,

O New Jersey eu tive o prazer de conhecer!!!

Que bela máquina!!!

ST

fragatamendes

Prezado FERNANDO, adorei a verdadeira aula que o amigo deu nos comentários acima. Quando puder e se der posta ou manda pelo meu e-mail as fotos que tu tirou lá em LADÁRIO.Um abração do MENDES.

Fernando "Nunão" De Martini

Mendes,

A promessa está anotada, mas é coisa pra fazer só daqui a um mês e meio, pelo menos. Até lá, estou até a tampa com uma outra atividade.

Se em julho eu não publicar a série com as fotos de Ladário, pode me cobrar, por favor!

fragatamendes

Valeu amigo FERNANDO, obrigado por sua consideração. Um abração do MENDES.

MO

Como ja falei varias vezes, um excelente Ap Log para a MB, sem estas frescurites destes projetos que rondam por ai, simples, prático e de capacidade enorme =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/05/mn-grande-benin-icex-navio.html

15 photos

jacubao

Adivinhem quem é o cara em pé do lado esquerdo do canhão??????

joseboscojr

E pegando o gancho num post sobre armamento, informo que o míssil Griffin foi oficialmente incorporado à USN compondo o armamento dos barcos de patrulha da classe Cyclone.
Quatro barcos já estão operando o míssil em dois lançadores Mk-60, totalizando 8 mísseis prontos para uso.
O sistema é capaz de cobrir 360º ao redor do barco e triplica o alcance do armamento de tubo do navio, que é composto por dois canhões M242.
Cada míssil pesa menos de 20 kg, tem uma ogiva de 6 kg, 6 km de alcance e é guiado por laser semi-ativo.

joseboscojr

Quem é o cara Jacubão?
Agora fiquei curioso!!

MO

ah facil Bosco, veja o apetite da pessoa … kkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Tá servindo no Roraima, Jacubão?