Corveta Type 056 lançando míssil antinavio YJ-83

Type_056_corvette_?

A Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLAN) recebeu mais duas corvetas de classe “Jiangdao” (Type 056) em sua frota do Mar do Sul da China, de acordo com agências de notícias chinesas.

A Luzhou (592) e Qinyuan (589) foram incorporadas em 7 de Junho e 11 de Junho, respectivamente. A Luzhou foi construída no estaleiro Wuhan, na província de Hubei, enquanto a Qinyuan foi construída no estaleiro Huangpu, em Guangzhou.

Os navios deslocam 1.500 toneladas carregados, têm um comprimento de 90m e boca de 11m. Podem atingir uma velocidade máxima de 25 nós e um alcance de 6.482 km (3.500 milhas náuticas) a 16 nós.

São equipados com um lançador de mísseis antiaéreos de oito células FL-3000N de curto alcance, quatro lançadores de mísseis superfície-superfície C-802 (sendo lançados nas fotos abaixo) , um canhão de 76 mm AK-176 como arma principal, e dois canhões de 30mm.

Type 056 - 3D

Type_056_Corvette_YJ-83_antiship_missile_PLAN_1

Type_056_Corvette_YJ-83_antiship_missile_PLAN_2

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Guilherme Poggio

O ritmo de incorporação de novas unidades na PLAN é alucinante. Compatível com o crescimento do PIB deles.

Mauricio R.

Enquanto isso aqui no Brasil, a MB quer enfiar armamento de CT em um casco uns 14m mais longo e 0,4m mais largo.
Atenção, depois da classe das corvetas tortinhas, vem aí a classe das corvetas entortadinhas!!!
Nunca antes na história deste país!!!

PS: Achei o design simpático, então fica aí mais uma sugestão, p/ a MB se inspirar:

“Anawratha” Corvette Class, marinha de Myanmar.

wwolf22

o Brasil nao consegue nem produzir lanchas escolares com o mínimo de qualidade, quanto mais uma embarcação de guerra…
lamentável a nossa situação…

Marcelo

o helicóptero da 1a foto está estranho…seria um mock-up? ou está “envelopado” ?

wwolf22

vcs repararam nas hélices do Heli ????

Luiz Monteiro

As hélices dos helicópteros navais se “dobram” em um mesmo sentido (direção do cone de calda) para poderem entrar e permanecer nos hangares dos navios. Alguns helicópteros dobram, inclusive, o próprio cone de calda. Assim como aeronaves de asas fixas dobram as asas para ocupar menor espaço no convoo ou no hangar dos navios – aeródromo. Quanto as lanchas escolares, elas não apresentam nenhum problema de projeto ou fadiga causada por erro na sua construção. O problema é falta de manutenção adequada. Você tem razão quando diz que a MB não tem capacidade para projetar e construir grandes navios militares… Read more »

Oganza

Essa corveta não tem hagar correto?

Pois se tiver terá que ser através de um elevador. A estrutura ali na popa onde ficariam as postas do hangar é muito baixa.

Sds.

daltonl

Não há hangar, mas já que o heli tem a capacidade de
dobrar as hélices isso ajuda a proteger as mesmas de
algum dano durante a permanencia do heli a bordo.

abraços

Luiz Monteiro

Perfeito, Dalton!

É isso mesmo.

Abraços

Oganza

Dalton,

Obrigado.

Luiz Monteiro

Cabe um esclarecimento sobre o meu comentário acima, quando afirmo que a MB já escolheu o estaleiro internacional vencedor do PROSUPER.

Diferente do F-X2, o relatório final entregue no ano final do ano passado para a Presidente da República aponta o vencedor, discorrendo em centenas de páginas as razões da escolha, informando dentre outras razões, os custos, os ganhos para a indústria nacional, as transferências tecnológicas….

Desta forma, cabe a Presidente APROVAR ou não o PROSUPER. Não cabe a decisão de escolha entre candidatos.

MO

Depois de 28 dias internados e mais dois dedos amputados, Iam back in business – em tempo =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/06/mv-ibn-bassam-a7eb-navios-do-passado.html

7¨Photos (Former UASC vessel)

Luiz Monteiro

Marcelo, meu amigo,

Sinto pelo ocorrido. Que bom que estás melhor e que estejas participando novamente do blog.

Melhoras. Beijos para a esposa e filho.

Abraços

marciomacedo

Força, Marcelo! Melhoras. Estamos contigo e sua família. Quanto ao Prosuper, se já tem estaleiro escolhido, temos também o modelo da nova escolta definido. Qual será? Façamos nossas apostas. A minha: Meko 600.

aericzz

MarcioMacedo, pq apostas na meko600??? Sabendo-se de antemão que já foi noticiado, creio eu , inclusive aqui no blog, q a MB não pretente mais operar turbinas à gás nos seus escoltas… optando por motores MTU, q são mais baratos e fáceis de manutenir em relação às turbinas da GE… (Informações da Meko600 no site de TKMS)
abçs,
ErichWolff

aericzz

Ah, ia esquecendo… na MB diz-se q aquele Heli no Convôo, está “penteado”! e pronto pra hangarar…

GUPPY

Força, MO.

Peço para que Deus te abençoe e te ajude sempre.

Prezado Luiz Monteiro,

Qual foi o estaleiro escolhido para o PROSUPER? Ou a informação é classificada?

Roberto Bozzo

Prezado Luiz Monteiro, um a dúvida:
se a presidente não aprovar o estaleiro escolhido pela MB parte-se para qual solução; uma nova análise ou há um 2º colocado (tipo um ranqueamento dos estaleiros no PROSUPER) que possa ser acionado ?

Grato

M.O. não o conheço mas lhe desejo melhoras e uma boa recuperação.

MO

Obrigado Bozzo a vc e a todos que torceram por mim e tbm aos que falaram sifu ! (heheheheheheh, um beijo pra eles)

Luiz Monteiro

As corvetas da classe “Inhauma” e a Barroso em cerca de 90% das comissões não utilizam as turbinas a gás. Por esta razão, a MB entendeu que as convetas do Programa CV03 terão apenas motores diesel, como muito bem colocado pelo Eric. Já os futuros escoltas de 6000t precisam atingir e manter velocidades superiores a 30 nós. Por isso precisarão utilizar turbinas em seu sistema de propulsão. Guppy, meu amigo “comedor de sal”, infelizmente esta informação só poderá ser divulgada pelo Comandante da Marinha e pelo Ministro da Defesa em conjunto, após aprovação da Presidente. Prezado Roberto, existe um ranking… Read more »

Mauricio R.

M O,

Força e que se recupere bem e logo!!!

MO

Tks Mauricio !!!!

rafael oliveira

Estava estranhando sua ausência no PN, MO. Melhoras para sua saúde. Abraço.

MO

Tks Rafael, tava baixado apenas com cell,sem condições de postar nada, internet de manivela, obrigado pela força , aomenos ainda tenho um pé 🙂 (prvilegiado, afinal ostras nao tem pé, devo ser uma do tipo batch II)

Em tempo =

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/06/nm-babitonga-bay-ppze-nossos-navios.html

7 photos

Blind Man's Bluff

E aquela lei da transparencia, me interessaria e muito saber sobre a escolha ou nao escolha da terrorista. Afinal, para cada “estadio” foi gasto cerca de 1bi (no chamado cimento oco), porem para o Prosuper, sabe la quando ela vai resolver decidir…

Reinaldo Deprera

Força MO. Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, desejo saúde para o cara dos barquinhu do porto de Santos.

Save MO!

Roberto Bozzo

Luiz Monteiro, agradeço o esclarecimento.

Luiz Monteiro

Prezado Guppy,

Fiz uma brincadeira, pois acho que você foi submarinista, correto?

Se não foi, esclareço que nós, “homens da superfície” e “alvos” como somos chamados carinhosamente pelos submarinistas, retribuimos o apelido os chamando de comedores de sal. Uma alusão a cerimônia de batismo dos submarinistas quando fazem sua primeira submersão e tem seu rosto sujo de graxa e comem uma colher de sal.

Abraços e desculpe a brincadeira.

Luiz Monteiro

Prezado Roberto,

Sempre que puder ou souber, estou a disposição para responder.

Abraços

juarezmartinez

Olha Comandante LM, não vai ser fácil aprovar o Prosuper do jeito que as coisas vão indo, se mudar o chefe da casa, tanto daquela que fica do outro lado da praça dos três poderes quanto a que abriga o CM muitas coisas vão ser revistas, como o senhor bem deve saber. Aericzz, acho também que a opção por motores diesel na corvetas até faz sentido, nas Fragatas vai ser difícil uma combinação de motores para empurrar 6.000 tons a 30 nós, então deve vir uma turbina por aí, já a questão da MB optar por motorização da MTU, além… Read more »

eduardo.pereira1

Prezado Luiz Monteiro,
sabes ou podes nos dizer à quantas anda o projeto das corvetas ???

Abraçao e desde já agradeço!!

Luiz Monteiro

Prezado Eduardo Pereira,

A VARD Niterói S.A. tem até o dia 23 de novembro de 2014 para entregar à MB, o projeto detalhado das novas corvetas.

Abraços

Luiz Monteiro

Prezado amigo Juarez,

Concordo.

Abraços

GUPPY

Prezado Comandante Luiz Monteiro, Não, infelizmente eu não fui submarinista. Ingressei na Marinha em 1975 (EAMPE) e decidi não concluir o curso de Especialização em Motores-MO, que já durava nove meses, para poder dar baixa do Serviço Ativo da Marinha em 1982, convencido de que teria mais sucesso na vida civil, uma vez que já era universitário e vislumbrava algo mais. Mas embarquei, como MN-QSM, no submarino Rio Grande do Sul-S11, um Classe Tench elevado ao padrão GUPPY II, aqui também conhecido como Classe Guanabara. Passei um ano e um mês e até hoje sinto saudades desse embarque. Gostei demais… Read more »

eduardo.pereira1

Obrigado pela presteza em responder comandante, Deus o abençoe !!

Sds Eduardo o observador.

daltonl

Guppy…

apenas como curiosidade, dentro da classe Tench há uma subclasse conhecida como Corsair, USS Corsair SS 435 e os submarinos seguintes sofreram algumas poucas melhorias então o Rio Grande do Sul ex-SS 523 pode também ser classificado como classe Corsair e assim está lá no NGB.

Mas como voce sabe, Balaos e Tenchs, são subgrupos da classe Gato e mesmo estes foram modificados durante a guerra para dentro dos padrões dos últimos submarinos.

Classe Gato já seria suficiente para todos.

abraços

GUPPY

Prezado Admiral,

Sim, o seu comment sobre Classe Corsair está corretíssimo, como sempre, e nos meus segundo e último comments do post do link abaixo falei o mesmo:

http://www.naval.com.br/blog/2009/08/21/o-afundamento-do-pns-ghazi/#comments

Quanto aos seus segundo e terceiro parágrafos, o MO, em algum post passado já havia me advertido sobre Balaos e Tenches serem Gatos melhorados, o que me levou a fazer uma pesquisa a respeito.

Mas qualquer enriquecimento seu é muito bem vindo.

Forte abraço.